Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Barbara
Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais

Casamento civil x cerimônia e festa

Barbara, dia 26 de Junho de 2020 às 12:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16

Oi, meninas!!

Nunca postei nada por aqui mas hoje decidi compartilhar minhas ansiedades e e dúvidas sobre meu casamento.

Decidimos casar em 2022, e de começo pensamos em fazer cerimônia com festa, já até tínhamos olhado alguns espaços e até decidido pelo que queríamos, fiz alguns orçamentos de buffet, decoração e etc, até então tudo ok, até cairmos na realidade do quanto isso nos gastaria $, colocando na ponta do lápis todos os gastos e incluindo os móveis e utensílios essenciais de uma casa chegamos a um orçamento "escândaloso', a partir disso comecei a pensar em outras opções e cheguei a uma conclusão e opção de abrir mão dessa super festa e optar por exemplo, por fazer um chá de panela bem estruturado, como se fosse uma festa, casar no civil e comemorar após, fazer uma viagem de lua de mel e montar nossa casa da forma mais confortavel possível, o que sairia bem mais em conta e talvez fosse uma ótima opção. Alguém mais passando por isso? A decisão é difícil mas temos que chegar a algum lugar por mais tempo que ainda tenha. 😘

16 Respostas

Última atividade por Barbara, dia 29 de Junho de 2020 às 11:18
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que delicia ler esses relatos Smiley heart

    Achei super inteligente a escolha de vocês!!

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Bárbara! Smiley ring

    A ideia do chá mais estruturada é ótima!

    Te sugiro também dar uma olhadinha nesse joguinho. Tem várias ideias de estilos de casamentos econômicos bem como menus, que ajudarão vocês a economizarem.

    Quer GANHAR uma medalha surpresa? 🥇 Corre aqui e vem JOGAR!

    Um beijo!

    Smiley kiss

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!! Smiley heart

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi xara!

    Estamos quase na mesma situação então rs, tb ainda estou na faculdade mas termino no ano que vem, então irei formar antes do casamento. Mas, o que me deixa um pouco preocupada tb é a questão do estagio, ano que vem já tenho que começar e a bolsa de estagio é complicada kk mas enfim, vai dar certo de uma forma ou de outra.

    Boa sorte pra vocês!! Smiley heart

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ótima a ideia do restaurante!!

    Obrigada. Smiley heart

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, a questão é que não conseguimos mais enxugar nossa lista, que esta assim, somente os parentes e amigos próximos. E outro detalhe é o que você falou mesmo, não gostaria de fazer uma divida, complicado começar uma vida independente, com dividas.

    Boa sorte pra vocês ai tb!! Smiley heart

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Ana!
    A escolha é difícil kk, mas no final da tudo certo.

    Deus abençoe seus planos e projetos! Smiley heart

    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Barbara!
    Essa decisão deve ser tomada com base naquilo que é mais importante pra vocês, se a festa não for realmente um sonho e algo essencial, abrir mão ajudaria a economizar bastante. Na verdade o maior "problema" é ter que gastar tanto dinheiro meio que de uma vez só, muitos noivos financiam imóveis ou pagam aluguel, tem que mobiliar a casa, pagar a festa e a viagem de lua de mel, é muita coisa pra pouco dinheiro.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Vou te contar como está sendo a minha experiência e você vê se isso te ajuda de alguma forma, ok?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Eu e meu parceiro estamos morando juntos há 8 meses, nos mudamos depois de procurar muito e encontrar a casa perfeita. Fomos comprando móveis e quando fazia um mês que já estávamos morando na casa, fizemos nosso chá de casa nova no formato cofrinho, explicamos tudo pelo convite, pois como já estávamos morando e comprando toda a mobília, não conseguiríamos esperar por presentes físicos e também assim pudemos escolher tudo do nosso jeitinho. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Todos entenderam e foi incrível, recebemos 80 pessoas na nossa casa em 4 festas de 20 pessoas, todas durante a tarde, servimos comidas deliciosas que nós mesmos fizemos, bolamos uma brincadeira bem legal pra entreter os convidados e arrecadamos 2 mil reais no cofrinho, o que ajudou demais na compra das coisinhas. Também ganhamos alguns presentes físicos dos nossos pais e pessoas mais chegadas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Eu tenho tudo registrado em planilhas, mobiliamos a nossa casa confortavelmente com tudo que a gente queria com 15 mil reais.Considerando que quando nos mudamos nós já tínhamos dinheiro guardado pra mobília da casa, a gente já se preparava pra isso há algum tempo, então pagamos tudo a vista e no terceiro mês morando a casa já estava completa. Deu muito certo, o chá de casa nova foi um sucesso e fizemos tudo como queríamos, com consciência e sem dívidas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Agora nós decidimos casar em Outubro/21, vamos fazer o civil e uma cerimônia com recepção no mesmo local para 40 pessoas, será um micro wedding só para aqueles que mais amamos e depois uma lua de mel incrível, somos viajantes assíduos e não abrimos mão da viagem de forma alguma, se tivéssemos dinheiro só para uma das coisas, escolheriamos apenas civil e lua de mel.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Tivemos que priorizar e deixar muita gente de fora do casamento, gostaríamos de fazer uma festa maior e convidar todo mundo, mas seria um valor que não estamos dispostos a gastar com uma festa de casamento. Infelizmente é necessário fazer essas escolhas difíceis, o que queremos é celebrar o nosso amor com as pessoas mais íntimas e viajar, distribuímos nosso orçamento entre as duas coisas e gastaremos no máximo 15 mil para oferecer pra essas pessoas o nosso melhor e realizar essa nossa vontade de comemorar o matrimônio, e o restante do dinheiro será para a lua de mel.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Se você tiver alguma dúvida ou quiser conversar sobre isso, pode me chamar por mensagem, tá?Espero que vocês decidam da melhor forma e sejam muito felizes, independente do que escolherem! 🤗
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa outubro 2021 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo! Fiz como você

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa outubro 2021 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente uma decisão díficil!

    Eu e meu noivo começamos a nos organizar para o casamento fazem 02 anos.

    Ainda estamos na faculdade e o salário de estágiario é curto haha

    Fizemos assim: Uma planilha com quanto precisamos para ter as coisas basicas da casa: fogão, cama, geladeira... Uma planilha com uma estimativa de quanto precisamos para nos manter: aluguel.. comida.. e etc.. E uma para fazer ua festa de casamento: fomos etsimando tudo..

    O valor assusta! Realmente!

    Para nos mantermos.. o mais seguro seria casar depois da formatura.; Calculamos os meses até essa época e dividimos o valor que precisávamos guardar mensalmente para ter isso até o prazo.

    Então o segredo é: PACIENCIA E PLANEJAMENTO.. pelo menos pra nós..

    quando temos um proposito.. acho que tudo corre melhor.

    Hoje.. dois anos depois.. temos mais do que deveríamos ter a essa altura.. já marcamos nossa data de casamento e pelos calculos vai até "sobrar".. mesmo ganhando pouco mais que um salário mínimo.

    Mas só faremos festa por que é o nosso sonho.. realmente vimos sentido e é possivel diante do nosso planejamento. NÃO FAREMOS NADA QUE EXTRAPOLE ISSO, NADA.

    O melhor do casamento vem depois... o dia a dia.. e etc..

    Se eu calculasse e visse que que não dava pra fazer festa agora.. faria o que eu podia!!!
    Se quiser conversar mais.. me manda mensagem!

    Um abraço querida!




    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bárbara! O bom de se organizar com antecedência que nem vcs estão fazendo é que poderão escolher aquilo que for mais o perfil de vcs. Não tem certo nem errado, tem o gosto dos noivos e as expectativas quanto ao dia do casamento. O importante é vcs estarem a vontade com a decisão! Acho a logística que vc pensou ótima. Tenho certeza que vcs tomarão a melhor decisão! Boa sorte nos preparativos (porque mesmo sendo o chá e depois o civil, continuamos noivas rsrs) e o que precisar estamos aqui! ☺️❤️
    • Responder
  • Rayane
    Super Noiva Abril 2022 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei noivinha!
    Te entendo perfeitamente. Quando vamos fazendo os orçamentos e olhando o preço das coisas, bate um desespero enorme, e realmente não acho legal começar a vida a dois com dívidas. Mas se vc deseja comemorar, vc pode fazer algo mais intimista, somente com familiares e amigos próximos. Talvez vc consiga com um restaurante ou uma pizzaria um orçamento bacana pra ir com seus convidados depois do casamento no civil. Ja vi algumas matérias de noivinhas q fizeram dessa forma e ficaram super satisfeitas. Boa sorte e que Deus abençoe a união de vcs! ♥️
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii noivinha

    como as meninas já falaram existem várias opções mais em conta, sem ser festão e gastar horrores!

    se não quer abrir mão totalmente disso.... poderia optar por algo com poucas pessoas, micro ou mini wedding... um coquetel talvez, ou o bolo e champanhe que está super em alta tbm ... Smiley heart

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Umaaotima decisao noivinha
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Barbara,
    Existe uma gama enorme de opções para se casar sem necessariamente precisar ser uma festança. Hoje em dia existe quem case sivil e faça um almoço tão bonito quanto seria um casamento e muito mais econômico e sim pode usar vestido branco, buquê ter padrinhos e celebração simbólica. Aqui esperamos quase 13 anos pra realizar o sonho de casar , já temos casa, estabilidade e uma família formada. Mas ainda pra mim a festinha não faz sentido então optamos por um elopment wedding em família.
    Veja quais são suas opções , não existe certo ou errado . A única coisa que não indico é se individuar pra casar pq casais com dividas passam por instabilidade no casamento sim! E é péssimo iniciar uma vida a dois com dividas. Boa sorte e o que precisar pode contar.
    • Responder
  • ANA
    Noiva Principiante Agosto 2021 São Paulo
    ANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha..
    Olha te entendo plenamente, quando começa a colocar na ponta do lápis chega da uma dor de cabeça, parece loucura e que não iremos da conta. Eu estava no mesmo dilema que você, pensei bastante... cheguei a conclusão que casamento é uma vez só, é um sonho eu abro mão de viagem para a festa pois temos a vida inteira para viajar, enquanto casamento é só aquele momento, aquela lembrança aquele sonho. Comecei a preparar tudo agora faltando 1 ano para conseguir parcela bastante coisa, quanto mais tempo para organizar melhor a forma financeira dos fornecedores, estou com fé que Deus está no controle e que vai abençoar para que ocorra tudo certo!!!
    Enquanto os móveis não se preocupa agora, uma coisa de casa vez, pode ser que você ganhe algumas coisas... boa sorte linda, decida oque é melhor para vocês e que Deus ajude na sua escolha ❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas