Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Novata Abril 2025 Santa Catarina

Casamento civil + festa de casamento

Daniela, dia 7 de Setembro de 2023 às 21:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11
Olá eu e meu noivo não temos uma religião por isso estamos querendo casar só no civil e em seguida fazer uma festa de casamento com todos os nossos familiares e amigos cerca de uns 70 a 100 convidados gostaria de saber o que vocês acham e outra questão também estamos querendo fazer um contrato pré nupcial e uma lua de mel.

11 Respostas

Última atividade por Sandra, dia 8 de Setembro de 2023 às 20:31
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahaha com certeza, mas ó, nosso amigo foi nossa última opção hahaha a gente só encontrou um celebrante bilíngue em salvador, e nossas agendas não batiam nunca. E tínhamos esse amigo super desenrolado, que conhece a gente bem, é um pouco mais velho e nos aconselha sobre família e se ofereceu pra ajudar, a gente agarrou a oportunidade hahahahaha eu só pudemos fazer isso porque antes casamos no civil antes hahahahahaha a filha dele vai ser daminha
    • Responder
  • Karinati
    Super Noiva Março 2024 Santa Catarina
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, nao sao todos que fazem, eu pedi indicações para minha cerimonialista, daí vou tranquilo. Em relação ao preço nao era taao mais salgado do q os celebrantes sem efeito civil, mas claro q pedir pra um amigo é mto mais barato hahahaha
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho essa opção muito boa, mas a maior parte dos celebrantes que eu achei pelo menos, não tinham a autorização para o casamento religioso de efeito civil, então acho importante perguntar antes de contratar.
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu casei no civil e terei um amigo celebrando meu casamento no salão quando formos fazer a festa de casamento com a família (na época que eu casei eu realmente casei às pressas, fiquei sabendo na quarta que eu me casava na sexta hahahaha). Mas sobre o celebrante... depente. Se você quiser casar no cartório e depois teruma cerimônia independente num salão você vai no cartório, casa, depois você contrata um celebrante profissional pra celebrar no salão. Esse celebrante não tem valor legal, é valor simbólico. Pode ser um profissional, que você acha até aqui no aplicativo, mas também pode ser um amigo, um familiar... você escolhe.
    Agora, se sua ideia for ter um casamento só, só no salão, sem casar no cartório primeiro mas com valor legal pra justiça, aí você vai no cartório e procura por Casamento em diligência. O cartório vai entrar em contato com o(a) juiz(a) de paz que vai ser o celebrante, ou vai passar o contato pra você e você acerta com ele(a). Geralmente é o mesmo valor o casamento em si, só que você precisa pagar os custos de viagem, estadia e uma taxa extra para o juiz de paz celebrar fora do cartório. Dependendo do valor da taxa e de onde vai ser a cerimônia vale a pena. Não sei na sua cidade, mas em salvador achei celebrante por 3 ... 5 mil.
    Isso considerando que não é uma opção fazer casamento religioso com efeito civil, porque pode isso também, aí o padre/pastor/rabino... celebra, se responsabiliza pelos papeis e pelo valor legal da cerimônia.
    • Responder
  • Karinati
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro! Isso é só vc conversar com o teu celebrante. Eu tb nao sou religiosa, mas independente de como vai ser a cerimônia esse é o nome que se dá. O mais legal é q vc pode fazer tudo do jeitinho q vc quer, sem as regras da igreja ou dos cartorios. Tem a opcao de juiz de paz tb, q pode oficializar em outros locais, porem eles nao costumam fazer uma cerimonia bonitinha, ou rituais, so mesmo o q pede a lei. Por isso optei pelo celebrante.
    • Responder
  • D
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Será que daria para fazer um cerimônia neutra com o celebrante com efeito civil?
    • Responder
  • D
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso você casou no civil e contratou um celebrante para fazer uma cerimônia neutra no local da festa é isso, mas como achou um celebrante neutro?
    • Responder
  • Isabelly
    Noiva Constante Julho 2026 São Paulo Estado
    Isabelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha!! Eu e meu noivo não temos religião, mas queríamos fazer o tradicional “ cerimônia + festa “ e então optamos pelo celebrante. É neutro, não é demorado e o melhor que ele mesmo já ajuda sobre o civil, as testemunhas serão algumas madrinhas/padrinhos no dia mesmo. Eu achei muito melhor até porque todos os celebrantes perguntam se querem algo mais religioso, ou mais natural!
    • Responder
  • Karinati
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu optei por fazer o q se chama de casamento religioso com efeito civil. Apesar do nome não precisa ser religioso necessariamente, apenas significa q no momento da celebração (q não sera em um igreja ou cartorio) vcs vao oficializar legalmente a união. Pra isso vc precisa ter uma pessoa com autorizacao para esse tipo de casamento, normalmente o celebrante. Daí sobre a cerimonia em si é bem livre, vc define com o celebrante como gostaria q fosse feita, e no final assinam os papeis.
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2023 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Da super certo sim , vc Tb pode casar em um local tipo um sitio e contratar um celebrante , pois o celebrante é neutro , isso claro que se quiser aquele ritual e no mesmo local fazer a festa .
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que dá super certo fazer assim, na verdade você tamto pode casar no cartório e fazer apenas a festa em outro lugar, quanto pode fazer o casamento no cartório e depois fazer uma cerimônia simbólica no mesmo lugar que vai ser a festa (aí pode contratar celebrante ou até uma pessoa próxima à vocês pode fazer a celebração) ou até mesmo pode buscar por casamento em diligência no cartório que for organizar as coisas do seu casamento, e aí já não precisa casar no cartório e no salão, o juiz de paz vai ao local da festa e faz o casamento legalizado lá mesmo...
    E eu acho o máximo ter contato pré nupcial! Eu teria feito, mas quando fazemos os trâmites do casório demoram um pouco mais, e no meu caso quando casei no civil não tínhamos tempo hábil, precisavamos fazer tudo dentro de 90 dias porque o noivo era estrangeiro e já estava completando o prazo de 6 meses por ano no Brasil e só a tradução dos documentos levou mais de um mês.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas