Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovanna
Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo

Casamento civil ou religioso com efeito civil?

Giovanna, dia 27 de Agosto de 2024 às 16:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9

Oi, meninas!
Pesquisei os custos do cartório e não fazia a ideia que era absurda a diferença entre casar no civil, e fazer um casamento religioso com efeito civil.

Aqui em São Paulo, no cartório do Jabaquara os valores são:

- Casamento dentro do cartório: R$ 539,42
- Casamento fora do cartório: 1.815,72

O que vocês optaram no casamento de vocês? Queria muito fazer o religioso com efeito civil para “resolver” tudo em um dia só, na cerimônia no caso, mas não fazia ideia de que o custo era tão alto 😥

Outra dúvida, será que há diferença de valores entre cartórios, ou é um valor fixo por cidade?

9 Respostas

Última atividade por Lorranny, dia 31 de Agosto de 2024 às 18:14
  • Lorranny
    Noiva Master Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por questão de dinheiro mesmo, fiz dentro do cartório e o religioso depois. É muita grana
    • Responder
  • Giovanna
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, me confundi mesmo. Eu tinha entendido que qualquer casamento fora do cartório seria o valor mais alto. Obrigada pela correção Smiley heart

• Responder
  • Giovanna
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pela correção, Deborah Smiley heart
    Graças a Deus eu me confundi mesmo, faz sentido o que você falou. Fiquei até feliz agora.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que você confundiu. Como uma noivinha falou em cima, o valor de 1800 geralmente é para o juiz ir até a cerimônia. No caso você teria uma cerimônia religiosa e depois ou antes, não sei, a assinatura dos documentos com o juiz.
    Um casamento religioso com efeito civil geralmente é feita pelo próprio pastor ou padre, não sei muito bem como funciona, mas acho qie vale você pesquisar mais pra entender.
    Pelo que pesquisei o valor é o mesmo que casar no civil.Referente aos valores, eu pesquisei na cidade que moro hoje e na que vou morar depois de casar, e é o mesmo valor.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gi, acho que confundiu as coisas. Casamento civil pode ser realizado no cartório ou fora, mas essa diferença absurda de valores é por conta do deslocamento do juiz de paz. No casamento religioso com efeito civil quem costuma fazer o papel do juiz de paz é o próprio celebrante religioso, desde que tenha firma aberta no cartório da região. Eu fiz o casamento religioso com efeito civil e o valor que paguei na época era o mesmo que casar dentro do cartório e uma taxinha para a igreja. Vá até a paróquia onde se casará e pergunte a eles sobre o processo e os custos.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Novata Novembro 2024 Paraíba
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que tem diferença de valores. O meu vai ser religioso com efeito civil e o valor é R$539,00. Tenta ver em algum outro cartório. Se sua cidade tiver região metropolitana, tenta ver em uma cidade próxima.

• Responder
  • Kevilly
    Noiva Ativa Dezembro 2024 Minas Gerais
    Kevilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus 😧 deu muita diferença noivinha, o meu iria fazer separado mas também estou com a dúvida ainda…vou até pesquisar a diferente entre os dois
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui no Rio de Janeiro eu dei um pesquisada e parece que os valores são os mesmos, dentro ou fora do cartório, já contratei celebrante, então de qualquer jeito vou fazer tudo no mesmo dia. Mas o preço varia de cartório para cartório, vou até ver se consigo isso em outros municípios por ser mais em conta.
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que tem diferença de valores sim. Aqui eu vou fazer religioso com efeito civil e pagamos $553, sou da região do abc. Eu acho muito melhor religioso com efeito civil, mais prático e menos gasto no geral, por não é "só" esses 539 que seu cartório cobra. É mais uma roupa, cabelo, maquiagem, transporte, comemoração se houver...

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas