Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nataly
Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina

Casamento em hotel com cerimônia religiosa (católica)

Nataly, dia 20 de Dezembro de 2021 às 11:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16

Oi noivinhas/esposas!

Eu e meu noivo estamos planejando nosso casamento (para 2023) e, como as famílias e nós moramos todos em cidades/estados diferentes (SC/PR/MT), estamos pensando em fazer o casamento em um hotel por conta do deslocamento de todo mundo. Temos uma lista ainda não muito definida que vai de 70 a 120 convidados.

Para meu noivo, é importante que o casamento tenha cunho religioso. Sei que a cerimônia desse tipo é permitida apenas em igreja/capelas.

Não decidimos ainda se será no campo ou na praia e nem a cidade.

Queria saber se vocês fizeram casamento dessa forma, como foi e sugestão de lugares no Brasil para nos inspirar.

16 Respostas

Última atividade por Delane, dia 21 de Dezembro de 2021 às 19:12
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim.... mas é possível sim, pode ter certeza. Só que você precisa conversar com as pessoas certas (o padre ou a pessoa que fica responsável pelas marcações do casamento e formações), senão outras pessoas que não têm conhecimento vão dizer que não pode. Mas aqui todas as paróquias podem realizar cerimônia em local fora da igreja. Mas tem que marcar com muita antecedência, para que o padre possa estar lá.
    • Responder
  • Nataly
    Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina
    Nataly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Fer,

    Estamos planejado o casamento para outubro de 2023, justamente para dar tempo de nos programarmos e comunicar aos convidados sobre a logística da celebração. Gostei muito das suas considerações. Obrigada por contribuir! Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiro, a logistica de casar em hotel é enorme, é meu tipo de casamento favorito por isso sempre pesquisei muito sobre, aconselho que todos os convidados saibam local/valor da hospedagem 1 ano antes pelo menos. Sobre localização, eu acho que pra não dificultar sem necessidade, fazer na praia em SC ou em Curitiba seriam as melhores opções por questão de estrutura e facilidade de encontrar fornecedores e ao mesmo tempo poupar deslocamento. Quanto a celebração Católica, acho que bispos da igreja católica brasileira (não ligada à igreja católica romana) celebram casamentos fora da igreja, mas tem toda a questão dos noivos serem batizados e crismados na igreja e etc
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza! ❤️❤️❤️❤️
    • Responder
  • Nataly
    Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina
    Nataly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Alini,

    Pensei nessa possibilidade também, caso não consiga realizar a cerimônia no mesmo local.

    Vai dar tudo certo Smiley heart

    • Responder
  • Nataly
    Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina
    Nataly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Adorei a explicação. Muito obrigada Smiley heart

    Vou pesquisar na igreja da cidade onde vamos realizar o casamento. Vi outras noivinhas dizendo que não é possível. Acho que pode ter alguma variação de igreja para igreja.

    • Responder
  • Nataly
    Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina
    Nataly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Solicitei alguns orçamentos na praia também, May. O coração fica dividido entre o campo e a praia. Mas sei que independente da escolha, vai ser lindo Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Naty! Eu faria na praia, no seu caso...
    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente, se a paróquia tiver diácono também. Mas como é casamento fora da igreja pode ser feita a solicitação de casamento em outra paróquia ou comunidade.
    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, aqui na minha paróquia tem uma tabela na sacristia, com todos as taxas de batismo e casamento. Tem falando os dias do curso (exemplo 1⁰ e 2⁰ sábados do mês são formações) e também fala que casamento na igreja é uma taxa, casamento em outro local que nao seja a igreja é uma outra taxa. Você tem que ir na igreja e se informar sobre taxas, se tem ou não, sobre dias de marcações, com quem vai marcar o casamento, se é com o próprio padre, com uma pessoa da sacristia responsável por isso ou alguém da pastoral da família.... tem que ver tudo isso. Daí você vai saber direitinho. Mas vá até a paróquia. Antes da pandemia eu era catequista e indicávamos aos que queriam casar para uma pessoa que ficava responsável na sacristia. O rapaz ia toda sexta feira, sábado e domingo para a igreja e ficava esperando de 17h até 21h caso alguém quisesse falar com ele. O padre também fica responsável. Mas conversando bem com todos você pode ter uma resposta melhor. Se sua paróquia não fizer casamento fora da igreja pode solicitar outra que seja mais próxima. Vai dar tudo certo pode ter certeza!!



    Eu mesma, vou casar em um espaço que também será a recepção. O padre irá para a cerimônia no local e hora marcados, já conversei com o rapaz que marca as datas e tá tudo tranquilo.
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei Nataly,
    Casamento católico só celebrado dentro da igreja, infelizmente não faz fora, alguns padres fazem (mas não é a igreja católica original), então tem que pesquisar direitinho, se eu fosse você, faria a cerimonia em uma igreja próxima ao hotel, e a recepção dentro do hotel, acho que também daria certo.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Junho 2024 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E completando a Delane, se o padre nao puder, o casamento pode ser realizado pelo Diácono Smiley smile
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nataly, tudo bem ?

    Até onde sei o casamento católico só pode ser realizado na igreja mesmo , mas se informe na sua paróquia que eles vão tirar sua dúvida

    Bjs

    • Responder
  • Nataly
    Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina
    Nataly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom saber! Até onde eu tinha conhecimento tinha que ser realizado em igreja. Vou me informar melhor sobre. Muito obrigada!

    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O padre irá verificar se a data estará disponível e realizará o casamento de vocês. Ele vai se deslocar, por isso é importante falar com ele antecipadamente.
    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Nataly.
    Casamento religioso pode ser em qualquer local que você quiser, não precisa ser apenas na igreja (catedral, paróquia, capela ou comunidade), pra isso, você precisa conversar com o padre da sua paróquia e solicitar o casamento no local que deseja. Ele irá lhes informar como funciona e tudo tudo dar certo.
    Não se preocupa. Achei ótima a sua ideia.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas