Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo

Casamento e o sobrenome

Fernanda, dia 10 de Junho de 2015 às 11:11 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 13
Você vai casar e uma das decisões com o casamento civil é sobre adquirir o sobrenome do marido ou não? Esta é na verdade uma decisão bastante pessoal. Tradicionalmente as mulheres adquiriam o sobrenome do marido para indicar que agora fazem parte da família dele, e que juntos são uma família com o mesmo nome. Porém hoje em dia muitas mulheres preferem não alterar o sobrenome argumentando manter a individualidade ou mesmo pelo transtorno de ter de alterar todos os documentos após o casamento.  Eu particularmente gosto de seguir a tradição e fiquei feliz em adotar o sobrenome do meu marido.

O lado bom é que a lei no Brasil não impõe a alteração do sobrenome, você pode decidir conforme sua preferência: De acordo com o § 1º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos cônjuges (e não somente a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro. Note que não é uma imposição legal, razão pela qual as pessoas podem optar em fazê-lo ou não.

Perceberam que o artigo apenas menciona sobre “acrescentar o sobrenome” e nada é dito sobre a retirada de um dos sobrenomes? Como saber se você poderá excluir um sobrenome ou não? Ligue para o cartório de registro civil mais perto da sua casa, afinal cada Estado brasileiro pode estabelecer normas próprias. Ainda há Estados da Federação que negam aos noivos a possibilidade de suprimir qualquer dos nomes. Portanto a forma mais fácil de acabar com a sua dúvida é perguntando no seu próprio cartório!

No Estado de São Paulo, o provimento número 25 da Corregedoria Geral (Provimento CG 25/2005), prevê que: “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro, vedada a supressão total do sobrenome de solteiro” (item 72). Assim sendo, admite-se a supressão de algum dos sobrenomes originários se a pessoa possuir mais de um nome de família. Por exemplo: se uma pessoa chamada Ana Paula Silva for casar, ela não poderá suprimir nenhum nome, pois além do nome próprio ela só possui um sobrenome e sua supressão é vedada pela lei; o mesmo acontecendo no caso do homem. Já se a pessoa possui mais de um sobrenome, por exemplo: Carolina Souza Silva ela pode, ao casar, além de acrescer ao seu nome o sobrenome do marido, retirar UM dos seus sobrenomes, seja o “Souza” ou o “Silva”, jamais os dois.

No Estado do Rio de Janeiro, “§ 6º. Nos termos do § 1º do art. 1.565 do Código Civil, os noivos não podem suprimir algum dos seus sobrenomes”, então, a princípio, no Rio de Janeiro nenhum nome pode ser suprimido. Porém liguei num cartório do Rio de Janeiro e me informaram que havendo o desejo de suprimir um dos sobrenomes, na entrada da documentação a pessoa deve fazer uma petição ao juiz do cartório solicitando a exclusão de um dos sobrenomes.

Lembrando que o prenome jamais poderá sofrer alteração no casamento, no exemplo da Ana Paula ela não poderia suprimir o “Paula” por não ser sobrenome.

É raro que os homens queiram adotar o nome da esposa, mas, é possível, contanto que o nome resultante seja uniforme (sobrenomes iguais). Mais um exemplo: Maria Mendes e Luís Leme querendo casar e adotar um o nome do outro ficariam: Maria Mendes Leme e Luís Mendes Leme.



E sobre a alteração dos documentos? Sinceramente acho um exagero a decisão sobre o sobrenome ser tomada pelo trabalho ou não da emissão de novos documentos.  Os documentos não precisam ser alterados todos de uma vez só, podem ser aos poucos. Dê prioridade para o RG e CPF, e também atualize o endereço e nome nas contas que recebe em casa (luz, gás, cartões de crédito, telefone) porque sempre precisamos de um comprovante de endereço com nome correto.

RG: Orgão Expeditor de cada Estado. Em São Paulo pode ser no POUPATEMPO. O número do CPF agora é adicionado também no documento RG;

CPF: Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O número permanece o mesmo, apenas o nome é atualizado.  Veja o procedimento completo aqui.

CNH: DETRAN. Pesquise no site do DETRAN da sua cidade. Aqui em São Paulo eu preenchi o formulário pelo site e agendei horário no Poupatempo, foi fácil e rápido.

Título Eleitoral: Cartório Eleitoral; levar a certidão de casamento e uma cópia e solicitar a alteração. Fica pronto na hora.

Passaporte: Posto da Polícia Federal. Você pode usar seu passaporte com o sobrenome de solteira até ele ser expirado, desde que em todas as viagens leve junto coma cópia autenticada da certidão de casamento. Caso vá usar seu passaporte com o sobrenome de solteira, emita a passagem aérea com o sobrenome de solteira também (nome e sobrenome devem estar iguais no passaporte e na passagem, para não ter problema).

Visto Americano: mesmo que você atualize o sobrenome no passaporte, não precisa atualizar o visto americano. Basta andar com os dois passaportes, o novo e o antigo com o visto. Eu viajei diversas vezes para os EUA com passaporte atualizado e visto americano antigo e nunca deu problema (sempre levei certidão de casamento por segurança, mas nunca me pediram…)

13 Respostas

Última atividade por Giovanna, dia 20 de Maio de 2016 às 14:25
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha executiva é Francesa, ela veio pro Brasil há pouco tempo e havia deixado o emprego na França pra acompanhar o namorido. Eles tiveram de se casar no cartóio lá as pressas porquepra vir sem emprego ela precisava de um visto de reunião familiar/acompanhante e nesse processo ela acresceu o sobrenome dele... Vieram para cá e na hora de fazer o processo de visto de trabalho, visto que eles chegaram como turistas e logo em seguida ela foi contratada pela minha empresa, o despachante encrencou com o passaporte que ainda estava com nome de solteira. Corre ela lá pra fazer outro!

    Eu acho uma bobagem isso, sinceramente! Mas...leis são leis né...

    No meu caso vou suprimir um nome e acrescer o do meu marido, então vou ter que trocar tudo! Mas sem problemas, só espero não ter um imprevisto assim e fazer as pressas!

    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhh isso é uma pena... Eu vou pegar para não me arrepender.
    • Responder
  • Marayanne
    Noiva Constante Julho 2015 Mato Grosso
    Marayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não peguei o nome dele , mais na hr fiquei dividida perguntei se ele fazia questao que eu pegasse ele disse q nao e dai nao peguei quando cheguei em casa fiquei arrependida agr ja foi
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mandou bem noivinha... Isso aew. Beijos querida.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo querida... Bem mais fácil e simples. Eu moro em SP poderia afirmar que aqui se troca... Ai no seu estado não... Minha cara vai ao chão ne. Kkkkk
    Beijos noivinha
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mais complicado nesse caso... Pq o sobrenome que precisa seguir em diante é o do pai... Por isso não deixaram VC pegar o primeiro... Pq era da mãe dele.
    Mas noivinha se informe no cartório se VC precisa renovar seus documentos para casada. Pq os antigos se encontram como solteira no cadastro.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostaram do debate ... Como vc já alterou a maioria não precisa andar com a xerox da certidão de casamento na bolsa. Beijos
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode sim noivinha... Enquanto isso ande com a xerox da sua certidão de casamento. Beijos
    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Informações importantissimas!!!

    É uma confusao sem fim isso, uns conseguem trocar/tirar outros não, dai cada um fala uma coisa! afff

    Assim cada um liga pro seu cartorio, se informa e acabou rs

    Farei isso la no estado onde irei casar Smiley laugh

    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui ao cartório essa semana para dar entrada e adotei um dos 3 sobrenomes do meu noivo. Adiantei isso em algumas semanas pois meu casamento é em setembro, mas minha CNH vence em agosto. Aí já agilizei pra renovar e aproveitar pra já alterar o nome Smiley tongue
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Constante Abril 2015 Santa Catarina
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo tópico! Mas eu ñ alterei meu nome :/ Meu marido tem dois sobrenomes, queria apenas um, e no cartório a atendente disse que ou pegava os dois ou o ultimo sobrenome dele o primeiro nao dava e eu queria o primeiro sobrenome Smiley sad
    • Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate!

    Mudei o meu, e em duas semanas já tinha quase todos meus documentos alterados...

    Dei prioridade a ID, CPF e CREA.

    Mas consegui resolver todos bem rápido...

    Só não mudei CNH (pq tem que pagar outro DUDA. E eu renovei a minha ano passado. Não rola). E não mudei o passaporte, pq tenho que renovar o meu ano que vem... Smiley smile

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate! Vou precisar tirar os meus pq mudei meu nome. Você sabe se eu posso esperar a CNH vencer para mudar? Você tirou minha duvida em relação ao passaporte e visto. Obrigado

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas