Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Super Noiva outubro 2017 São Paulo

Casamento em diligência - duvidas!!

Larissa, dia 30 de Maio de 2017 às 10:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 15

Bom dia pessoal!

Gostaria de saber aqui na comunidade, se alguém fez ou vai fazer o casamento em diligência.

"É aquele casamento que é realizado fora das dependências do cartório, por exemplo, em um buffet, em um restaurante, residência, etc. Nesse caso o juiz de paz se desloca até o local para realizar a cerimônia e a certidão do casamento já é entregue aos noivos nesse momento."

No nosso caso, não somos religiosos e vamos fazer festa em um salão com buffet, onde haverá a cerimonia em diligencia. O juiz vai até lá realizar o casamento, ao invés de irmos ao cartório.

Porém eu nunca fui em um casamento em diligência e estou com duvidas quanto a esse cerimônia, sobre o que ele vai falar e etc.

Alguém aqui teve casamento em diligencia ou já presenciou algum?!

PS: Ainda não conversamos com o juiz pois aqui na minha cidade só pode marcar com máximo 90 dias de antecedência!

15 Respostas

Última atividade por Beatrice, dia 23 de Agosto de 2020 às 18:43
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas meninas!! Quase fiz besteira e marquei com juiz, estou vendo um celebrante agora!!
    Você recebeu uma certidão civil? Ou civil com efeito religioso?
    • Responder
  • Gabriela
    Noivo Principiante Setembro 2021 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei com dúvida também.. vou casar no domingo e fiquei sabendo que mesmo que o juiz se desloque até nós... porque não será religioso,não fica registrado o dia da cerimônia o dia do domingo e sim o próximo dia útil 😢
    Alguém sabe se tem alguma forme de ficar a data do domingo ?
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Novata Dezembro 2017 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh Flor, não me atentei a isso. Eu sou de SP e o casamento será aqui.

Mesmo assim, muito obrigada.

• Responder
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Até posso, mas ela é de um cartório de Curitiba. O casamento será aqui?

• Responder
  • Cristiane
    Noiva Novata Dezembro 2017 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá.

Voce poderia passar o ctto dessa juíza?

Obrigada

• Responder
  • L
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!

• Responder
  • L
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Lilaa, esclareceu bastante!!

• Responder
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiz em diligência, em um salão de festas, e a Juíza foi super querida e atenciosa. Na verdade, escolhemos a juíza antes do cartório, pq ela tinha feito a cerimônia de um casal de amigos.

Fizemos reunião antes, ficamos umas 2h conversando, falando sobre nós, nossa história...

Ao contrário de outros casamentos aqui, o nosso durou em torno de 30minutos, que era oq desejávamos.
    Desvantagem: Fora as taxas de cartório ela cobrou mais $700

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredito que é uma ideia boa pra vocês que não são religiosos.. Mas pode ser caro. Pesquise celebrantes, pode ser uma ideia mais econômica. Já presenciei casamentos em que os noivos assinaram os papéis do cartorio no casamento, mas o juiz não falava nada...

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, o casamento por diligência é bem prático. Dura no máximo 7 minutos ou até menos. O juiz lê o nome dos nubentes, o das testemunhas (são somente 4 pessoas que assinam e os nomes e RGS precisam ser informados na data da marcação). Depois pede o consentimento verbal (muitooooooo cuidado com brincadeiras nessa hora. Só o juiz sentir que um dos dois está exitando ele para a cerimônia é só pode continuar no dia seguinte). Dai vocês assinam, recebem a certidão de casamento é pronto.

Agora se vc quer algo mais personalizado tipo cerimônia das areias sugiro contratar um celebrante e colocar o casamento com efeito civil.

Ah mais uma coisa: é caro. Depende da cidade, porém o valor é em média 1.500 reais, sem contar o deslocamento do juiz (sim salgado)

Espero ter ajudado
    • Responder
  • A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu já fui e é super rápido mesmo (até porque hoje em dia eu acho que só são 2 testemunhas - o meu foi no cartório e a juíza de paz abriu para mais duas assinarem). Não compensa o preço que você paga, porque é muito rápido, mesmo que o juiz fale algo.

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiz em diligência. É super rápido mesmo e a diferença era de R$1000 para o casamento no cartório. Quando demos entrada na papelada, a moça pediu um horário para agendarmos com o juiz. Ela foi bem clara que naquele horário os noivos deveriam estar disponíveis para a cerimônia do civil, caso contrário, o juiz iria fazer os outros casamentos agendados para aquele dia e nós ficaríamos por último.

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu ia mencionar a mesma coisa. O rito civil feito pelo juiz, até onde sei é apenas o necessário para a formalidade. Seria ideal ter um celebrante para ter a celebração mesmo que não religiosa.
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Julho 2024 Rio de Janeiro
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu fui pesquisar sobre isso pois também tinha intenção de fazer desta forma, porém quando liguei ao cartório para me informar de valores, o atendente me disse que ficaria por volta de 2 Mil reais (taxas do cartório + valor cobrado pelo juiz). Eu particularmente acho um valor muuuuuito alto levando em consideração que vai durar uns 15 minutos só.

Pesquisando mais vi que fica mais em conta contratar um celebrante, que pode celebrar com efeito civil ou não, e vc pode personalizar a cerimônia da maneira que preferir, não precisa ter cunho religioso. Pesquise sobre o casamento ecumênico pra tirar algumas dúvidas e veja se te atende bem. Bjs, espero ter ajudado!

• Responder
  • Jacianne Brayner
    Noiva Master Março 2018 Minas Gerais
    Jacianne Brayner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tinha ouvido falar disso, interessante.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas