Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Ativa Julho 2020 Rio de Janeiro

Casamento civil ! como funciona ?

Camila, dia 5 de Fevereiro de 2016 às 09:03 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 8

Olá meninas! Estava aqui eu pensando, e surgiu uma dúvida. Casamento Civil !

Vou fazer cerimônia religiosa, em uma igreja aqui na minha cidade. Já vi alguns noivos se casando na igreja, e percebi que eles assinam um livro, ou uma folha... Não sei ao certo.

Mesmo quem se casa na igreja, precisa se casar no cartório?

Juiz de Paz pode ir a igreja para fazer o que tem que fazer? Ou casamento civil e casamento religioso são coisas distintas ?

Se caso, se são coisas diferentes (casamento civil é no cartório, e casamento religioso é na igreja em outro dia) qual dia vou comemorar o aniversário de casamento ? O dia do casamento civil, ou o religioso ?

Tenho muitas dúvidas sobre casamento civil. Eu tentei procurar alguns blogs, mas não entendi muito bem. Pode me ajudar ?

8 Respostas

Última atividade por Liliane, dia 1 de Novembro de 2017 às 11:41
  • L
    Noiva Novata Novembro 2017 Santa Catarina
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom diaSmiley heart

Meu casamento no civil é dia 28/11 nos não iremos realizar nossa festa (casamento religioso) agora.

Dai fiquei com algumas duvidas referente ao civil.

Tipo oque eles falam lá na hora, se nos trocamos as alianças lá no cartório, essa coisas.

Consegue me ajudar? Smiley xd

• Responder
  • C
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim noivinha, o casamento real é o do cartório, depois o simbólico e a bênção de acordo com a religião nas igrejas, o juiz de paz pode ir a igreja pra fazer o efeito civil lá, só que ele cobra bem caro por isso Smiley winking

e isso vai de vc, tenho uma amiga que fez o civil na igreja tudo junto, eu no caso vou me casar no civil na sexta e meu casamento na igreja será no sábado, só que como sou evangélica consideramos a data da igreja, pois só após a cerimônia iremos formar realmente o casal e morarmos juntos Smiley winking

pra quem não segue religião pode considerar a data do civil mesmo, vc que escolhe qual quer considerar!

• Responder
  • C
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Explicou tudo, mt obg rs
    • Responder
  • Erica
    Noiva Esperta Novembro 2015 Tocantins
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

São coisas bem diferentes!! O civil é um "pacto contratual" entre os dois e o religioso (para os católicos) é receber o sacramento do matrimônio, ou para os evangélicos é receber a benção de Deus. No entanto, vc tem a opção de fazer casamento "religioso com efeito civil" ou seja, vc prepara toda a documentação no cartório, paga as taxas necessárias, faltando 3 dia para o casamento religioso vc vai até o cartório pega um termo de casamento civil e deixa na Igreja no dia do casamento na hora das assinaturas, vcs e as testemunhas e o padre (ou o pastor) assinam tanto o livro religioso tanto como este termo civil, depois disso vc tem 30 dias para pegar este termo na Igreja e levar até o cartório e pegar a certidão de casamento civil. Nós fizemos assim, é mais prático do que realizar duas cerimônias e tbm fica mais barato no cartório pois não precisa do Juiz de paz. Abraços.

• Responder
  • C
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bruninha, eu vi em um outro debate, que se o juiz de paz se deslocar para a igreja, ele é quem faz a cerimônia. Mas quero que meu pastor faça, porque ele é um amigo da família. Pode então né ?

• Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2015 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Existe a possibilidade de fazer o religioso com efeito civil...q é qdo o juiz se desloca pra igreja mas quem faz o casamento é o padre ou pastor...caso o casamento seja separado vc escolhe qual data quer comemorar...no meu caso eu ainda n casei no civil e msm assim me considero casada Smiley smile
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha sao coisas distintas em dias diferentes. normalmente as pessoas comemoram a data do religioso, pq é mais importante pra elas, vc pode comemorar o q quiser, conforme o q for especial pra vc.

vc nao tem obrigacao de casar nos dois, vc casa onde quiser.

eu vou casar no civil, mais ou menos um mes antes da cerimonia, que o casamento civil é a lei dos homens, q vc muda estado civil de solteira pra casada, interfere em bens, beneficos na CLT, etc...

o casamento na igreja o livro q as pessoas assima é da igreja. eu nao vou casar na igreja pq nao sou catolica, vou fazer uma cerimonia religiosa simbolica de acordo com minha crença.

espero ter esclarecido um pouco!

Bjs!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas