Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Rafaela
Noiva Novata Novembro 2025 São Paulo Estado

Casamento evangelismo e católico

Rafaela, dia 20 de Setembro de 2024 às 17:05 Publicado em São Paulo 0 12
Eu sou católica e meu noivo é evangélico (presbiteriano)
Nós queríamos celebrar o casamento ao ar livre, com um padre e um pastor mas não sabemos se isso é possivel
Alguma dica de como fazer nesse caso? As respectivas igrejas aceitarim? Teria alguma outra opção ? Obs: casamento somente civil não é uma opção

12 Respostas

Última atividade por Cíntia, dia 12 de Novembro de 2024 às 16:02
  • C
    Noiva Novata Julho 2025 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oie, tudo bem?? O Padre ñ pode celebrar casamento fora da igreja católica, alguns até fazem ( mas dizem que é errado), enfim acho que poderiam celebrar na igreja com o Padre e depois no salão com o Pastor.

Duas celebrações, pois acho que juntos é meio dificil, pois são doutrinas diferentes.

• Responder
  • Laryssa
    Noiva Novata Dezembro 2024 São Paulo Estado
    Laryssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou evangélica e meu noivo católico e vamos nos casar na igreja católica mesmo sem eu ser batizada lá, vai muito do padre quando se fala a respeito disso, porém a igreja catolica (pelo que eu sei) o padre não tem autorização para realizar casamentos fora da igreja.

O interessante seria os noivos entrarem em acordo e fazer apenas com um e com a benção do outro...

• Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, não sei se será possível, antigamente os padres faziam casamentos ao ar livre e fora da igreja, mas eles estão parando de fazer. Depende muito da diocese, na minha não é permitido. E não é nem tanto pelo padre, e sim porque é uma proibição. Então o padre que estiver disposto a fazer o casamento fora da igreja católica, pode ser responsabilizado por isso.

Depende muito, o correto é conversar certinho com o padre e pesquisar bastante.

Talvez daria para se casarem na católica e depois na igreja do seu noivo.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gostaria de estar equivocado, mas não estou e não é questão de estar aberto ou não, tem um monte de coisa envolvida, se o padre fizer ele estará assumindo a responsabilidade, eu também sou assíduo, sou ministro da eucarística, agora se a sua diocese aceita aí é outro caso, pelo menos na minha Diocese não aceita. A não ser as exceções que mencionei. No entanto o não já temos, não custa tentar.

• Responder
  • Mari
    Noiva Novata Julho 2025 São Paulo Estado
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que esta equivocado, casamentos católicos podem sim ser feitor fora da igreja, desde que o padre esteja aberto a isso, pq realmente alguns padres não estão abertos. Falo isso pq sou católica ativa e é possível sim.
    Mas um ponto concordo com vc, precisa conversar sim, é a melhor forma para resolver esse detalhe que acaba sendo tão delicado.
    Eu e meu noivo somos de religiões diferentes e chegamos a um consenso em um longo tempo de conversas sobre casamento.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rafaela, infelizmente isso não é possível, sem contar que o casamento católico só pode ser realizado dentro do templo, há exceções algumas capelas são aceitas e casos extremos quando o noivo (a) não conseguem entrar numa igreja católica (fobia a imagens ou algo do tipo), mas tem que ser muito bem conversado, meu caso é semelhante ao seu, o que eu propus na época para minha esposa, que casássemos numa igreja católica algo simples, somente eu, ela, nossos pais e irmãos e uma testemunha, com a finalidade de validar meu casamento junto a minha religião e eu continuar participando dela, e quanto a parte dela casaríamos onde ela quisesse como ela quisesse, mas ela não aceitou e casamos numa igreja católica mesmo e fizemos uma benção com um pastor escolhido por ela no salão, aí vai depender de muita conversa entre vocês, é possível fazer um casamento ecumênico, mas você creio que não valerá como um sacramento para a igreja católica, que acredito que você preze por isso, então vai ter muito diálogo.

• Responder
  • Mari
    Noiva Novata Julho 2025 São Paulo Estado
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii,

Olha você precisa conversar com o padre, para ver se é possível esse casamento misto. Pela igreja, não é possível misturar as religiões, tem apenas algumas que pode, como por exemplo: Batista..

Mas veja com o padre, é a melhor coisa.

No meu caso, eu sou católica e a família do meu noivo é da congregação e vamos fazer a cerimonia religiosa de manhã, para apenas minha família, escolhi algo bem simples, nada de decoração e sem todas as entradas.. E já na parte da tarde, terá o casamento com tudo oq tem direito. Talvez isso possa ser uma opção pra você.

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nesse caso você vai ter que pedir uma autorização ao seu bispo para um casamento misto. Você pode sim pedir para celebrar fora da igreja, porém vai do bispo liberar ou não. O padre não faz nada nesse caso, quem manda é o bispo.

O ideal é você agendar na sua paróquia para ver toda a tramitação, pois existe um processo. E no seu caso, para casar na Igreja Católica seu noivo terá que declarar que os filhos de vocês serão católicos, batizados e que ele jamais irá te impedir de praticar sua fé ou ensiná-la aos filhos.

Recomendo procurar rápido, pois esse processo leva tempo. Sobre a celebração, o matrimonio tem um rito que precisa ser obedecido. Isso significa que o pastor deverá se adequar a ele.

Procure a paróquia para começar os trâmites. E como já foi falado, não existe bênção católica a casais que não tem o matrimônio. Se não tem matrimônio, vive em fornicação.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Curiosa Novembro 2025 Paraná
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O padre nunca vai celebrar o matrimonio fora da igreja católica, todos os casamentos que acontecem fora da igreja católica e os noivos são católicos houve o matrimonio antes em algum momento na igreja anteriormente, ou seja, num dia de semana uma cerimonia entre os três.
    Alguns padres também não fazem a benção fora da igreja, para não haver confusão entre benção e matrimonio, mas aqui na minha cidade tem alguns padres que fazem, mas normalmente quem vai é o diácono.

Outro ponto: você quer o matrimonio da igreja católica? Se sim, dai tem todos os trâmites, documentação, curso de noivos (que ambos precisam fazer), dispensa de religiões diferentes. Agora e for um caso de só ter a benção dai precisa ver qual trâmite a igreja católica segue.

• Responder
  • Nicki
    Noiva Esperta Novembro 2024 Rio de Janeiro
    Nicki ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina, eu nunca pensei nisso, juro! Mas, acredito que o pastor não se incomodaria de fazer a cerimônia conjunta, se for assim mesmo e eu não tiver entendido errado. Eu não sei como funciona na igreja católica, mas ir ali dar a bênção aos noivos não deveria ser negado, mas também depende do pastor... seria só algo simbólico para representar a religião dos dois ou realmente o religioso com efeito civil? Não sei se pode fora da igreja, no caso da católica, têm algumas regras, né? Fiquei realmente curiosa...

• Responder
  • Helena
    Noiva Novata Agosto 2024 São Paulo
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Rafaela!! Tudo bem? Eu sou evagélica, mas tenho muita afinidade com a igreja católica, já frequentei, e até onde eu sei, o casamento na igreja católica é um sacramento e não é celebrado fora da igreja catolica e si, os padres não estão autorizados a realizar em outros locais, salvo exceções, como na pandemia alguns casais casaram ao ar livre com a benção do padre. Mas não tenho certez absoluta se a informação é verídica, eu apenas ouvi outros casais de amigos falando sobre. Também quando se casa na igreja católica os noivos devem realizar um período de catequese, algo como um preparatório para o casamento. Eu sugiro que você busque saber direitinho em alguma igreja proxima de você, pra ter certeza do processo

• Responder
  • Agnes
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, a igreja católica não permite que o sacramento seja dado fora da igreja. Porém, em casos de celebrações ecumênicas (o seu caso, onde tem o pastor e um padre) você precisa conversar com o padre se será possível dar a benção, pois cada diocese tem um processo próprio.

Não tenha medo de procurar a igreja, eles vão te ajudar certinho! Precisa ver também sobre como é a celebração do matrimonio na igreja do seu noivo, então meu conselho é: conversem com o padre e o pastor para entender o que pode ou não ser feito Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas