Vim dividir minha experiência de organização do casamento civil, meu noivo é estrangeiro e tivemos muita dificuldade em encontrar informações sobre como realizar o casamento, então vim dividir a experiência e ajudar alguém que esteja procurando.
Primeiro eu chequei no cartório da cidade onde eu ia casar quais os documentos necessários nesse caso. Para mim, brasileira, eram apenas: comprovante de residência, documento com foto e cpf e certidão de nascimento tirada nos últimos 3 meses. Pra ele, certidão de nascimento tirada nos últimos 6 meses, comprovante de residência, passaporte e declaração do estado civil. Antes de vir pro Brasil ele fez todos esses documentos e apostilou lá mesmo.
O problema é que o país dele não emitia a declaração de estado civil sem um documento informando a data do casamento, e não teríamos data de casamento sem esse documento hahaha foi aí que descobrimos duas alternativas: 1. Emitir no consulado dos eua, aqui no brasil mesmo, uma declaração que custa 50 dólares ou 2. Fazer uma declaração no cartório de notas, que custou mais ou menos 180 reais. Fizemos essa do cartório de notas, e precisamos de duas testemunhas para isso.Com todos os documentos em mãos, buscamos uma tradutora no site da junta comercial do nosso estado. Precisa ser uma tradutora oficial do governo, que conste nesse site, não pode ser qualquer tradução. O preço quem dá é a pessoa que traduz, varia, aqui foi 300 reais cada documento. Essa tradução vem já com um selo, mas depois disso ainda temos que levar num cartório de registro de notas e documentos para registrar a tradução. Cada registro de tradução sai por uns 240 reais aproximadamente. Depois disso os documentos podem ser levados ao cartório de registro civil.No nosso caso, encaminhamos por email pro cartório do registro civil, eles mandaram as taxas por email também e também pra nós. Mandaram também dois documentos para assinarmos, autenticarmos as assinaturas (nossas e das 2 testemunhas) e Depois de checarem tudo, marcamos o dia de entregar os documentos fisicamente (fazer xerox de tudo, eim...). 20 dias depois recebemos a autorização e casamos no dia seguinte, mas farei outro post sobre isso.
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui
Artigos relacionados
Os convites de casamento
200 Frases para convite de casamento para você escolher
Te mostramos a melhor opção de frases para convite de casamento, entre elas você...
Trâmites matrimônio
Casamento gay no Brasil: o que diz a lei e os direitos de um...
Confira quais são as conquistas alcançadas para a realização de casamento...
Destinos para a lua-de-mel
Lua de mel no Brasil: 10 lugares incríveis e baratos!
Mesmo gastando pouco, é possível ter uma viagem inesquecível. Conheça lugares...