Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro

Casamento civil - quando da entrada !

Jéssica, dia 8 de Novembro de 2021 às 15:51 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 32
Olá meninas, um assunto que acho legal falarmos aqui é sobre o casamento no civil. Quanto tempo antes da festa deve ser o ideal para dar entrada na papelada ?! Não sei se na prática demora pq no cartório não informam com detalhe isso, ah e em dezembro o cartório para.

32 Respostas

Última atividade por Andréa, dia 10 de Novembro de 2021 às 07:24
  • Andréa
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida os proclamas tem validade então tem que ser com 90 dias
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara que mesmo nssa época do ano seja essa média também. Obg noivinha pelo retorno !!
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, vou vê se fico perguntando pra não esquecerem de nos darem retorno, nem sabia que era preciso.. Que coisa! Mas obrigada
    • Responder
  • Jess
    Noiva Ativa Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Jess ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, a minha certidão já era a nova porque tirei no meu estado de nascença. Meu noivo não precisou reemitir o dele, então apenas levamos os formulários preenchidos (o site já te da dependendo do cartório, ou você pega com eles lá e tira suas dúvidas) com os documentos em original e cópia e as testemunhas que também preencheram as coisas necessárias e levarem cópia/original do deles.
    Em relação a demora, vá o quando antes! Cartório já atrasa por si, e o que sempre ouvia pela demora da espera de aprovação da gratuidade foi “por conta da Covid”, o que é só uma justificativa ruim dos mesmos já que eles não trabalham final de semana e fim de ano eles saem de férias cedo. Assim que levar tudo, fique em cima.
    Se não tivesse todos os dias após o prazo cobrando, eles não estariam me dando retorno.Boa sorte pra vocês e muita paciência, porque é preciso demais!
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha varia de cartório pra cartório, aqui na minha cidade, demora 03 meses, pra correr a papelada. Smiley heart

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo o que estou vendo aqui, nos comentários * desculpa ( Camila)
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Camila, pelo o que estou lá do aqui parece mesmo que a maioria do lugares fica nessa média. Tô torcendo pra nada atrasar aqui também 🙏. Nós somos do RJ, capital.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Leh,😊 isso da data específica gostaria demais de escolher mas pelas burocracias conseguir antes da data da festa já me deixará muito aliviada
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza Ana rs
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Fernanda, deve ser por causa da certidão mesmo que no cartório que fomos disseram que pode passar de 3 meses.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Xará 😊 isso da gratuidade é legal, já que os dois levam um tempo se puder ser gratuito vou tentar sim. Vocês também tiveram que tirar nova certidão de nascimento, eles cobrem tudo ou só parte do serviço? Espero que dê tempo até início de abril pq devido parar em dezembro o pago pode demorar fico com mais medo do gratuito.
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Junho 2024 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Melhor coisa qe você faz, melhor estar casado no papel mt antes do que muito depois...

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha 🤎
    Aqui no cartório da minha cidade é com 3 meses. Pelo menos foi quando eu fiz.
    • Responder
  • Jess
    Noiva Ativa Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Jess ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, xará 😊


    Aqui no Rio dei entrada no casamento durante o começo da pandemia de Covid-19 (foi um caos). Fora a falta de organização do estabelecimento, houve um significativo atraso do mesmo. Se você for dar entrada no processo de Habilitação Civil disposta à conseguir GRATUIDADE (sim, é possível gerar isenção dos custos comprovando a não possibilidade do pagamento), aconselho a ver o mesmo com um certo período anterior ao seu casamento, caso faça festa/religioso.O pedido de gratuidade leva um tempo para a análise de comprovação e a aprovação do mesmo; caso você pague pelo processo, ainda assim há um período de espera. Normalmente o cartório pede um prazo de, no mínimo, 30 dias. O meu levou 4 meses e não paguei nada! Vale ressaltar que a Certidão de Casamento também é paga, sendo o modelo mais simples o mais barato, pois existem tipos de Certidão mais detalhados e que custam mais.Conheça bem onde irá fazer e pesquise pelo Google opiniões do estabelecimento, se houverem muitas reclamações sobre demora então recomendo muito que peguem um tempinho bom pra resolverem esses trâmites.Sucesso 💍✨
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Je,
    O mínimo é 30 dias antes do casamento. Porém, se quer garantir uma data e hora específica, 90 dias antes com a documentação já separada com antecedência.
    • Responder
  • Brunna
    Super Noiva Dezembro 2023 Tocantins
    Brunna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui é no mínimo 20 dias e no máximo 90 dias pra dar entrada
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Jéssica, geralmente de 60 a 90 dias já consegue marcar a data! É bom verificar a documentação se está tudo certo, porque realmente é uma parte burocrática!
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Jéssica!

    Não sei se isso varia de cartório para cartório, mas aqui na minha cidade tem que dar entrada com papeis de 90 a 30 dias antes do casamento. Dá uma olhadinha no site do cartório da sua cidade para saber se por aí é a mesma coisa.

    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você tem que ir de 30 a 90 dias no cartório com todos os documentos prontos para fazer a habilitação do casamento, mas antes disso (uns 4 a 6 meses) é ideal pegar a lista de documentos necessários no cartório e providenciar as certidões atualizadas e etc porque elas podem demorar as vezes 30 dias para ficar prontas
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Todo mundo tem que tirar uma nova ? Gentee, não fazia ideia rss palhaçada mesmo, até pq a certidão de casamento que passa a valer depois. Tomara que isso não atrapalhe em nada !
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara Ana! Estamos torcendo pra isso. Quase que deixamos pra ir só em dezembro pq queremos uma data próxima da festa mas depois que percebemos a época do ano e pegamos informações mudamos de ideia.
    • Responder
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Todo mundo tem que tirar uma nova, o que é uma palhaçada né kkkk

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Thaisaa 😊, isso de nova certidão de nascimento que não entendo! Será que todo mundo tem que tirar uma nova? Me falaram lá que são 3 meses mas pode passar umas semanas até a data efetivamente mas ainda tem esse recesso.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já tem, imaginei que você ideal 3 meses antes mas no cartório falaram isso do recesso de final de ano que leva 1 mês. Fiquei preocupada !
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah legal Tamires, vocês são do RJ? Espero que aquu não atrase, não consigo nem imaginar se passar da data da festa.
    • Responder
  • Karen
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha,
    Nos casaremos dia 11/12 e fomos no dia 13/09, ou seja, 3 meses antes é o ideal ☺️
    • Responder
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Jé, nós vamos casar (a festa né kkk) 04.12.21, fomos semana passada no cartorio e marcamos para dia 02/12. Precisamos da certidão de nascimento atualizada (fomos no começo do mês passado tirar a certidão mais recente, pois precisa ser emitida em até 90 dias), comprovante de endereço, RG e CPF. Alem de 2 testemunhas com documentos.

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Junho 2024 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se vocês derem entrada agora, mesmo se pararem em dezembro vai dar tempo.

    Só ficaria ruim se vocês esperassem até janeiro, aí você não teria garantia.

    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, no cartório onde casamos só podia dar entrada faltando de 1 a 3 meses para o casamento
    Eu agendei 2 meses antes, foi bem tranquilo!
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana e Letícia obrigada por responderem. Nós vamos dar entrada nesse mês agora mas estamos com medo de atrasar pq a festa vai ser no início de abril, no cartório deram a entender que leva em média 90 dias mas pode passar e em dezembro tem recesso do judiciário.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Jéssica. A média é de uns 60 dias, mas varia de cada cartório. O ideal é você verificar qual é o cartório que você pode casar e tirar as dúvidas, mesmo. Até porque é necessário atualizar a certidão de nascimento de ambos, e se morarem em locais de cartórios diferentes, também precisam emitir um documento que chama Edital de Proclamas, e aí demora mais algumas semanas para liberar o casamento.

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Junho 2024 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu to procurando saber sobre isso também, mas de qualquer forma vou dar entrada pelo menos de 3 a 6 meses antes...pra evitar qualquer imprevisto

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas