Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo

Casamento durante a missa/sem festa

Gabriela, dia 25 de Maio de 2020 às 18:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21

Boa tarde meninas!
Será que vocês podem me ajudar?

Decidimos nos casar no civil e depois na igreja, porém, a parte religiosa é bem mais desejo meu do que dele.
Ele também é católico, mas eu sou praticante e fui criada desde sempre na religião.
Quero casar na igreja mais pra receber a benção do matrimônio.
Já decidimos que não terá festa, vamos investir na nossa casa.

Minha dúvida é: como funcionaria um casamento simples durante a missa?
É necessário que tenha padrinhos? Pois na época já moraremos juntos e só faremos realmente porque eu desejo nos apresentar diante de Deus e Nossa Senhora. É realmente pra receber a benção do matrimônio, apenas.
A igreja exigirá padrinhos? Pois é assinado um papel no casamento, do que é composto esse papel?

Se for de nossa escolha, faríamos sem padrinhos, durante a missa, algo extremamente simples só com nossos pais de "convidados" e os casais que forem padrinhos no cartório.
Tô com tantas dúvidas Smiley sad se me ajudarem agradeço de coração

21 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 28 de Maio de 2020 às 21:00
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabi primeiro de tudo: parabéns pela decisão de valorizar o sacramento. Isso será um grande testemunho na sua comunidade viu?


    Segundo: o processo corre normal. Precisa das certidões de batismo atualizadas (Vocês tiram na paróquia onde foram batizados), identidades e vocês terão que fazer o curso de preparação para o matrimônio. A vantagem é que você pode conversar sobre desconto na taxa, pois vocês não vão estar na Igreja em horário fora do expediente (porque a taxa é pra cobrir isso, a luz usada a mais, o funcionário que tem que ficar pra fechar depois, proclamas etc) . Converse na secretaria.
    Quanto a padrinhos, bem na verdade isso é mais uma convenção. Você precisa de duas testemunhas que conheçam vocês pra assinar o processo. Não precisa ser padrinho. Podem ser amigos ou até seus pais.
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Boa sorte😘😘
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode sim! Geralmente as igrejas já tem tudo certo no cartório. As igrejas já são acostumados a fazer nessa modalidade e já tem tudo certo. Vc só precisa ir ao cartório e eles vão perguntar qual igreja é (pra saber se tem tudo certo lá) e dar entrada. Depois vc leva a habilitação na igreja uns 15 dias (varia conforme a igreja) antes do casamento. E vão assinar os papéis no altar. Depois é só levar no cartório de volta e trocar pela certidão. A data será a da igreja.
    Mas qq dúvida pode me mandar msg!
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho muito genuíno! Esse é meu objetivo ♥️
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lorrine, eu pesquisei sobre essa modalidade e achei confuso. O padre precisa ter firma aberta para o registro, coisas assim, não? Eu gostaria MUITO de conversar melhor com alguém que tenha optado por essa escolha. Se não fosse incômodo, poderíamos falar? Não sei muito bem mexer nessa plataforma kkkk mas posso te mandar mensagem?
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que linda sua mensagem, muito obrigada mesmo! Minha preocupação é fazer tudo certinho para que mesmo q seja simples, a validade da celebração e da união seja a mesma. Eu realmente não sei sobre a parte documental, mas assim que entrar em contato com as igrejas fica tudo mais claro. Não é pq vai ser simples q deixo de ser noiva, não é? kkk aliás, é oq vc disse, meu desejo está puramente no significado. Muito obrigada!
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana muito obrigada pela atenção e pela sua resposta! Um beijo!
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Nane!! Simmm, vamos procurar direitinho em algumas igrejas pra ver onde nosso objetivo se adequa melhor. Muito obrigada viu 💟
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal!! Vou sim na secretaria, muito obrigada!!
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Key muito obrigada! Vou sim olhar com calma, tenho certeza que a hora que tudo for combinadinho com o padre o coração vai acalmando kkk muito obrigada mais uma vez ♥️
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa... taí uma verdade.


    Fui uma vez em uma novena a céu aberto sabe? (Do lado de fora da igreja) Milhares de fiéis lá e teve 1 casamento. Ngm sabia q haveria.
    E foi emocionante. Todos orando pelo casal ali da frente e se emocionando até na hora do beijo.
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sei se a cerimônia é durante a missa. Mas a pode ser feita sim sem nenhuma festa, só para poucas pessoas.
    O meu casamento será assim, somente nós, o padre, duas testemunhas (precisa ter um casal) e nossos pais. Mas não será durante a missa.
    Não teremos entrada nem nada, portas fechadas por causa do covid. O nosso será religioso com efeito civil, então são as mesmas testemunhas que deram entrada no cartório conosco. Assim ficamos com uma data única na certidão.
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A missa acontecerá normalmente e se não é da sua vontade, não terá entrada de cortejo (noivos, padrinhos etc). As leituras serão as do dia, haverá comunhão pra toda a assembléia e será acrescentado algumas partes, porém bem rápidas. Como; troca de alianças, votos etc.


    E sim, é necessário ter padrinhos sim!

    Parabéns pela linda escolha de casar realmente por vontade de receber o sacramento do matrimônio. Isso é lindo de mais (tb sou católica)
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabriela,
    Minha dica é você ir até a paróquia, ou ligar, para tirar todas as dúvidas.
    O casamento católico exige pelo menos duas testemunhas, que costumamos chamar de padrinhos, e podem ser os mesmos do casamento civil.Não é incomum casamentos durante a missa, mesmo a missa da comunidade, pois o rito da matrimônio tem essa previsão. Eu mesma já participei de um casamento assim.Mas isso, claro, varia de como cada Paróquia organiza seus casamentos.
    Espero ter ajudado!
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, por incrível que pareça, cada igreja católica tem uma regra. Aqui em Brasília mesmo cada uma procede de uma forma sobre tudo. Acho que se vc deseja só uma benção em uma missa, sem entrada de noiva (cortejo) acredito que a depender da paróquia o padre faça na própria missa, naquele momento de bençãos especiais sabe? Seria ideal conversar diretamente na igreja que vc pretende receber a benção e verificar as exigências e ver aquilo que se adequa mais ao seu desejo. Boa sorte! 🌷
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabriela. Sugiro vc ir na secretaria da igreja escolhida para casamento. Existe um livro de regras a serem seguidas porém é bem mais fácil ir até a secretaria no mesmo lugar que agendou a data de casamento. Eles irão lhe dar toda orientação. Beijão!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vale a pena entrar em contato com o responsavel da igreja e verificar se possui alguma regra.

    Por exemplo, para os noivos que fazem civil e religioso na igreja católica, é preciso fazer um curso.

    A Danny casou em um casamento comunitário catolico, quem sabe a experiencia dela não te ajude... da uma olhadinha aqui: Casei mais uma vez! – Casamento comunitário católico #vemver

    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii, ah sim, pode ser o mesmo casal então!
    Eu tenho dúvidas em como funcionaria na prática.. se precisamos fazer aquela entrada e tal.
    Pq realmente penso em só pedir a benção.

    • Responder
  • G
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Key, muito obrigada pela resposta! Sim, já escolhemos os padrinhos do civil.
    Então na igreja não preciso fazer aquela entrada? Podemos estar na igreja como simples ouvintes e na hora da nossa benção o padre nos chama. Funcionaria tipo assim?

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Maio 2020 Rondônia
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabriela
    Necessita sim de padrinhos, pelo menos um casal.
    Me casei ontem, cerimônia simples e pequena por causa do covid mas foi necessário um casal de padrinhos para assinar a certidão de casamento.Pode ser o mesmo casal que vai ser os padrinhos do cartório
    No ritual romano do matrimônio fala da possibilidade de casar durante a missa, mas nunca vi acontecer.
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Gabriela!

    Não sei como funciona com a igreja católica, mas para o religioso não é preciso ter padrinhos, normalmente é só no civil, mas é bom você ver com o responsavel da igreja, que pode esclarecer certinho as suas dúvidas.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas