Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Pâmela
Noiva Ativa outubro 2024 Minas Gerais

Casamento inter-religioso

Pâmela, dia 6 de Abril de 2022 às 10:37 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 14
Olá. Meu noivo é cristão e eu não, gostaríamos de fazer uma cerimônia que atendesse a nós dois, mas descobri por aqui que é bem difícil um padre fazer uma cerimônia fora da igreja (Imagine junto de outro líder religioso kkkkk). Não sei o que fazer pq não queremos uma cerimônia não religiosa e nem dois casamentos. Já estou desesperada e meu noivo que deixar somente a minha religião pelo fato ser mais importante para mim do que para ele, mas eu não quero isso. Por favor, me ajudem

14 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 11 de Abril de 2022 às 10:14
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso, converse com ele abertamente. Como católico ele terá muitos desafios, então ele que tem que decidir se quer. Caso ele não queira, siga apenas com os planos da sua religião.
    • Responder
  • Pâmela
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela resposta, foi muito esclarecedora e eu vou mostrar para o meu noivo, já estava pensando no padre anglicano como uma saída perfeita kkkkkkkkkkk. Verei oq ele deseja fazer com relação à religião dele já que ele não é muito religioso talvez não tenha problema.
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A pessoa ideal pra isso é o pároco da paróquia dele (leia a paróquia mais próxima a casa dele, paróquias são territoriais). Ele precisa ir lá e relatar o caso, perguntando ao padre qual seria a dispensa melhor no caso dele. Lembrando que há também todo um processo, ele vai precisar pedir a certidão de batismo dele e a própria paróquia que encaminha para o bispo analisar a situação.

Portanto minha recomendação é marcar uma hora com o padre e conversar abertamente sobre, até porque vocês terão desafios como casal de religião mista, então a parte católica (seu noivo no caso) precisa de uma série de orientações.

Vi aqui que falaram de padres da igreja anglicana. Sem a devida dispensa do bispo romano, qualquer cerimônia presidida por ministro de outra denominação é nula, ou seja, ainda que um padre anglicano vá a festa, seu noivo não será casado perante a igreja Católica. Significa que ele não pode comungar, servir no altar e por aí vai.
    • Responder
  • Pâmela
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que maravilhaaaa. Você pode me recomendar algum? Muito obrigada

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pamela, por aqui eu sou católica e meu noivo não é queríamos casar na capela do espaço que contratamos pra festa pra melhor mobilidade dos convidados e da gente também. Pesquisamos e tem igrejas católicas que disponibilizam padres a fazer fora da igreja sim mas optamos por um padre da igreja anglicana que tem uma proposta um pouco diferente, ele faz uma cerimônia religiosa porém bem personalizada, o que deixa o momento mais especial e amamos a ideia, inclusive achei procurando aqui na comunidade.
    • Responder
  • Pâmela
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, eu nunca ouvi falar disso na minha vida. Achei muito interessante, obrigada ♥️
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se ele é católico ele pode entrar com um pedido de dispensa de forma canônica junto a curia local (quem concede essa dispensa é o bispo). Nesse caso o casamento na sua religião teria valor pra igreja católica também.

Porém existem alguns requisitos que envolverão também você, como a obrigação de os filhos serem católicos (entre outras). A curia local pode orientar melhor.
    Realmente dispensa para casamento fora da igreja é bem difícil de o bispo autorizar (com autorização expressa do bispo um padre pode ir, após pedido de casamento com disparidade de culto, já que você não é cristã).
    • Responder
  • Aninha
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu sera feito no local da festa, escolhi uma chácara q tem local para cerimônia, sem cruz, sem nada religioso. Eu tenho a crença evangélica mas não frequento igreja e meu noivo crê em Deus mas não frequenta igreja tbm. Então resolvemos assim
    • Responder
  • Pâmela
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada ♥️ vou pesquisar sobre
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pâmela, na igreja anglicana realizam-se casamentos interreligiosos. Talvez seja uma opção pesquisar algum padre/bispo/pastor que seja desse segmento, mas realmente não sei se te supriria...

Normalmente escolhem um celebrante ou juiz de paz nesses casos, mas vi que você também não gostaria de algo desse tipo, então acho que o melhor seria procurar algum religioso que faça celebração interreligiosa mesmo.

• Responder
  • Polliana
    Noiva Ativa Setembro 2023 São Paulo Estado
    Polliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie, tem a opção de contratar um celebrante.
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pâmela, ia dar a ideia da Mayara, acho que um celebrante atenderia a vocês dois.

• Responder
  • Pâmela
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O problema é que com o celebrante não é uma cerimônia religiosa e eu não abro mão disso
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês já pensaram em contratar um celebrante para fazer o casamento? Acho que isso resolveria os problemas!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas