Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado

Casamento fora do espaço físico da Igreja, na religião Católica Apostólica Romana.

Carolina, dia 26 de outubro de 2022 às 19:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 16

Boa noite!

Gostaria muito de saber se alguém está passando pelo mesmo processo que eu e poderia me ajudar de alguma forma!

Estou planejando o meu casamento para o final do ano que vem (NOV/2023), e gostaria muito que a minha cerimônia fosse realizada por uma padre da Igreja Católica Apostólica Romana, porém, tenho o sonho de realizar o meu casamento ao ar livre, em um ambiente aberto como um campo. Tenho grandes justificativas porque gostaria de realizar dessa forma, em resumo, acredito que Deus está em todos os lugares.

Alguém está passando pelo mesmo processo, em busca de um padre que aceite realizar a cerimônia fora do espaço físico da Igreja?

Vale ressaltar que eu já possuo autorização da Diocese do lugar onde irei me casar, falta encontrar o padre apenas! Porque é tão difícil?

16 Respostas

Última atividade por Andressa, dia 31 de outubro de 2022 às 10:34
  • Andressa
    Noivo Ativo Novembro 2024 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol, uma amiga minha é catolica e quer a mesma coisa: casar ao ar livre com o padre fazendo a cerimonia, e ela conseguiu. Teve que pedir documentação e dar justificativas, foi aberto um processo e estão aguardando a resposta ( mas já é praticamente certo). Caso não desse certo ela ia se casar no civil, ou na igreja e contratar um celebrante para o casamento no campo

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carol, a igreja catolica romana não faz sacramentos fora da igreja, porém, tem uma igreja no meu bairro que faz, só não sei até em qual distância. Nos acabamos optando em casar com um padre católico anglicano porque nao queriamos casar sem uma figura religiosa.. e poderemos receber o sacramento da romana dentro da igreja em um outro momento só nos dois.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol, você está passando pelo que eu passei no começo desse ano e a dica que eu dou é a mesma que me derão... receba o sacramento do casamento antes ( nem que seja um dia antes ) que o Bispo autoriza que a cerimônia de benção seja realizada ao ar livre.

    É exatamente o que iremos fazer aqui, casaremos religioso com efeito civil na igreja na sexta-feira 25/11 sem convidados, só mães, um irmão de cada lado e as 4 testemunhas, e assim ficou autorizado o padre ir até a casa de festa e fazer nossa cerimônia no jardim, pq o sacramento do casamento que é o mais importante já teremos recebido.

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carolina, como a maioria disse o casamento não é válido se não é realizado dentro da igreja. Somente se o Papa te der uma autorização.

    Como sugestão, se você conhecer um padre amigo da familia (por exemplo), você pode pedir que ele faça uma benção especial na cerimônia fora da igreja.

    Gosta dessa ideia?

    E se ainda não passou por aqui 👉 Como encontrar fornecedores em PROMOÇÃO , pode ser de muita ajuda!

    Posso ajudar em algo mais?

    Um beijo!Smiley flower

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, sou de Mauá/ABC e por aqui tem um padre que realiza o casamento fora da igreja e ele está na aba de fornecedores se chama Demétrio não sei se atende onde você reside dá uma olhada, cotamos com ele mas meu noivo decidiu por celebrante, estava nesse impasse mas acabei encontrando ele.

    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O que você pode conseguir com algum padre é apenas a benção, o sacramento do matrimonio nao é valido fora da igreja, infelizmente. O que você também pode fazer é uma cerimonia na igreja so você seu noivo e seus pais por exemplo um dia antes, bem simples mesmo sem vestido e tudo aquilo, só para ter o sacramento, e depois receber a benção onde vocês desejam. Algumas igrejas autorizam dessa forma e o padre aceita.

    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flor, sou católica... inclusive era da pastoral da família.

    Sacramento só pode ser recebido dentro da igreja, o que vc pode fazer é receber o sacramento antes da festa e contratar alguém para realizar uma cerimônia simbólica no dia.

    O que a Anna falou sobre receber o sacramento fora da igreja é real, se a pessoa estiver em seu leito de morte... o padre pode realizar o sacramento no hospital por exemplo.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É a melhor opção pra não ter problemas e nem o sacramento inválido
    • Responder
  • Carol
    Noivo Constante Abril 2025 São Paulo Estado
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Carolina, uma das opções que sei que é realizada, é você e seu noivo receberem o sacramento do matrimonio dentro da igreja, em uma cerimônia com apenas vocês dois e as testemunhas, com o padre, e ai depois o padre no dia do seu casamento, só faz uma cerimonia como celebrante, com algumas palavras bonitas, mas sem usar roupas de padre e sem realizar a comunhão.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ia falar exatamente isso. Conheço várias pessoas que fizeram o mesmo
    • Responder
  • Ingrid
    Noiva Esperta Maio 2023 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito, Karen! Infelizmente tem muitos casos de invalidade sacramental Smiley sad
    • Responder
  • Ingrid
    Noiva Esperta Maio 2023 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii Carol!
    Sou católica e entendo um pouquinho das tradições da igreja católica apostólica romana.
    Um padre deve realizar cerimônias sacramentais (o casamento é um sacramento muito importante para a igreja) somente em ambientes sacros, ou seja, em igrejas!Padres podem realizar celebrações e cerimônias em outros ambiente somente com autorização do Vaticano, a autorização da diocese ou arquidiocese não constam para esses casos. Por isso, está difícil de encontrar um padre que atenda ao seu pedido.Ah! Você encontra essas informações em livros da tradição católica, como por exemplo o catecismo. Espero ter te ajudado ❤️
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você já tem autorização da diocese não tem nenhum padre da mesma disponível?
    • Responder
  • Karen
    Noiva Ativa Julho 2023 São Paulo Estado
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, noivinha.

    Os padres só podem celebrar casamentos dentro da Igreja, com exceção de autorização do Vaticano. Eu tenho uma colega que conseguiu essa autorização (por um motivo bem crítico) e se casou em uma chácara que tinha um espaço com teto, uma cruz e uma mesa (tipo uma capela ecumênica). Creio que esse "espaço" tenha facilitado a autorização.

    Para os católicos: É importante se atentar a alguns homens por aí que se "vestem" como padres, fingem ser sacerdotes e "celebram" muitos casamentos, que aliás, são inválidos pela Igreja.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nenhum padre ou diocese é autorizado a celebrar fora da igreja. A autorização vem do vaticano, e é praticamente impossível que isso aconteça. Sugiro que você se atente muito nisso pro seu matrimônio não ser inválido. Fora da igreja o sacramento não existe.
    Uma saída boa pra te ajudar a casar como você quer é casar primeiro na igreja (receber o sacramento de fato), mesmo que apenas seu noivo, você e o padre. E depois no local que você escolher, do jeito que você planejou, uma bênção, mas não parecido com o sacramento do matrimônio, por que não pode, mas o padre pode abençoar a família que vocês já formaram após receber o sacramento
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que eu saiba essa "autorização" precisa vir do Vaticano.
    Muito difícil um padre aceitar fazer o "matrimônio" já vi bençãos, mas matrimônio só em casos extremos como "doença, internação, etc"
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas