Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lisandra
Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro

Casamento ecumênico

Lisandra, dia 28 de Setembro de 2017 às 13:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 20
Boa tarde, gente...será que tem mais alguém na mesma situação que eu?! Eu sou Católica e o meu noivo é evangélico...tem alguma noivinha ou casadinha que fez ou fará um casamento ecumênico? Como foi ou será realizado? Podem me informar o valor? É burocrático? Desculpem, meninas mas é que estou muito interessada mesmo

20 Respostas

Última atividade por Janete, dia 24 de Agosto de 2018 às 18:56
  • J
    Noiva Principiante outubro 2019 Ceará
    Janete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou na mesma situação que você, meu casamento acontecera em julho e eu não sei nada sobre isto e nem por onde começar.

• Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau Nathália 👏👏👏 adorei a sua explicação, por isso que sempre fico na expectativa dos seus comentários rsrs
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém! Deus abençoe vocês e de discernimento! Casamento misto é uma entrega ainda maior!

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uauu! Gratidão por você ter tirado todas as minhas dúvidas ❤️
    E adorei essa ideia! Vou conversar com o meu noivo

obrigada! Obrigada!
    Deus te abençoe 😘
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então isso vai muito de curia pra curia. Eu posso falar daqui de BH: mais ou menos duas semanas entre o recebimento do pedido e a análise. Então eu colocaria um mês.

Faça o seguinte: entre em contato com a igreja que pretende casar e já leve os documentos: certidão de batismo atualizada (validade de 6 meses entre a expedição e a entrada na paroquia que vai casar - NÃO VALE lembrança de batismo, você tem que pedir uma nova onde foi batizada) copias e originais das identidades, cópias e originais de comprovante de endereço no nome dos noivos ouuuu dos pais. Vocês precisarão fazer o encontro de preparação para o matrimônio (curso de noivos) e posteriormente (antes do casamento) apresentar na secretaria. Aí existe a entrevista com o padre (vai do padre, mas em geral é primeiro uma com cada um e depois uma com os dois e no caso de vocês ele vai orientar as particularidades do matrimônio misto). Ai o processo é liberado. Então no seu caso seria em torno de 2 ou 3 meses antes da data pretendida (nesse meio tempo correm os proclamas na sua paróquia - mais próxima da sua casa. Só na sua pq ele não é católico-).

Aí com tudo pronto é só marcar com o padre e ir com duas testemunhas (que conheçam vocês a mais de 5 anos e saibam da livre e espontânea vontade de ambos).

Smiley kiss

Eu sinceramente no seu caso casaria na igreja numa cerimonia intima e faria com pastor em salão/ sitio. Assim todo mundo sai feliz! Smiley kiss

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super entendi!!! Muito, muito obrigada!!! Eu já tinha lido sobre mas não estava entendendo muita coisa. Você clareou meus pensamentos ahaha
    Quanto tempo leva pra eu conseguir essa dispensa na curia diocesana?

Sou católica e eu gosto muito da minha igreja. E essa é a única situação que ainda mexe comigo rsr

Obrigada 😊
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não Camila. Pro sacramento ser válido perante a Igreja Católica precisa ser realizado na igreja. O que vc pode fazer é casar na igreja sem pompa, depois da missa ou antes vocês dois e mais duas testemunhas - requerido- e depois fazer uma cerimonia com pastor pois nem assim padres podem ir fora (na verdade isso vai muito do entendimento do sacerdote. Via de regra não pode pois a Igreja considera que isso poderia confundir as pessoas e as mesmas acharem que o casamento está acontecendo ali, quando é na verdade uma benção como foi o que a Marina Ruy Barbosa fez: casou na igreja e o padre foi a fazenda dar uma benção pois o casal já estava casado. Outros porém seguem a risca a ordem de Roma. Vale lembrar que o sacerdote que desobedecer está sujeito a perda do uso de ordem que é como uma OAB ou CRM)

De qualquer forma, se um dos nubentes não for católico é preciso uma dispensa na curia diocesana (mera formalidade). Porém a parte não catolica se compromete a não impedir que a parte católica professe sua fé nem que a transmita aos filhos, ou seja, em suma o cônjuge não católico não pode impedir que os filhos do casal sejam batizados, matriculados no catecismo se assim a parte católica quiser - tem um cânon que fala isso mas não me lembro exatamente qual é (cânon é um trecho do Código do Direito Canônico).

Qualquer duvida só chamar! Terei prazer em responder!

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Nathália. Vi que você entende bastante. Poderia me tirar uma dúvida, por gentileza?!
    Posso pedir dispensa na igreja católica e pedir para o pastor realizar a cerimônia no salão? Ou isso não pode ocorrer?
    Muito obrigada =]
    • Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa Nathália, muito obrigada! Ajudou bastante, obrigada mesmo :*
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, vamos aos tramites.

Se ele aceitar casar na Igreja Católica, vc entra com o processo normalmente na paroquia que pretende casar. La você vai explicar que ele é evangélico e aí tem duas situações: Se ele for batizado validamente (ou seja, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo), você vai pedir uma dispensa para casamento de mista religião. Se ele não for batizado, o pedido deve ser para casamento com disparidade de culto.

Em ambos os casos o processo vai para a curia regional pra dispensa (raramente a dispensa não é concedida). Após isso e correrem os proclamas na sua paroquia (tres domingos) vcs passam pela entrevista com o padre na qual ele vai orientar as particularidades do matrimonio de vocês por ter mista religião e combinar a participação de um pastor caso seu noivo queira. Lembre-se que o matrimonio católico tem seu próprio rito e não permite muita personalização; então vcs terão que ver uma forma de conduzir a cerimonia.

Mas se ele não quiser casar na Igreja Católica (templo) o jeito é fazer uma cerimônia apenas com pastor ou uma cerimonia não religiosa, uma vez que desde 2007 a Igreja Católica proibiu casamentos fora do templo em virtude do mesmo precisar de registro em livro de tombo paroquial, o que estava causando muitas confusões (em resumo casamentos sem registro e casos de bigamia).

Espero ter ajudado! Boa sorte!

• Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal essa diversidade, acredito que deva haver bastante respeito...muito bom assim é o que o mundo todo está precisando
    • Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Tatiana vai ser lindo!
    • Responder
  • Kassandra
    Noiva Esperta Abril 2019 Rio de Janeiro
    Kassandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso as famílias são de todas as religiões, eu espiritualista, a maior parte da minha família espírita, minha mãe umbandista, meu noivo nao frequenta nada e boa parte tb espírita ou católica, não queremos nada religioso na cerimônia, acho lindo assim, o amor pelo amor
    • Responder
  • Tatiana
    Super Noiva outubro 2018 Minas Gerais
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Lisandra.

Eu e meu noivo não frequentamos nenhuma igreja também. No nosso caso, pedimos a um amigo para celebrar o casamento. Ele é um amigo próximo e tem muita intimidade com as palavras. Então, acho que vai ser mais interessante e personalizado ainda!

• Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana Thais...sim, vou dar uma olhada nos fornecedores daqui do app...obrigada! Ótimo dia C!!! 😘😘😘
    • Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, vou continuar pesquisando a respeito, muito obrigada noivinha...ótimo dia C p gente🙏 Smiley smile
    • Responder
  • Thais
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não frequentamos nenhuma igreja, faremos uma celebração ecumênica.Faremos o civil no cartório, normalmente e para a cerimônia contratamos um celebrante.Ele falará sobre Deus mas sem tomar partido de nenhuma religião.Custou R$900,00Mas cheguei a ver por até R$1.600,00Aqui nos fornecedores do app vc encontra celebrantes.
    • Responder
  • Jhulian
    Super Noiva Novembro 2019 Espírito Santo
    Jhulian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa meu namorado também é assembleiano, eu sei como é!! vocês precisam conversar bastante sobre isso e estejam cientes de que já que como será ecumênico vocês terão que abrir mão de algumas tradições de suas religiões, como não tenho experiência e nunca fui em um casamento assim prefiro não palpitar muito, mas no google tem umas ideias bem bacanas... Boa sorte noivinha Smiley kiss

• Responder
  • Lisandra
    Lisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo p ela Jhulian...mas no meu caso a família todinha do meu noivo é da assembléia, do reteté mesmo, problema zero com isso, eu o acompanho nas coisas da igreja, gosto de ir, respeito a todos e todos me respeitam também mas eu quero muito fazer uma cerimônia ecumênica no meu casamento mas fico com receio de que fiquem chateados
    • Responder
  • Jhulian
    Super Noiva Novembro 2019 Espírito Santo
    Jhulian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e meu namorado somos evangélicos, mas minha amiga é católica nas mesmas condições que vc, ela e o esposo conversaram e ele aceitou fazer tudo pela igreja católica....

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas