Boa noite gente, como estão?
Quero conversar com vocês sobre um assunto delicado: casamento entre deficientes, pessoas com algum tipo de limitação ou que precisam de um atendimento especial.
Convivo desde que nasci com uma menina que tem síndrome de Down, ela é como uma criança, mas devido a sua criação. Conheço também um menino, trabalha na minha faculdade, tem a mesma limitação e é muito mais ativo e independente.
Conheço uma menina com deficiência visual, essa foi um tapa na minha cara. Ela chama Camilla, faz faculdade na mesma instituição que eu. Eu sempre reclamei de ter que ler textos grandes e fazer certas atividades, até que um dia conheci ela, fez aula de português na minha turma, ela "lê" todos os textos por um aplicativo especial, ela passa o mouse por cima do texto e o aplicativo vai lendo, ela é muito mais dedicada do qualquer pessoa que eu possa ter conhecido, sempre fez todas as atividades, caminha pelo campus com dificuldade e sempre precisa de auxilio, mas é uma guerreira.
Tenho um casal de amigos que são deficientes auditivos, eles são irmãos, nos conhecemos quando eu era bem mais nova, inclusive, quase namorei esse menino. A menina? Hoje é casada, não usa aparelho porque não acostumou com os ruídos e eles deixavam ela nervosa. O menino usa aparelho e hoje escuta perfeitamente.
A centenas de pessoas com limitações, seja auditiva, visual, física ou cerebral. Mas e o seu direito de constituir família? Não pode ser tirado. Trata-se de uma das maiores evoluções do direito nos últimos tempos, consagrando o princípio constitucional da isonomia. Todos devem ser tratados de modo IGUAL, não podendo haver discriminação.
Hoje, felizmente, a pessoa com deficiência mental ou intelectual em idade núbia poderá contrair matrimônio, expressando sua vontade diretamente ou por meio de seu responsável ou curador. DIREITO GARANTIDO POR LEI.
Mas ai você me pergunta, como esses casamentos acontecem? Da mesma forma que todos os outros. O casamento de uma pessoa com deficiência mental se difere dos demais apenas por precisar de uma certa "autorização" do responsável.
No caso do casal ter deficiência auditiva, eles podem optar por um casamento em libras, como nesse caso aqui
É importante que essas pessoas procurem por profissionais competentes, que entendam suas limitações e não deixe que elas tornem o seu dia um problema, mas que seja tão especial quanto todos os outros. Ter uma pessoa que entende as sua limitações é crucial para que você tenha o seu dia tão lindo como sonhado.