Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carla
Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo

Casamento estilo judaico

Carla, dia 17 de Fevereiro de 2016 às 11:28 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Olá Noivinhas!

Após algumas pesquisas sobre estilos de casamento, percebi que adoraria que meu casamento tivesse algumas das tradições do casamento judaico, não sou judia (até onde eu sei não tenho descendência), porém acho que os casamentos judaicos são eventos que exalam amor, segue algumas ideias que irei executar no meu lindo casamento:

O Dia do Casamento

Uma antiga tradição aconselha noiva e noivo a jejuarem no dia de seu casamento, desde o nascer do sol até depois da cerimônia em baixo da chuppah, pálio nupcial, comendo a sua primeira refeição juntos no fim da cerimônia nupcial. (em certos dias festivos como em Shabat, Rosh Chôdesh, Chanucá, etc., não é permitido jejuar). É claro que algumas pessoas não conseguem jejuar então apenas façam suas preces.

O Dia do Casamento

O Talit

É um antigo costume judaico que a noiva dê ao noivo um talit novo como presente antes do casamento (e o noivo presenteia a noiva com um par de castiçais). Substituiremos esses presentes tradicionais por algo que gostariamos de ver o outro usando Smiley smile

O Talit

O vestido da noiva

A tradição diz que neste dia Deus perdoa ambos pelas transgressões cometidas antes, para que os dois possam começar uma vida nova juntos, em um estado totalmente puro. A noiva se prepara e se enfeita para o seu casamento e é por isso que a noiva costuma vestir cores claras, para representar esta pureza! A noiva entra com seu pai e o rosto descoberto… O pai entrega sua filha ao noivo

O vestido da noiva

A chuppah - o pálio nupcial

A cerimônia do casamento deve ser realizada preferivelmente sob céu aberto, lembrando a bênção de D'us para que a semente de Avraham fosse tão numerosa como as estrelas. Cobertura ou proteção, que representa a casa que o novo casal irá estabelecer unido.
Da mesma forma como a tenda de Avraham era aberta nos quadro lados para acolher hóspedes de todas as direções, a chupá aberta simboliza o desejo de sempre se ter um lar aberto e acolhedor.A chupá sob o céu aberto, reflete a esperança de que esta união será abençoada com muito brilho, como as estrelas que iluminam o céu. Às vezes, uma estrela parece não ter muita claridade, mas dá para reconhecer que ela está emitindo luz na imensa escuridão do céu. Assim também na vida de um indivíduo ou de um casal, há mérito e valor em cada ato, palavra ou pensamento por mínimos que sejam.

A chuppah - o pálio nupcial

A aliança

A entrega da aliança pelo noivo e sua aceitação pela noiva constitui o ato central da santificação do casamento. É um vínculo eterno que fica estabelecido. A partir do momento em que a aliança é colocada no dedo da noiva, o casal, de acordo com a Lei Judaica, é considerado casado.
A aliança simboliza o elo numa corrente, também um círculo sem fim representando o ciclo da vida.
O ato de dar o anel também simboliza a transferência de poder e autoridade. Assim o marido simbolicamente transfere à sua nova esposa a autoridade sobre seu lar e tudo que se encontra nele. A partir deste momento tudo em sua vida será repartido. O anel também simboliza a proteção que o marido dá a sua esposa; assim como o anel envolve o dedo, também sua aura de proteção envolve a esposa. A aliança simboliza a confiança e lealdade que envolve o casal pelo resto de sua vida.
O costume é que a aliança seja redonda, de ouro sólido, simples e perfeitamente lisa, sem pedras preciosas, desenho ou gravação, nem mesmo por dentro (após o casamento pode-se gravar o que quiser nela) para que represente um simples círculo inquebrável e ilimitado entre o casal.

A aliança

O ato de quebrar o copo (Taça)

O ato final da cerimônia é a quebra de um copo de vidro pelo chatan, lembrando a todos que mesmo na maior alegria pessoal devemos lembrar a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e continuar a almejar pela sua reconstrução.
Outros significados para a quebra do copo:
Nos lembra as primeiras Tábuas da Lei, quebradas após o "Grande casamento" entre Deus e o povo de Israel; que somos mortais e devemos nos casar e multiplicar; que somos como vidro, que mesmo quebrado, pode ser reconstituído, como através de nosso sincero arrependimento somos perdoados.

O ato de quebrar o copo (Taça)

Existem outras tradições bonitas são essas:

-As sete voltas: O antigo ritual de a noiva dar sete voltas em torno do noivo tem varias explicações. Uma delas lembra a queda da muralha de Jericó, e dessa forma a noiva circula o noivo para quebrar qualquer barreira que possa existir entre os dois. As sete voltas também são alusivas aos sete dias da criação do mundo, como se a noiva simbolicamente, estivesse construindo as paredes da nova casa do casal, alem disso a noiva fazendo um circulo sem começo nem fim cria um novo mundo a dois, uma nova família.

Convidados especiais

É sabido que os antepassados do casal descem do mundo da verdade para participar da celebração do casamento. Almas ancestrais de três gerações participam de todos os casamentos judaicos. Em alguns casamentos, de diferentes níveis, até gerações mais antigas estão presentes.


As velas
O motivo do uso das velas é que, quando acesas, parecem com uma tocha de luz, lembrando os relâmpagos faiscando no Monte Sinai que acompanharam o povo de Israel.

14 Respostas

Última atividade por Carla, dia 9 de Março de 2016 às 13:27
  • Carla
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Com certeza será inesquecível seu casamento, a igreja que frequento o padre até sugere algumas das tradições judaícas, eu adoraria casar ao ar livre comos os judeus, pena que o catolicismo não permite celebrações fora do templo Smiley sad. Se tiver mais algumas dicas sobre tradições ou sobre seu casamento por favor me envie, estou completamente ansiosa pelo meu... mesmo ainda faltando 590 dias ahahaha, bjs

    • Responder
  • Mylena
    Noiva Novata Março 2020 Minas Gerais
    Mylena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, sou muito católica e tinha em mente casar na Igreja, ainda estamos pensando se será uma ou outra; Mas como também tenho que respeitar a religião dele e também por achar maaaravilhoso rsrsr queresmo uma mistura das suas religiões.Mas como algumas coisas não dá para misturar muito kkk, até então, teremos o Rabino, o noivo usará o talit e kippa; beberemos o vinho e quebraremos a taça e a linda tenda chuppah...
    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Mylena
    Noiva Novata Março 2020 Minas Gerais
    Mylena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É maravilhoso ! Toda família do meu noivinho tem descendência judaica , e todos eles seguem muitas das coisas da religião . Fui em um casamento de um dos primos dele e foi totalmente judaico ! Eu ameeeeei e é uma cerimônia muito linda e emocionante !!!!!
    • Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amém!!! Smiley laugh Vai sim! Vai ter muito amor e felicidade! Smiley smile

    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bacana Carol, seu casamento será lindo com certeza! Tentarei colocar o máximo dos costumes no meu, o que eu mais queria infelizmente não acontecera que é ser ao ar livre sobre a chuppah, devido a minha religião, mas se Deus quiser será tão lindo quanto na chácara (eu espero). Beijos obrigada por comentar.

    • Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho lindo os costumes judeu. Fui a um casamento evangélico que tinha algumas coisas. É lindo.

    Como não sou judia, a única coisa que terá no meu casamento é a chuppah, casarei em um sítio que tem, acho que eles nem sabem o que simboliza. Rsrs...

    Terei um pouquinho de um casamento judeu. Smiley smile

    • Responder
  • B
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah é sempre bom ajudar *-*E quando se trata desse assunto eu amo de verdade Bom eu comecei com a minha pastora ano passado um ensino para noivas com base no livro judeu. Pasme, nos mulheres temos muiiiiita responsabilidade dentro do casamento e o principal, com nosso marido . É bem profundo o livro . Tem para a mulher e um para os rapazes Só preciso pegar o nome kkkk
    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahh Bruna eu pesquisarei sim, por favor se tiver algum texto me envie adoro ler, eu imagino que sim, pois todas as vezes que pesquisei alguns costumes vi que cada detalhe é extremamente importante e com algum significado, sempre uma boa mensagem por traz de cada momento no casamento. Bjs obg por comentar Smiley smile

    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Foi o que meu namorado disse, eu farei apenas um jejum de meio período e muitas orações kkkkk

    • Responder
  • B
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É lindo e ensinamento do judeus em relação ao casamento é muito especial. Meu noivo e eu somos cristão com ensino judeu ,então teremos um momento da cerimônia com a tradição judaica. Se puder estude sobre o casamento no ensino judaico e verá o quão valioso é um casamento, muito mais do que pensamos. Bjos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é Jessica, Eu fui em vários casamentos que seguiram algumas tradições, porém nenhum realmente judaico, mas eu acho muito lindo, gosto da história dos judeus e de como eles fazem de um casamento um mega evento, cheio de tradições e inovações que nunca saem de moda Smiley smile

    • Responder
  • P
    Noiva Constante Dezembro 2016 Minas Gerais
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É interessante, mas fazer jejum no dia do casamento não dá né, imagina passar mal de fome kkkkkkkkk
    • Responder
  • J
    Noiva Master Dezembro 2016 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    São costumes diferentes né, e engraçado que vc nao é kkk ja ouvi falar que é um casamento muito alegre , muito festivo

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas