Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Novata Dezembro 2025 Minas Gerais

Casamento civil fora do cartório

Natalia, dia 4 de Março de 2025 às 13:38 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 4
Oi meninas,
Eu e meu marido não vamos casar no religioso, apenas no civil. E estou muito na dúvida como funciona quando você paga para o juiz de paz realizar o casamento fora do cartório, ja que minha ideia é alugar uma granja. Nesse caso, eu monto um "altar", monto as cadeiras pras pessoas se sentarem...? Alguém sabe como é? Não quero celebrante, apenas que eu não precise ir até o cartório pra depois ir pra granja, preferia que fosse tudo no mesmo lugar.

4 Respostas

Última atividade por Elaine, dia 9 de Março de 2025 às 07:08
  • E
    Noiva Novata Maio 2025 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc tem duas opções: diligência ( quando o juiz do cartório realiza a cerimônia fora do local) ou procurar um cerimonialista com efeito civil. Eu optei pela segunda, pois não gosto das cerimônia do juiz de paz, são bem básicas.

O cerimonialista ele consta a história de vcs, fala sobre o amor e ainda tem o efeito civil, mas lembrei que tem que ser cerimonialista com efeito civil.
    A diferença entre os dois são o preço. Mesmo com efeito civil tive que pagar a taxa do cartório normal e mais o cerimonialista que deu o preço do juiz de paz (diligência).
    Veja o que te atenda melhor.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O civil num deixa de ser um cerimônia, é uma cerimônia civil. Se não quer cerimônia nenhuma não precisa de mesa, altar. Pois a cerimônia civil dura no máximo uns 10/15 min, o juiz fala as informações que está no certidão de casamento, pergunta se quer casar mesmo, assina e acabou.
    Um pequena cerimônia de celebração com um celebrante pode ser um opção mais gostosa pra vocês e para os convidados.

Para ver o juiz de paz é necessário ver com o cartório, ou pode ver um celebrante que também é juiz de paz, creio que deva ser um pouco mais caro que apenas celebrante

• Responder
  • N
    Noiva Novata Dezembro 2025 Minas Gerais
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso, não terá cerimônia. A ideia inicial era casar no civil e depois ter uma festa em um lugar com grama e tudo mais, mas pra facilitar pros convidados queria que fosse tudo no mesmo lugar.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você não vai ter cerimônia então? Caso não, acho que nem precisa montar um altar e tudo mais. Mas acredito que você poderia ter um momento separado pra isso, pra assinar os papeis junto com as testemunhas. Mas da pra ser no ambiente da festa, por exemplo, não precisa da estrutura da cerimônia se não vai ter as entradas.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe