Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karina
Noiva Curiosa Março 2015 São Paulo

Casamento Civil Gratuito ( Dicas)

Karina, dia 2 de Setembro de 2014 às 10:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 18

Noivinhas,

Poucas sabem mais hoje em dia da pra fazer seu casamento civil gratuitamente. Veja algumas dicas:

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Documentos necessários para Casar no Civil

De um modo geral, os documentos necessários para dar entrada na papelada para o civil são: certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência, de ambos os noivo. Alguns dias depois, os noivos e mais duas testemunhas deverão retornar ao cartório para assinar a entrada. Depois disso, é só esperar pelo Grande Dia!

Vale a pena lembrar que é sempre bom planejar-se com antecedência, procurar o cartório mais próximo da sua residência para obter maiores informações e também para reservar o dia mais apropriado.

18 Respostas

Última atividade por Le Baguete, dia 23 de Maio de 2019 às 13:18
  • Le Baguete
    São Paulo
    Le Baguete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    teste

    Aqui na minha cidade pra casar no civil e R$457,00 quase cai pra trás

    • Responder
  • Raissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2022 Minas Gerais
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade pra casar no civil e R$457,00 quase cai pra trás
    • Responder
  • Encrespa
    Noiva Novata Julho 2021 Minas Gerais
    Encrespa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, boa noite, tudo bem?

    Pretendo me casar o ano que vem. O meu noivo é africano. A minha dúvida é se é correto o CARTÓRIO EXIGIR UMA CERTIDÃO COM 90 DIAS, sendo que a lei HIPOSSUFICIÊNCIA exige apenas a CERTIDÃO DE NASCIMENTO e demais documentos.
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Junho 2017 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente disso eu não sabia , casarei em poucos meses no civil , e aonde eu vi é um valor muito grande . Vou correr atrás dessa informação é uma ajuda muito grande 😘
    • Responder
  • I
    Noiva Novata Dezembro 2009 Pará
    Ivaneide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tudo bem... vou providenciar udo

    • Responder
  • K
    Noiva Principiante Agosto 2018 Tocantins
    Keiliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boa essa informção, vou compartilhar. rsrs

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Agosto 2017 Goiás
    Sthelainny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já sabia, mas fiquei com uma certa vergonha, sei lá. Mas vendo quanto custa casar, 300,00 é muito dinheiro

    • Responder
  • Juverci
    Noiva VIP Julho 2016 Minas Gerais
    Juverci ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amanha vou dar entrada e tentar gratuidade vamos ver se vou conseguir bjokas

    • Responder
  • Tania
    Noiva Novata Julho 2015 Pernambuco
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karina
    bom dia !!!!eu n sabia disso.
    • Responder
  • Emily
    Noiva Constante Novembro 2015 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom saber. obrigada pelas dicas

    • Responder
  • B
    Noiva Master Novembro 2015 Espírito Santo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom saber! hahaha

    • Responder
  • Karina
    Noiva Curiosa Março 2015 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Corcerteza flor, afinal 300 reais a mais pra ajudar no casamentos fazem diferença rsrs

    • Responder
  • Karina
    Noiva Curiosa Março 2015 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Que otimo noivinha, tambem moro em Osasco e graças a Deus não temos complicações referente no cartório.

    Obrigado por compartilhar sua experiencia

    • Responder
  • R
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a dica .
    • Responder
  • Larissa & Diogenes
    Noiva Constante Julho 2016 São Paulo
    Larissa & Diogenes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otima dica..
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quee dica otimaaa noivinha Smiley laugh

    Obrigada!

    • Responder
  • Angelica
    Noiva Master Setembro 2014 São Paulo
    Angelica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótima dica, eu dei entrada no cartório de Osasco e irei casar nesta sexta-feira sem pagar NADA!!!

    É muito simples, eles ñ criaram caso e vale a pena =)

    • Responder
  • Isabele
    Top das Noivas Junho 2015 Paraná
    Isabele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otima dica noivinha..
    Coisas interessantes q perdemos por mera falta de informaçao.
    Obgada por cmpartilhaar
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas