Olá noivinhas,
Vim aqui contar minha experiência, porque esse site me ajudou bastante. E acho justo repassar tudo para vocês também.
Eu era a noiva que procurava o casamento com o melhor custo benefício, minha única preocupação seria que meus convidados comessem e bebessem bem, não estava apegada a decoração. Apenas queria um casamento em que a cerimônia fosse ao ar livre em uma boa localização no Rio de Janeiro, já que maioria dos meus convidados viriam de fora do Brasil, isso pq o noivo é uruguaio.
Meu orçamento inicial era de 35k com tudo ( tudo mesmo, até vestido de noiva) e meu número de convidados seria de 150. Encontrei no alto da boa vista o espaço Pedra do Alto que logo mudou de nome para BALLROOM (@ballroom_altodaboavista). Eles fizeram um orçamento de 33k que incluia:
DECORAÇÃO, BUFFET, BAR COM DRINKS, DOCES E BOLO, BEBIDAS, DECORAÇÃO DA CERIMÔNIA e DJ.
Importante ressaltar que o DJ fornecido pelo espaço fez a cerimônia e toda a festa. E foi lindo! Cada música da cerimônia escolhi instrumental e as baixei tudo do Youtube em mp3 e passei um pendrive ao DJ dias antes do casamento.
A CERIMÔNIA:
Não contratei cerimonialista. Esconomizei aí! Mas montei um time com minhas amigas para organizarem a cerimônia para mim. Estudamos muito como seria a cerimônia assistindo várias no youtube. Montamos um plano de cerimônia em PDF ( vou tentar passar aqui) e deixei uma, que nao seria madrinha para organizar a fila de entrada e ir liberando o cortejo. Porém, para finalizar a organização da cerimônia contei com a Celebrante Flavia Fernandes. Gente a Flavia, fez uma cerimônia bilingue, mas ela faz em português tb, a sua principal característica é sua elegância. Gostaria de escrever um texto somente dela, mas deixo um video para que vejam: https://www.youtube.com/watch?v=iItSnATDj_k&t=99s . Seu orçamento foi de R$ 2.500,00.
A FESTA
Comida e bebida a abundância!! Uma festa regada! muitos garçons circulando. A festa de casamento mais bem falada é a que todo mundo come bem! e o espaço Ballroom conseguiu bater essa meta! No meu pacote era o buffet mais simples, mas nao achei nada simples! Arroz Piamontese com Filet Mignon, Bobó de camarão, uma massa e importante: opções para vegetarianos e veganos! Pedi opções brasileiras tb para os uruguaios como: Coxinha (que fez muito sucesse) e bolinho de feijoada (compartilharei o menu aqui).
A música da festa tive que escolher a dedo, pois seria uma festa com musicas latinas para los hermanos, montei uma playlist no spotify e mandei para o DJ, ele baixou tudo e com o clipe de cada que passava no telão! Foi demais! O DJ do espaço (Kaio) fez uma festa muito animada!
Tivemos uma atração de circo, pois tenho amigos do circo Marcos Frota. Então uma amiga (@giselaportal) fez uma apresentação na Lira, foi rápido e surpreendeu todo mundo.
As lembrancinhas nós que fizemos com saquinhos de pão e carimbos, gastamos R$100,00 nela colocamos alfajores uruguaios que a família trouxe para a festa.
O VESTIDO
Gente, meu vestido saiu R$ 120,00! comprei no Aliexpress e chegou em 5 meses, já vinha namorando o modelo de anos atrás que sonhava com esse casamento. Queria casar de tule. Mas... é claro que fiz modificações, a qualidade do vestido era muito boa, eu casaria com o que chegou. Mas como na minha familia costuram, minha tia fada, fez as modificações para ficar como eu queria. Em que troquei o forro branco para um forro Nude e deixá-lo com a ideia de transparência e trocou a alça que era um drapeado para transparências + aplicações.
Minha maquiagem e cabelo foram eu que fiz mesmo, então nao tive gasto com isso. E o arranjo do cabelo e buquê escolhi cada flor, vi videos de como montava buquê e fazia arranjo de noivas e comprei tudo um dia antes e as deixei em água no quarto da noiva do espaço com ar condicionado torando.
AS FOTOS
É super importante encontrar um fotógrafo que tenha o perfil dos noivos. Nós não queriamos perder tempo tirando fotos posadas para não perder a festa. Posamos apenas com a família e padrinhos e as demais fotos foram espontâneas. E os fotógrafos @maiatos possuiam esse perfil. Eles são do estilo de casamento boho ao ar livre e tem como slogan: #LivreeReal. o orçamento foi de R$3.600,00 com pendrive + making of noiva + uma cobertura de quase toda a festa. E as fotos ficaram tão sensíveis com um olhar que só eles têm. Amo o enquadramento único da Karine!
Meu orçamento total saiu por 40k para 150 convidados ultrapassou o que queríamos pois compramos a mais, Whisky, tequilas, e os alfajores que vieram todos do Uruguai.
Espero que eu tenha ajudado! Boa sorte noivinhas
SUGESTÕES DE ESPAÇOS QUE ENTRAVAM NO ORÇAMENTO DE 30K para 150 CONVIDADOS
Casarão Floresta em Cosme Velho-
Bosque da Fazenda - Ricardo Porto 9 **** zap www.bosque.com.br