Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sara
Noiva Ativa Agosto 2022 São Paulo

Casamento civil com efeito religioso

Sara, dia 28 de Junho de 2022 às 16:22 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 10

Olá noivinhas, boa tarde.


Alguem já casou ou pretende casar no religioso com efeito civil? Meu tio é celebrante e eu pretendia casar dessa forma, porem hoje fui no cartorio marcar o casamento e me informaram que eu não poderia casar fora do cartorio se o celebrante habilitado para fazer meu casamento fosse meu parente(meu tio).

Fiquei chateada com a noticia mas acabei marcando o casamento normal no cartorio.


10 Respostas

Última atividade por Alline, dia 29 de Junho de 2022 às 12:00
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não vejo nenhum problema, e nada que a lei que impeça.

    • Responder
  • Jamyle
    Noiva Ativa Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Jamyle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha

    a principio seria a minha amiga pastora que faria o religioso e eu casaria no cartório, tendo duas datas. Mas aqui no site descobri que existe esse serviço de contratar um celebrante habilitado que faça a cerimonia com efeito civil. Sem contar que a que estou fechando e creio que existam outros nesse perfil: ela fara reuniões com a gente para saber nossa historia, e que será no dia contada com muita descontração e emoção. As pessoas vão no casamento esperando a cerimonia tradicional e sem contar que muitos convidados nem gostam dessa parte por acharem que é chato e etc.... mas pensa só: uma pessoa contando a historia de vcs do inicio ao fim, todos vão ficar ansiosos para saber mais e mais e a cerimonia se tornará muito emocionante, e com risadas. de uma pesquisada

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2022 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como eu tirei algumas horas do serviço pra ir no cartorio, acabei não conseguindo ir em outro pois o tempo era curto.. acabei marcando sem o efeito civil.

    • Responder
  • Sarah
    Noiva Esperta Novembro 2022 Santa Catarina
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii! Eu casei com efeito civil, e a única coisa que pediram foi a documentação do pastor e a habilitação dele da igreja. Sobre não poder ser parente, achei estranho, não faz muito sentido.

    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, novidade pra mim essa informação do celebrante não poder ser parente.
    O meu será efeito civil, mas o celebrante não tem nenhum grau de parentesco.
    • Responder
  • Luara
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu casamento será religioso com efeito civil, mas celebrado por uma pessoa que não tem vínculos comigo. Mas realmente os cartórios não informam essa regra.... Se eu fosse você tentaria outro cartório, vai que consegue né.... Só por desencargo mesmo.

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2022 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso, eu escrevi errado kkk

    mas vc sabe alguma coisa sobre não poder por ser parente? pq eu levei todos os documentos e os papeis da igreja e do celebrante, so que a mulher que me atendeu ficou perguntando sobre meu parentesco com o pastor que iria realizar o casamento.

    Eu tive que marcar o casamento normal do cartorio, que é feito pelo juiz de paz.

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2022 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, meu tio é habilitado e me deu o papel para levar.. porem chegando lá a mulher que me atendeu passou uma informação totalmente diferente do que tinham me passado na igreja.

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sara,

    O que ocorre é o casamento religioso com efeito civil, ele é realizado por celebrante habilitado e reconhecido no cartório, basicamente é os mesmo trâmites.

    Cada cartório tem um procedimento, mas a documentação é a mesma.

    • Responder
  • Maura
    Noiva VIP Novembro 2022 São Paulo
    Maura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Sara,
    Não sei exatamente como funciona.
    Mas o meu casamento terá o efeito civil. Minha celebrante (que é habilitada para fazer isso) precisa fazer um papel para que eu apresente junto com a papelada quando for dar entrada.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas