Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo

Casamento civil e transferência de paróquia

Bruna, dia 10 de Maio de 2017 às 00:07 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 13
Olá noivinhas!!!
Estou com uma dúvida que está me matando rsrs.
Eu e meu noivo vamos nos casar numa igreja que não é nossa paróquia e por conta disso temos que pedir a transferência.Essa transferência pode ser realizada de 4 a 3 meses antes do casório... pois bem, liguei na minha paróquia e na dele para saber qual era a mais vantajosa burocraticamente e financeiramente.Com relacao aos documentos e valores as duas sao quase a mesma coisa, mas o que me pegou foi o fato de na Paróquia dele precisar do protocolo do casamento civil e que os documentos deveriam ser entregues até 4 meses antes! Mas na minha paróquia eu nao preciso entregar esse protocolo! Que confusão, agora eu nao sei se ja dou entrada no civil ou se espero até o mês que vem!
Enfim, vca já passaram por algo parecido? Após a entrada no civil, eu tenho quanto tempo pra casar?
Obrigada!!!

13 Respostas

Última atividade por Andreia, dia 27 de Abril de 2019 às 01:38
  • Andreia
    Noiva Novata Setembro 2021 Minas Gerais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Andreia eu e meu noivo não iremos casar na igreja da nossa comunidade, moramos em bairros diferentes, então precisamos pegar transferência nas duas?? E precisamos pagar essa transferência na igreja q escolhemos casar?? Me tira essa dúvida por favor
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Novata Setembro 2021 Minas Gerais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu irei casar em outra igreja que nao
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante outubro 2019 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu deus hahahaha mas bom saber!!! Obrigada
    • Responder
  • Daniel
    Noivo Novato Junho 2019 São Paulo
    Daniel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Depende muito da paroquia. Já vi aqui no meu bairro por 500 reais, e na cidade onde vou casar por 150 reais. Grandes diferenças!!!

• Responder
  • L
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bruna, acho que igreja faltou esclarecer para vocês esse ponto. Olha primeiro vc encaminha todos os documentos com curso de noivo e certidao de batismo para fins matrimoniais, (não é o batisterio), esse vc pega na paróquia onde se batizou, e o protocolo da entrada no casamento civil só com 90 dias q antecede a cerimônia, prazo do cartório. Esse é o procedimento para religioso com efeito civil. A igreja so exige esse protocolo se for c efeito civil. Se não for o protocolo da entrada no casamento civil não é exigido. Mas procura esclarecer melhor na paróquia onde vai correr o processo.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante outubro 2019 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto custa mais ou menos a transferência? Muito caro?
    • Responder
  • Daniel
    Noivo Novato Junho 2019 São Paulo
    Daniel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é! Temos esse mesmo ponto de dúvida.

A igreja onde vamos nos casar disse que precisamos pedir a transferência na paróquia do nosso bairro (que ainda não sei qual é... alguém sabe como descubro isso??? rs), e pra dar entrada nisso, precisamos levar a certidão de batistério, do curso de noivos, comprovante de endereço e a entrada no cartório. Mas a entrada no cartório só consigo fazer com 90 dias de antecedência. To com medo da igreja do bairro enrolar na liberação da transferência e dar algum problema no resto do processo, pra levar pra igreja onde iremos nos casar. Me disseram que o Pároco pode demorar pra analisar e até pedir uma conversa conosco antes da transferência. Alguém já passou por isso? Obrigado!

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa isso depende de tanta coisa! Aqui não precisa mais de transferência (ufa) porém essa questão burocrática é padrão (norma da diocese) então todas as paróquias ao marcar dão um prazo de um mês antes do casamento pra apresentar a marcação civil e até a véspera do casamento pra apresentar a certidão (muito poucas paróquias estão fazendo efeito civil)

Eu particularmente acho que quanto antes melhor. Eu já marcaria o civil e pronto. Aliás menos uma coisa pra pensar. Mas você tem que ver como vai seu financeiro. Se estiver muito apertado vale ir na paróquia do noivo.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi! É vou na igreja pessoalmente ver isso...
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiimmm! Sempre imaginei que era assim!! Vou dar entrada na minha paróquia!!
    Muito obrigada!! 😘😘 e ta chegando hein?? Fico ansiosa por vc! Kkk
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom Bruna, no meu caso não tive que dar a entrada no civil antes não... fizemos a transferência da nossa paróquia para a igreja que iremos nos casar, e demos entrada no civil com 30 dias de antecedência (que é o limite mínimo que o cartorio exige). Me caso no civil agora dia 13, e como caso no religioso no dia 19, apenas precisaremos levar a certidão de casamento na semana que antecede ao religioso, pois para casar na igreja temos que provar o casamento civil! Acho que varia de igreja para igreja, mas se a sua exige isso, de a entrada... os cartórios tem como limite máximo de 90 dias e mínimo de 30!
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2017 Bahia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há e pra casar somente na igreja não tem prazo pra quem já é casado no civil...pode casar em qualquer momento, bastando só preparar a documentação que a igreja solicita!😘😘
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2017 Bahia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pedi transferência na minha paroquia noivinha e foi tudo tranquilo...mais tipo primeiro vc dá entrada no civil e enquanto isso prepara toda a papelada que a sua igreja solicitou....quando sai a habilitação do casamento vc leva na igreja..é a sua igreja que prepara toda a documentação pra poder você levar pra igreja que vai casar....há detalhe meu casamento será religioso com efeito civil!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas