Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alessandra
Super Noiva Setembro 2022 Rio de Janeiro

Casamento civil com isenção

Alessandra, dia 28 de Junho de 2022 às 16:08 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 7

Meninas, esse post é porque eu estou passando por um desespero e quero ajudar outras a não passarem o mesmo.

Dei entrada no civil com pedido de isenção no cartório na última semana e descobri que só devo conseguir agendar a data em agosto e casar lá pra novembro. Estou desesperada porque minha festa é no fim de setembro e vamos ter que conversar com o pastor pra saber se ele casa a gente mesmo sem estarmos casados pela lei, coisa que vai gerar outro problema caso ele não tope.

To criando esse post porque sempre que pesquisava eu via que era pra dar entrada de 30 a 90 dias da data pretendida e isso só funciona com a cerimônia paga, pelo menos no meu cartório. Sei que nem todo lugar vai ter essa burocracia enorme e a fila de noivos tão grande como o meu tem, mas fiquem informadas com antecedência, vão até o local e perguntem quanto tempo demora, expliquem que é por isenção porque o procedimento aqui foi muito diferente. Estou devastada porque dei entrada com 95 dias achando que estava abalando e tomei esse baque. Fica o alerta porque é melhor vocês se prevenirem e se informar direitinho e descobrir que não demora do que descobrir só na hora essa demora toda só porque é com isenção.

Lembrando que pagando o civil no mesmo cartório é realmente 30 a 90 dias antes da data pretendida, mas ainda acho que seria uma boa se informarem direto nele por desencargo de consciência.

7 Respostas

Última atividade por Nah Yan, dia 28 de Junho de 2022 às 18:38
  • Nah Yan
    Noiva Esperta Dezembro 2023 Paraná
    Nah Yan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui pelo que eu vi se ainda não está casado no civil para cerimônia na igreja eles precisam da autorização do arcebispo para a declaração da data já agendada no cartório, aí poderíamos casar no religioso sem ainda estar casados no civil.
    • Responder
  • Alessandra
    Super Noiva Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!! agora só nos resta esperar, mas super aconselho vc a procurar saber bem antes pra se previnir
    • Responder
  • Alessandra
    Super Noiva Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, tem lugar que nem é tão burocrático assim, procura saber como é por aí pq de repente é mais tranquilo e vale mais a pena que pagar esse absurdo se vcs não estão em condições disso
    • Responder
  • Alessandra
    Super Noiva Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, nós ganhamos a festa e todo nosso dinheiro foi e tá sendo usado pra casa que vamos morar, estamos com zero condições de pagar o civil pq por aqui tá R$985,00. Sobre o dia também não tem mt o que fazer pq só escolhe o dia da semana quem paga, isenção só casa sexta-feira, o máximo que escolhe é a data dentre as disponíveis
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2022 Rio Grande do Sul
    Audrey ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bah noivinha, que chato tudo isso. Deve ser um baque dos grandes mesmo e obrigada por alertar, eu mesma não sabia dessa e estava pensando em isenção. Espero que dê tudo certo para vocês.

    • Responder
  • Maura
    Noiva VIP Novembro 2022 São Paulo
    Maura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ale,
    Eu ficaria devastada também... Um padrinho meu disse que um amigo dele conseguiria a isenção para nós, mas é tanta burocracia, que eu estou desistindo e optando por pagar mesmo... Mesmo que esse valor seja alto para nós!

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Alessandra. Poxa que pena que vcs estão com essa dor de cabeça. Por aqui tbm solicitamos a isenção mas não houve nenhuma burocracia por isso, o processo rodou normalmente como nos casos pagos.

    Concordo que o ideal é cada casal se informar no cartório que pretende casar pra evitar surpresas.

    Vc já tentou cancelar o pedido de isenção e fazer o pagamento do processo pra tentar casar antes? Não sei se o orçamento de vcs permite, mas pode ser uma solução caso o pastor não aceite realizar o casamento antes. Outra alternativa é vcs se casarem no civil numa data menos procurada, por exemplo numa quinta feira ao invés do sábado (fizemos isso por aqui).

    Boa sorte e que tudo dê certo!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas