Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Douglas Parreiras
Noivo Ativo Agosto 2024 Minas Gerais

Casamento civil meses antes ou Casamento religioso com efeito civil?

Douglas Parreiras, dia 19 de Setembro de 2023 às 08:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 4 24

Uma das dúvidas que estou é relacionado ao modo de como eu e minha noiva faremos para registrarmos no civil. Na minha cabeça faz mais sentido e aparentemente mais prático, fazer o casamento religioso com efeito civil, porém a maioria das pessoas que vejo que se casam, faz o civil antes. Não tenho ideia da diferença de valores. Se já tiveram experiência e possam dar dicas. Sou de Belo Horizonte, vou me casar em 17/08/2024.

24 Respostas

Última atividade por Vanessa, dia 22 de Setembro de 2023 às 14:25
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2023 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casei no civil antes e no religioso depois pois não tinha opção
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Principiante Setembro 2024 São Paulo Estado
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    Vms nos casar dois dias antes da cerimônia, ñ acho isso um problema, e a data q vms considerar do nosso casório será a data do civil, pois penso o seguinte, faz de conta q nasci no dia 10, mas minha festa de aniversário em comemoração será no dia 12, independente da festa ser dia 12, eu nasci dia 10 e smp será dia 10 na certidão de nascimento, o casamento penso da msm forma, o q vale é o dia q casamos no civil e a cerimônia e festa é a comemoração. 🥰💍
    • Responder
  • Franciele
    Noiva Ativa outubro 2023 Paraná
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós optamos por religioso com efeito civil, a diferença foi de $50 reais . Moro em São José dos Pinhais pertinho de Curitiba Paraná.... Tenho certeza que foi a melhor escolha.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2023 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou da Região metropolitana de BH, me caso exatamente daqui um mês, porém como na paroquia não tinha a opção do religioso com efeito civil, iremos nos casar no civil na sexta e sábado na igreja.
    • Responder
  • D
    Noivo Novato Novembro 2023 São Paulo
    Danilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também tive essa duvida , optamos por fazer o casamento religioso com efeito civil , devido a correria que seria ir ao cartorio e depois fazer o religioso.

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui o valor era o mesmo para casar no cartório e fora então decidimos casar no religioso com efeito civil pra ser um dia todo especial, tudo numa data só.. particularmente prefiro assim.

• Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui nos casamos no civil 3 dias antes do casamento religioso.
    Só casamos no civil porque eu precisava de alguns dias para me organizar já que não tirei férias no trabalho, caso contrário seria com efeito civil já que o religioso foi em uma chácara.
    Com efeito civil meu celebrante cobrou o mesmo valor, eu acho que o casamento no civil antes até gasta mais kkk, porque gastamos com roupa, como nosso casa
    • Responder
  • Luana
    Noiva Ativa outubro 2023 Paraná
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou do Paraná, na minha cidade a diferença entre fazer no cartório e religioso com efeito civil era de 30 reais, então o que ponderou nossa escolha não foi o valor... no nosso caso, escolhemos fazer no cartório pois o padre da celebração é de outra cidade... meu civil acontecerá 6 dias antes do religioso, ficará mais uma data pra comemorar Smiley laugh kkkk
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Fevereiro 2024 Rio Grande do Sul
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola! Aqui onde moro (RS) tem muita diferença de valores. Por isso optamos por fazer alguns dias antes o civil, fazer um jantar com a família e no fim de semana o religioso, assim no dia não precisamos nos preocupar com a papelada, apenas em levar o documento e aproveitar a festa. Mas isso vai do que fica melhor pra vocês, é prático tudo junto também!
    • Responder
  • Filipy
    Noivo Principiante outubro 2023 Pernambuco
    Filipy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Irmão, farei religioso com efeito civil pela praticidade. Economiza tempo e até mesmo roupas - se for em dia diferente. É algo extremamente simples. Todas as secretarias paroquiais sabem fazer isso.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Agosto 2023 São Paulo Estado
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha experiencia o cartório foi péssimo, gerou muita dor de cabeça e no dia do casamento no nervoso eu assinei errado o que gerou mais 3 idas ao cartório, fora o erro de digitação deles que fez eu e o pessoal da igreja correr atrás na véspera do casamento.

Meu conselho: case no civil ante!, aproveita pra fazer um almoço com os pais e padrinhos, motivos para celebrar são sempre válidos e evitar o stress muito bom nessa fase hahaha

• Responder
  • G
    Noiva Novata Junho 2024 Espírito Santo
    Gessellya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo menos na igreja que vou casar é obrigatório casar no máximo ate 15 dias antes no civil, pois temos q levar um papel para igreja confirmando nossa união
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Junho 2024 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui em Curitiba, há uma taxa para casamentos celebrados fora do cartório. Devido a isso, meu noivo e eu optamos por realizar o civil uns dias antes do religioso.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gosto da ideia do civil antes pra poder comemorar 2x e ter uma primeira comemoraçao mais intimista, ajuda a passar um pouco do nervosismo tambem e no dia da festa é realmente foco apenas na festa. Mas as datas precisam ser alinhadas, porque é chato ficar com 2 datas diferentes
    • Responder
  • Renata Tascheri
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Renata Tascheri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho mais interessante religioso com efeito civil, pois dependendo do lugar e do tempo não dá para fazer os dois no mesmo dia (civil e religioso). O problema geralmente são os valores dependendo do cartório, da igreja e afins. No meu caso optei pelo efeito civil, porque não casarei na igreja.

• Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui vamos fazer religioso com efeito civil, as taxas são caras, mas não varia entre as opções. Vale conversar com a Paróquia, porque o Padre precisa estar "apto", não sei se é alguma formação ou credenciamento. O único receio é o documento não ficar pronto até o dia do casamento, mas torcendo pra dar tudo certo.

• Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui vamos casar no religioso com efeito civil, mesmo que tenha a taxa da igreja, é menos um gasto com roupas, cabelo, almoço e etc, já faz uma coisa só.

• Responder
  • Giovana
    Noivo Constante Novembro 2023 Distrito Federal
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

De início seria religioso com efeito civil. Porém as regras em algumas igrejas já estão mudando. Aqui em Brasília boa parte não faz mais com efeito civil, pelo que me informaram, pela burocracia mesmo. Então vamos casar no civil uma semana antes e após no religioso, pois nossa igreja não faz mais dessa forma (religioso com efeito civil) e sim foi um susto, porque tem toda burocracia e um valor do cartório. É bom verificar direitinho na igreja onde vão se casar, porque muitas não estão mais fazendo com efeito civil.

• Responder
  • Suzanne
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii, Passei a vida inteira achando que casaria no religioso com efeito civil, mas confesso que ultimamente tenho considerado muito fazer o civil pelo menos uma semana antes porque isso deixa a cerimônia mais sucinta e MUITO mais romântica sem as formalidades obrigatórias do civil. Então acho que vai muito do que você imagina pra sua cerimônia, se vocês tem muitos padrinhos (que já deixa o cortejo bem longo) e se vocês tem um limite de horário pra termino da cerimônia.

• Responder
  • Isabella
    Noiva Novata Agosto 2023 Distrito Federal
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casei com religioso e efeito civil agora em agosto, não mudou o preço e gostei bem mais pq fica exata data do casamento na certidão. Achei bem mais prático eles dão 90 dias pra casar e entregar os papéis, então é bem tranquilo
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A diferença por aqui é q pra fazer o religioso com efeito civil tinha que pagar uma taxa a mais na igreja. A maioria das pessoas não fazem pq torna a cerimônia mais longa.

Por aqui eu casei 2 dias antes no civil.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá por aqui vou casar no civil primeiro mais em relação do casamento religioso com efeito civil não sei se os valores diferenciam

• Responder
  • Douglas Parreiras
    Noivo Ativo Agosto 2024 Minas Gerais
    Douglas Parreiras ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah que ótimo, se eu notar que a diferença nao será grande vou optar por essa opção também

• Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui será religioso com efeito civil.
    Os valores nao tiveram alteração!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas