Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bianca
Noiva Master Novembro 2015 Espírito Santo

Casamento civil - passo a passo

Bianca, dia 16 de Novembro de 2014 às 22:44 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 28

Boa noite gatchenh@s! Smiley flower

Estava até agora com o meu amor falando sobre o casamento (acho que cansei ele kk), escolhemos o local da festa, testemunhas do civil e pesquisamos sobre o casamento civil. Isso é uma coisa que eu tinha muitas dúvidas, de verdade!

Até que meu namorado lindo e maravilhoso, super inteligente e paciente me explicou tudo direitinho e me mandou vários links que ele já tinha pesquisando (empenhado ele, não? haha). No meio dos links, teve um que explicou tudo passo a passo pra gente não ter mais dúvidas Smiley winking

"Para casar no civil os noivos devem apresentar os documentos necessários no cartório mais próximo da casa de um deles para dar o início ao processo de casamento. Entenda como funciona esse processo:

O que é o casamento civil

O casamento civil é um contrato firmado entre duas pessoas com o objetivo de constituir uma família. O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados.

Primeiro passo: a habilitação de casamento

O primeiro passo é o pedido de habilitação do casamento. Os noivos devem comparecer ao cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um deles, para se submeterem a um processo averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar. Nesta etapa, que deve acontecer pelo menos 30 dias antes da cerimônia, o casal deve apresentar todos os documentos necessários para o casamento.

Estando os documentos em ordem, o oficial afixa os proclamas do casamento em local de fácil acesso do cartório e publica na imprensa local para conhecimento público. Se em um prazo de 15 dias não houver nenhum impedimento, os noivos estarão aptos para casar dentro do prazo de 90 dias corridos."

Pausa pro meu comentário: é aqui que alguém pode chegar e dizer "senhor juiz, pare agora!" (por favor, leiam no ritmo da música!).

Os documentos necessários pro caso de noivos solteiros são: RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência de um dos noivos.

"Segundo passo: agendamento da cerimônia

Após o prazo de 20 a 30 dias, os noivos poderão se casar e a cerimônia poderá ser realizada no próprio cartório ou em diligência (buffet, residência, etc.).

Se o casamento for em diligência, é necessário agendar a cerimônia no cartório competente.

Terceiro passo: a cerimônia

A cerimônia é realizada no local e data agendada na presença do juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos e padrinhos. Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o juiz declarará efetuado o casamento civil. Em seguida, após a assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a certidão de casamento."

Então, depois de ler direitinho, eu consegui entender e espero ter ajudado aqueles que também estavam em dúvida sobre o passo a passo do "eu vos declaro marido e mulher" no civil.

Smiley kiss

fonte: https://www.casamentocivil.com.br/como-casar/documentos-necessarios

28 Respostas

Última atividade por Carolaine, dia 26 de Junho de 2019 às 16:12
  • Carolaine
    Noiva Novata Julho 2019 Pernambuco
    Carolaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando paga o casamento? É quando marca ou no dia do casamento
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Janeiro 2019 Santa Catarina
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em qual etapa é realizado o pagamento? Na entrega dos documentos?
    • Responder
  • Caroliny
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Caroliny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem como casar sim de graça , o meu casamento vai ser assim , e quem escolhe a data é você e seu noivo , e não é totalmente de graça vc paga uma pequena taxinha , se eu não me engano meu noivo pagou uma taxa de R$13,90 porém comparando essa taxa ao valor real de um casamento (que é de 400,00 ) sem ser da forma gratuita , essa taxa é nada , ou seja , praticamente de graça .
    • Responder
  • T
    São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se no prazo de 15 dias alguém impedir, o casamento ocorre ? O que acontece ? Alguém me responde por favor
    • Responder
  • Bell
    Noiva Novata Novembro 2017 Santa Catarina
    Bell ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entrei com a habilitação em setembro...apos os 40 dias ,eu voltaria ao cartório pra assinar e sair com a certidão de casamento,ai veio o susto,NÃO SAIU, o cartório enviou pra 2° vara cívil do fórum, e até agora "não encontram" no sistema...nem meu nome nem da minha esposa ...como assim????

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, nesses 90 dias deve acontecer o casamento.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Novata Agosto 2015 Rio de Janeiro
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esses 90 dias sao pros noivos escolher adata pra casa ?
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uma hora ou outra sempre surge uma dúvida sobre isso kkk Que bom que te ajudou!

• Responder
  • Natasha
    Super Noiva Fevereiro 2020 São Paulo
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estava pensando sobre isso hoje, noivinha. Me ajudou muito. Muito obrigada. Smiley winking
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pior eu que nem isso imaginava kkk pra mim tudo que envolve cartório tem um super burocracia por detrás. E Até que com o casamento não é tão assim kkk

• Responder
  • Anny
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Amazonas
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia disso
    Pensava q era só ir lá pagar assinar e pronto kkkk
    • Responder
  • Shirly Honório
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Shirly Honório ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Haaa sim legal.. de graça *-* precisava de mt coisa de graca ultimamente. haha
    Mais não sei se confiaria. kkk
    Mais vê aí e me fala depois como funciona.
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem como fazer o civil de graça, só que parece que a data quem escolhe é o proprio pessoal do cartorio... Assim que der vou pesquisar sobre isso, porque querendo ou nao é economia de dinheiro né? Kk
    • Responder
  • Shirly Honório
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Shirly Honório ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal! Smiley smile
    Minha irmã me explicou tudo isso aí. . pensei que era só ir lá e assinar a papelada. haha
    envolve din din e nosso tempo tbm. kk
    OBs: Casamento no civil tem que ser marcada no mínimo três meses antes do casório P conseguir a data que quer . pq é mt gente casando pessoal. hahaha
    bjos
    amei o debate :3
    • Responder
  • Thais e Fernando
    Super Noiva Junho 2015 São Paulo
    Thais e Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso mesmo, quando o casamento é feito sem o juiz tem que validar!! Smiley winking

• Responder
  • Rafaella
    Noiva Principiante Setembro 2015 Minas Gerais
    Rafaella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas dicas.

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah sim, entendi... Por isso então que vi em outro debate que dentro desses 90 dias tinha que ir no cartório "validar" o casamento. Agora tá tudo explicado hahah

• Responder
  • G
    Noiva Principiante Abril 2016 Paraná
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também tinha algumas dúvidas, obrigada pelo esclarecimento Smiley smile
    • Responder
  • Thais e Fernando
    Thais e Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então das outras religiões eu não sei muito bem como funciona, porque geralmente o juiz vai junto nos casamentos evangélicos, já os católicos, que eu sei pq sou, você paga um pouquinho a mais e o juiz não vai e feito na propria igreja, só que até aonde eu estou sabendo por enquanto, depois de realizado o casamento, na semana você tem que ir até a igreja pegar o documento assinado e ir até o cartório finalizar a documentação e pegar a certidão. Por isso que tem que se informar direito, por isso conta dentro dos 90 dias.

Eu falo pra se informar porque cada local é de um jeito os tramites, então pode ser que eu instrua aqui de um jeito e seja de outro.

A vantagem é que você não precisa pagar a mais para o juiz ir, pra terem uma noção aqui em Piracicaba, hoje, está em média R$ 1.100,00 para o juiz ir até o local e a igreja 330,00 sem o civil, com o civil 450,00 e cartório 350,00...vejam como dá diferença.

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal, não sabia que tinha essa diferença! É só pra igreja católica ou pra todas as religiões? Você podia criar um debate depois pra nós sobre isso Smiley winking

• Responder
  • Thais e Fernando
    Thais e Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Legal suas dicas noivinha, só acrescentando que quem for fazer civil e religioso junto na igreja católica, tem que se informar quanto aos 90 dias corridos, porque depois do casamento ainda terá um processo para finalizar o civil. Não tenho como esclarecer aqui porque ainda não está correndo o meu processo. Mas vão se informando porque o civil/religioso é diferente!!

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que essa é a parte que a gente mais fica com dúvidas! Que bom que te ajudou... Esse artigo deixou tudo tao bem explicadinho que eu tinha que compartilhar com voces *-*
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo? Que legal! E farão a cerimonia civil no cartório mesmo ou em outro lugar? :*
    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nem fala... Amanhã vou para a segunda parte

• Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Dezembro 2015 Paraíba
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estava mesmo cheia de dúvidas, obrigada noivinha, me ajudou muito Smiley winking
    • Responder
  • Laine
    Noiva Ativa Abril 2015 Bahia
    Laine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Legal. Bem explicadinho. Peguei minha certidao atualizada na sexta. Vou para o segundo passo. Dar entrada nos documentos.
    • Responder
  • Samantha
    Super Noiva Maio 2015 Bahia
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas!
    • Responder
  • Isabele
    Top das Noivas Junho 2015 Paraná
    Isabele ·
    • Denunciar