Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Novata Julho 2023 Minas Gerais

Casamento fora do templo com presença de padre

Paula, dia 9 de outubro de 2023 às 16:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 6

Ei galera, tudo bem?

Passando para poder dar o meu relato sobre o meu casamento. Quando fiquei noiva, minha grande preocupação era se a igreja autorizava o casamento realizado por um padre ou não fora do templo. Sou nascida e criada na Igreja Católica, e por mais que meu sonho sempre fosse casar ao ar livre, não faria sentido me casar sem a benção ou precisar me casar na igreja para depois um celebrante celebrar meu casamento.

Expus a minha situação aqui pois queria ajuda na confecção de uma carta para o bispo e o pior aconteceu: um tanto de gente me dizendo que isso era impossível e que a igreja não autorizava.

Sou de Belo Horizonte, me casei em 01/07/23 e tive a presença de um padre romano em meu casamento. O trâmite foi o mesmo como se fosse me casar no templo. Paguei a taxa, me confessei, fiz curso de noivos, entreguei todos os documentos na minha paróquia e o adicional foi que redigi uma carta de próprio punho para ser entregue ao bispo dizendo dos motivos da minha união fora do templo.

Acredito que o mais essencial foi encontrar um padre que fosse aberto a isso, ele me ajudou demais! E meu casamento foi lindo e abençoado como sempre sonhei.

Noivinhas que desejam o mesmo: pesquisem! Conversem com a paróquia de vocês, o padre de vocês. Deu tudo certo para mim e queria passar o relato para vocês. É POSSÍVEL! Smiley heart

6 Respostas

Última atividade por Paula, dia 10 de outubro de 2023 às 17:35
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ei Sandra, tudo bem?

Realmente há muitos pontos nesse processo. Ainda há muita desinformação e a própria rigidez dos padres em realizar esse tipo de casamento. Em minha região, conheço apenas três... se você olhar meu post, já fui até questionada se o padre era romano kkkkk
    Espero que no futuro eles possam padronizar isso e tornar possível e viável para todos, espalhar informação.

Desejo um casamento muito abençoado para você!
    Que Deus ilumine a sua união! Tenho certeza que está pensando no que será melhor para todos que estarão presentes nesse dia tão especial.

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ei Caroline,

O padre só realizou o casamento mediante a autorização do bispo, então creio que não há nada de "erro" nisso. Algumas localidades já permitem esse tipo de casamento, durante o meu curso de noivos foi falado sobre isso. A dificuldade é encontrar algum padre que aceite realizar o casamento.

Acredito que ainda há uma rigidez muito grande voltada ao tradicionalismo e me sinto extremamente feliz e grata quando encontro alguém que vá de encontro a flexibilização. Percebo que há uma negação dos próprios padres em realizar casamentos fora do templo.

Creio que Deus está em todo lugar e estamos caminhando para algo diferente.

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ei Rebeca,

Sim, o padre era Romano. Passei por todo trâmite dentro da igreja Católica. Fui até a minha paróquia e dei entrada, fiz o curso de noivos, me confessei. Como falei no post, o mais essencial é encontrar um padre que seja aberto a isso. Ainda há muita desinformação e pessoas que acreditam não ser possível. Te digo que não é fácil encontrar algum padre que tope, durante o nosso curso de noivos, somente a gente tinha conseguido. Ouvimos vários relatos de pessoas que tentaram mas não houve liberação. Fico feliz de haver essa flexibilidade em alguns locais/regiões.

• Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fico muito feliz que você tenha podido realizar seu sonho! Achei diferente a solução encontrada, mas fico feliz que para você tenha dado certo. Lembro de você postar sobre isso há um tempo hahahaha causa estranhesa à princípio mas, até onde eu sei, as normas pro sacramento do casamento são que eles aconteçam dentro do templo, mas há uma pequena (e bem pequena hahaha) flexibilidade para que o bispo ( ou o ordinário local) autorize a celebração em outros espaços a depender da justificativa do casal e pelo que eu entendi essa foi a forma que você conseguiu para celebrar seu casamento. Espero que flexibilizem para mais pessoas no futuro, as mudancas precisam começar, mesmo que aos poucos. Eu mesma vou ter que casar duas vezes, uma na igreja e uma fora, mesmo o noivo não sendo católico e a família dele não falando português (o que seria bem complicado de resolver, e fez com que a gente combinasse de não ter convidados na cerimônia católica. Seremos apenas nós e as testemunhas, pois os convidados sequer entenderiam).
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Fevereiro 2024 Espírito Santo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Paula!

Fico feliz que tenha realizado seu sonho, mas das duas, uma: ou ele não era um padra da Igreja Católica Apostólica Romana de verdade, ou ele foi antiético, porque além de ser PROIBIDO pela igreja, é muito feio realizar para uns e para outros não.

Afinal, não existe um "padre aberto a isso", porque isso não é decisão do padre, mas sim da Santa Igreja, a qual ele deve obediência, e onde é totalmente proibido realizar um sacramento fora do templo.

Erro totalmente do padre, não de vocês, mas é triste ler esse tipo de relato e observar que nem mesmo na igreja encontramos um lugar justo e honesto de verdade.

Vou até deixar um trecho aqui, mas vc encontre isso e mais em uma pesquisa rápida:

O cânone 1.118, § 1 do Código de Direito Canônico estabelece:

Cân. 1118 — § 1. O matrimônio entre católicos ou entre uma parte católica e outra não católica mas batizada celebre-se na igreja paroquial; pode celebrar-se noutra igreja ou oratório com licença do Ordinário ou do pároco.

É contra teologia, tradição e regras da igreja, uma pena que só se aplica em quem eles querem.

• Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii, Paula! Que bom que conseguiu realizar do jeito que sonhou. Poderia explicar melhor? Acredito que o padre não era da Igreja Católica Apostólica Romana, certo? Conheço noivas que casaram pela Brasileira ou por outras que permitiam o padre celebrar fora da Igreja/Altar. Fui informada que o padre da Igreja Católica só poderia celebrar, caso fosse parente próximo. Enfim, sempre quis casar na igreja, então não seria um ponto, mas para as noivinhas que ainda estão tentando essa opção, seria legal dar mais detalhes. Felicidades a vocês Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas