Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nine
Noiva Constante Setembro 2021 Alagoas

Casamento civil - Dúvidas sobre juiz x juiz de paz

Nine, dia 14 de Fevereiro de 2021 às 18:11 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 7

Olá, noivinhas e casadinhas! Smiley heart

Estava toda empolgada achando que seria super tranquilo marcar a data do casamento no cartório para o dia que eu quisesse, mesmo que fosse pagando uma taxa extra, mas não!

O rapaz do cartório falou que

1. Ou você convida um juiz pra casar vocês no cartório no dia escolhido, só vocês;

OU

2. A gente dá 3 datas pra você escolher qual vai casar, casamento coletivo.

Agora me digam onde eu arrumo esse juiz? E esse termo "convidar", deve ser sinônimo de "pagar", né?

Ele ainda disse que poderia ser qualquer juiz, mas de preferência da vara da família.

Aí fiquei na dúvida... Juiz de paz serve pra isso, ou nem?

Não tô entendendo mais nada! Queria muito casar no dia que eu queria Smiley cry

Me ajudem?

7 Respostas

Última atividade por Rafaela, dia 15 de Fevereiro de 2021 às 15:09
  • Rafaela
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, o casamento comunitário que já fotografei foi assim:
    É uma fila de casais, mas o juiz faz um de cada vez, é bem rapidinho mas não são todos juntos
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, que estranho. Sugiro você tentar conversar amigavelmente lá no Cartório e pedir para explicarem melhor mesmo. E se disserem que é comunitário mesmo, tenta também pessoalmente falar com o Juiz do Cartório "Central" e pedir a celebração individualizada lá mesmo. Ou se não tiver opção de não ser desse jeito coletivo, verifica as taxas para o Juiz e o escrevente irem realizar o casamento fora da sede deles (o que recairia na opção 1).

Beijo!

• Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga, nunca ouvi falar que fosse assim... que estranho!
    Acho que é como Camila falou, talvez ele se expressou errado... pq o cartório tem que ter o juiz pra celebrar e ele deve celebrar cada casal de uma vez.
    Tenta pegar alguém mais simpático no cartório pra explicar kkkk
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nine, eu realmente nunca ouvi falar nesse tipo de procedimento em cartório, achei até estranho (ou mal explicado pra vocês). Me casei no civil sexta-feira e foi assim: demos entrada, aprovaram a documentação, marcamos a data nos dias e horários propostos (no caso era segunda à sexta, 13h, 13:30h ou 15h). Chegamos 12:55h no dia marcado p "cerimônia" às 13h. Durou em média 15 minutos pq a juíza de paz falou várias palavras lindas e nos pediu pra trocarmos votos e alianças. Não teve nada disso de ir atrás de juiz... Achei bem estranho. Se eu fosse vc me informaria em outro cartório 😘
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Julho 2022 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiiiii... Nem fui ver isso ainda 😬
    • Responder
  • Nine
    Noiva Constante Setembro 2021 Alagoas
    Nine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é.... eu nunca tinha visto isso também! Mas parece que essa opção 2. é comunitária mesmo.

Ah, e outra, aparentemente tanto faz o cartório, eu fui em dois e o procedimento é o mesmo! Porque todos eles encaminham os pedidos de casamento para o único cartório que faz o casamento em si - coisa de cidade pequena, fazer o quê?

Corri pra cá pois vai que fosse igual em outro canto Smiley sad

Qualquer coisa vou ter que ir no cartório de novo, é que todo mundo parece que tá com pressa e não quer explicar as coisas com calma, péssimo isso Smiley sad

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nine, tudo bem?
    Geralmente os cartórios têm dias fixos para a celebração de casamentos, por exemplo, o que vamos casar só faz o casamento nas quartas e sábados, talvez seja isso que o funcionário tenha indicado como “casamento coletivo”. Poderão ter vários casais no mesmo dia em horários diferentes, mas não significa que a sua celebração do casamento civil vai ser em conjunto com os demais, como em um casamento comunitário, mas isso é meu achismo só. Ele explicou melhor o que é isso?
    Essa questão de indicar um juiz que não o do próprio cartório para celebrar o casamento de vocês que eu nunca vi e tô bem curiosa para entender. 🤔 Outra sugestão seria vocês procurarem outro cartório se você e seu noivo não morarem juntos, mas em bairros diferentes da cidade, vocês podem optar por qualquer um dos cartórios que for mais próximo da residência de um de vocês, daí eu diria para verificar as datas no outro. Beijo e boa sorte
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas