Olá noivinhas,
Já faz tempo que queria abrir esse debate mas quanto mais perto do dia C mais corrido (faltam 28 dias ), vim contar para vocês, em especial para as noivas de Guarulhos-SP os procedimentos do cartório para o casamento civil.
De inicio iriamos contratar o juiz para ir até o local da festa, mas o valor aqui gira em torno de R$ 1.000,00 / R$ 1.200,00, ficava pesado e desistimos, vamos casar no civil mesmo e uma amiga que é celebrante celebrará a cerimônia, pois bem, óbvio que a cerimônia já está marcada faz tempo, será dia 16/11/2019, dia 15/11 é feriado, o cartório não abre então a intenção era casar na quinta 14/11. Pedi para meu noivo ir no cartório se informar dos procedimentos, ele foi dia 09/08 e deram esse papel pra ele, para marcamos para o dia 14/11 só indo a partir do dia 14/08, teríamos que voltar lá juntos na outra semana.
Resumindo: O mínimo para marcar o casamento precisa ser 90 dias antes, precisa de duas testemunhas no dia que podem ser parentes, os dois precisam comparecer no dia da entrada no processo de casamento e o valor é R$ 427,45 que precisa ser pago a vista.
Fiquei em C-H-O-Q-U-E com esse valor, achei um absurdo e falei pro meu noivo que iriamos tentar a isenção, eu trabalho registrada com um salário relativamente alto, ele trabalha por conta então não tem registro em carteira, eu disse: Não custa tentar. Não sabíamos bem como funcionava essa parte e as pessoas que se casaram assim falavam que não íamos conseguir por causa do meu salário e que não poderíamos escolher o dia do casamento, fiquei chateada mas bati o pé pra tentarmos meu noivo concordou e fomos lá na outra semana.
Dia 24/08 fomos com nossas mães que seriam nossas testemunhas (só no dia de marcar, os padrinhos do dia do casamento são diferentes), levamos os documentos solicitados no papel ai em cima e dissemos que queríamos tentar a isenção. Não pediram nossa carteira de trabalho nem nenhum comprovante de renda, isso já me deixou bem feliz, apenas assinamos uma declaração que eramos pobres (o que é bem verdade kkk) e que foi anexada no processo, o atendente também disse que não poderíamos escolher o dia caso o pedido fosse deferido , ah, também não pediram certidão de nascimento atualizada, e olha que a do meu noivo estava um bagaço kkkk. Pagamos uma taxa de R$ 13,00 para publicação no jornal e pediram para voltarmos lá dia 10/09 para saber a resposta da isenção, se deu certo ou não.
Retornamos novamente no cartório dia 14/09 depois de uma bela oração para não pagarmos essa taxa, e não é que deu certo? Glória a Deus, mil vezes glória! Perguntei pro atendente: conseguimos a isenção? Ele: sim, podem escolher a data. Oi? Sim, pudemos escolher nosso dia 14/11 sem pagar nenhum centavo por isso, fala se não é Deus? É muito Deus!
Saímos felizes da vida com mais um papel pra preencher (abaixo) com os dados dos padrinhos, dois casais ou duas pessoas, esse vamos levar lá dia 04/11 ou 05/11 e ai acho que só voltamos dia 14/11 para dizer o sim. Ficamos tão felizes, não só pelo valor que economizamos, muito mais por ver as bençãos de Deus na nossas vidas mesmo com pessoas em volta falando ao contrário. Então minha dica é vão ao cartório com antecedência e peçam a isenção, se não conseguirem por algum motivo, dá tempo de pagar a taxa sem perder a data.
É isso, depois volto pra contar o que aconteceu dia 05/11, qualquer dúvida podem perguntar