Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sandra
Noiva VIP Abril 2024 Bahia

Casamento com estrangeiro no Brasil

Sandra, dia 4 de Setembro de 2022 às 21:01 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 11
Vim dividir minha experiência de organização do casamento civil, meu noivo é estrangeiro e tivemos muita dificuldade em encontrar informações sobre como realizar o casamento, então vim dividir a experiência e ajudar alguém que esteja procurando.
Primeiro eu chequei no cartório da cidade onde eu ia casar quais os documentos necessários nesse caso. Para mim, brasileira, eram apenas: comprovante de residência, documento com foto e cpf e certidão de nascimento tirada nos últimos 3 meses. Pra ele, certidão de nascimento tirada nos últimos 6 meses, comprovante de residência, passaporte e declaração do estado civil. Antes de vir pro Brasil ele fez todos esses documentos e apostilou lá mesmo.
O problema é que o país dele não emitia a declaração de estado civil sem um documento informando a data do casamento, e não teríamos data de casamento sem esse documento hahaha foi aí que descobrimos duas alternativas: 1. Emitir no consulado dos eua, aqui no brasil mesmo, uma declaração que custa 50 dólares ou 2. Fazer uma declaração no cartório de notas, que custou mais ou menos 180 reais. Fizemos essa do cartório de notas, e precisamos de duas testemunhas para isso.Com todos os documentos em mãos, buscamos uma tradutora no site da junta comercial do nosso estado. Precisa ser uma tradutora oficial do governo, que conste nesse site, não pode ser qualquer tradução. O preço quem dá é a pessoa que traduz, varia, aqui foi 300 reais cada documento. Essa tradução vem já com um selo, mas depois disso ainda temos que levar num cartório de registro de notas e documentos para registrar a tradução. Cada registro de tradução sai por uns 240 reais aproximadamente. Depois disso os documentos podem ser levados ao cartório de registro civil.No nosso caso, encaminhamos por email pro cartório do registro civil, eles mandaram as taxas por email também e também pra nós. Mandaram também dois documentos para assinarmos, autenticarmos as assinaturas (nossas e das 2 testemunhas) e Depois de checarem tudo, marcamos o dia de entregar os documentos fisicamente (fazer xerox de tudo, eim...). 20 dias depois recebemos a autorização e casamos no dia seguinte, mas farei outro post sobre isso.

11 Respostas

Última atividade por Sandra, dia 7 de Setembro de 2022 às 21:18
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa, mandei o comentário incompleto e o app não permite editar... apois, mulher
    É que existe um casamento on-line do estado de Utah, válido nos eua e que pode ser validado no Brasil e custa 130 dólares mais ou menos, e é mais viável e até mais barato kkkkkk nossa questão era a fluência do idioma, porque eu não era fluente em inglês
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nathalia, nós vamos apostilar a certidão de nascimento aqui em Salvador e isso torna a certidão já válida lá. Mas no nosso caso é ele que está vindo morar por aqui
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jesusss que BO. E uma dúvida, vocês terão que registrar o casamento no país dele? Ou só no consulado ?
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara que ajude mesmo, tive dificuldade de achar as informações na minha vez
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem burocrático... Seu post com toda certeza será de grande ajuda para quem for casar com algum estrangeiro pela riqueza de detalhes !!

• Responder
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Sandra!

Que ótimo relato!

Obrigada por esse post!

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Será perfeita Smiley heart

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!! Graças a Deus! Agora ano que vem é a cerimônia de valor simbólico e a festa!
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Senhor, quanta burocracia! Mas já deu tudo certo.

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muita burocracia mesmo, algumas compreensíveis, outras nem tanto. E esses são só os documentos para casar... se o cônjuge estiver vindo morar no Brasil ainda precisamos incluir na lista os documentos para o visto de moradia ou para o pedido de cidadania se for o caso.
    Antes de casar nós fizemos a união estável para requerer o visto de moradia a tempo, pro visto de turista não vencer. Apenas porque não precisava do tempo dos proclamas, então a gente teria a declaração de união estável em tempo de apresentar o vínculo familiar para solicitar o visto. A união estável foi simples, precisei apresentar Rg, cpf, comprovante de residência e certidão de nascimento e ele precisou de passaposte, comprovante de residência (que no caso já foi o mesmo que o meu, diferente do do casamento), e cpf que solicitamos por e-mail, a receita federal emitiu o cpf em 5 dias e nós precisamos enviar foto do passaporte, certidão de nascimento, passaporte, foto dele segurando o passaporte e um formulário que tem no site da receita, pra solicitar cpf, assinado também. O cpf só pode ser solicitado quando a pessoa chega no Brasil
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sandra,
    Aqui ano passado fizemos apenas uma celebração.
    Meu esposo é chileno e já ficamos sabendo de toda essa documentação e iremos correr atrás. Infelizmente é muita burocracia né?Que bom que deu tudo certo aí. E obrigada por postar, com certeza ajudará muito outras pessoas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas