Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanessa
Noiva Esperta Setembro 2015 Santa Catarina

Casamento civil isento

Vanessa, dia 24 de Julho de 2015 às 19:10 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 15
Boa noite meninas!
Gostaria de saber se algumas de voces que ja casaram ou ja ouviram falar sobre a isençao das taxas do casamento civil. Se é facil mesmo usando a "declaraçao de pobreza". Preciso dar entrada no processo semana que vem porque caso em Setembro, maaas como muitas de nós, to sem 1 real no bolso e nao temos como pagar o casamento civil, me ajudeeem

15 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 25 de Maio de 2016 às 13:08
  • Larissa
    Super Noiva Setembro 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até onde fiquei sabendo TODOS tem direito a isenção, e caso o cartório venha pedir comprovações podemos denunciar na corregedoria, se você chegar no cartório e dizer que não tem condições eles simplesmente tem que aceitar, já que o casamento é um direito de todo cidadão.. isso foi pelo que li.. e é esse o argumento que usarei....

    • Responder
  • G
    São Paulo
    Genildo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aki em campinas sp meu cunhado casou e so 63,00 reais do atestado de pobreza quem kiser tentar da certo sim

    • Responder
  • Cintia
    Noiva VIP Setembro 2015 São Paulo
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No seu caso vale a pena tentar sim. Qualquer economia é bem vinda nesse momento de organizar um casamento. Espero que consiga. Boa sorte! Bjo
    • Responder
  • Talitha
    Noiva VIP Setembro 2015 Sergipe
    Talitha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fui isenta da taxa r não precisei levar declaração nenhuma de pobreza.
    Aqui no Fórum basta i salário não ultrapassar a 3 salários mínimos e fica isento.
    Apresentei meu contracheque e meu noivo é autônomo e apresentou a carreira de trabalho desempregado
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Existe isso mesmo noivinha. Mas dependendo do lugar é algo ainda mais burocrático do que pagando. Aqui no RJ, quando fui levar o edital no cartório próximo da minha casa, conversei com uma noivinha que estava no processo de tentar essa isenção. Ela disse que tem que apresentar uns documentos, entre eles a carteira de trabalho (só isso pra mim já não daria, pois sou autônoma e nem tenho essa carteira haha). Além disso ela disse que demora muito. Como aqui é muito cheio, ela foi esse mês pra dar entrada, mas só vai poder marcar o casamento pro ano que vem. Eu achei um absurdo a demora.
    Procura se informar direitinho como é na sua cidade pra vc se planejar com calma.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Setembro 2015 Santa Catarina
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas no meu caso eu nao trabalho mesmo noivinha, só meu noivo, ele me ajuda pagando minhas contas ainda (que feio né kkk) mas pretendo procurar um emprego depois do casamento, enquanto isso apenas faço free
    • Responder
  • Cintia
    Noiva VIP Setembro 2015 São Paulo
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ontem mesmo fui até o cartório que fica em SP. Eles me falaram que o atestado de pobreza é feito na hora e é preciso apresentar a carteira de trabalho. Confesso que eu ia tentar, porque tô sem dinheiro, mas meu noivo comentou com a chefe dele (morri de vergonha), e ela disse que poderíamos passar vergonha na hora, até porque sou funcionária pública e ele trabalha, mas não é registrado. Enfim, acho que ela ficou com vergonha (por nós) e acabou nos presenteando com a taxa do cartório, rsrs.
    • Responder
  • Daniele
    Super Noiva Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No RJ é um pouco complicado, tem q pedir na defensoria e apresentar no cartório x bastante antecedência. Eles criam caso, pois querem q peguemos, mas c paciência dá p ter isenção.
    • Responder
  • Aline
    Noiva VIP Novembro 2015 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartório aqui da minha cidade me informaram que assinamos a declaração de pobreza lá na hora sem precisar de qualquer comprovação e ao invés de pagarmos o valor normal que aqui custa 400,00 pagaria apenas uma taxa de 80,00 e poderia casar na data que eu quero, pois ja havia ouvido comentários de quando vc faz a declaração de pobreza não se pode escolher a data, mais ela me disse que
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Setembro 2015 Santa Catarina
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Vanessa! Aqui na minha cidade conseguimos fazer o casamento no civil sem taxa nenhum com a declaração. Só que pra pegar a declaração tem quer com a certidão de nascimento atualizada, então pegamos primeiro uma declaração para fazer a segunda via da certidão e depois pegamos a declaração para dar entrada no civil.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Junho 2016 Paraná
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ha muita informação sobre isso
    Uns dizem que é só em casamento comunitário, outros que é no CRAS do governo...outros que da certo sim. Temos que tentar ne
    • Responder
  • Lau Brito
    Super Noiva Novembro 2015 São Paulo
    Lau Brito ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Retificando: taxa*
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkk sou eu mesmo kkkkk, confere aí Casamento civil - utilidade pública, depende de cartório pra cartório, mas ñ custa tentar.

    • Responder
  • Lau Brito
    Super Noiva Novembro 2015 São Paulo
    Lau Brito ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc declara por escrito que não tem condições de pagar a taxi do casamento e fica isenta.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Ativa Novembro 2016 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vanessa um noivinho fez um debate sobre isso,fui até o cartório da minha cidade e me informaram que isso não existe e que eles só realizam casamentos gratuitos naqueles casamentos comunitários.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas