Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Raissa
Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo

Casamento intercultural(brasil x Holanda)

Raissa, dia 16 de Julho de 2020 às 07:48 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 17

Oi noivinhas, tudo bem? Smiley ring
Vou me casar em 06 de Fevereiro e tenho tantas dúvidas sobre a formalização do casamento entre dois países diferentes. Além de estar organizando tudo sozinha aqui no Brasil, porque meu noivo está preso lá devido à pandemia. Alguém em condição semelhante para compartilhar comigo experiências e angustias?

Casamento intercultural(brasil x Holanda) 1

17 Respostas

Última atividade por Camila, dia 6 de Agosto de 2020 às 12:15
  • Camila
    Noiva Curiosa Agosto 2020 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai, que ótimo que deu tudo certo e que te ajudou! Fico muito feliz mesmo, eu aprendi isso tudo pela dor, correndo atras, sofrendo e chorando muito de desespero, porque ninguém dividia informação ou até mesmo por ser muito difícil de encontrar informações legais. Por isso sempre que vejo casos assim eu tento ajudar ao máximo.

    Eu sei o quanto esse momento é cheio de stress e dúvidas, então sempre que precisar de alguma coisa que eu consiga ajudar, é só me chamar Smiley heart

    Que vocês sejam muito felizes, tenham um lindo dia e uma linda vida!

    Um beijo

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que notícia maravilhosa, Rá!! Fico muito feliz que finalmente esteja resolvendo os trâmites burocráticos de documentação. Imagino que a pandemia tenha atrapalhado muito esse processo... E essa questão do tradutor juramentado foi importante a Camila ter dito!! Só conhecia para outras questões (tradução de diplomas). Acho que essa indicação poderá ajudar muitas outras noivas mesmo!!

    E imagina, fico muitíssimo feliz por ter ajudado de alguma forma!! Um enorme beijo, felicidades a vocês! E, se puder depois, compartilha com a gente como foi esse trâmite. Acredito que possa ajudar muita gente!! Felicidades a vocês! Se cuidem. Beijos!! Smiley heart

    • Responder
  • Raissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Débora, c ta boa mulher? Menina o consulado voltou a funcionar essa segunda-feira então já consegui organizar a vida com relação à documentos e questões consulares. Ou seja, agora as coisas vão andar. Com as informações da Camila foi ainda mais fácil de encontrar tradutor juramentado e saber mais ou menos os passos que eu deveria dar para iniciar os trâmites do casamento civil. De toda forma, todas vocês foram super fofas e me ajudaram incrivelmente muito. Obrigada a todas de coração e vamos em frente! Smiley heart



    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Raissa, passei aqui no debate pra ver se você tinha conseguido ver a documentação certinha. E pelo jeito, deu tudo certo, né? Que bom que a Camila já tinha experiência no assunto e pôde ajudar. Já deixei o debate salvo para ajudar outras noivas que passem por trâmites parecidos também. Felicidades a vocês! Grande beijo!! Smiley heart

    • Responder
  • Raissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    CAMILA DO CÉU!! Eu me desabei de chorar. Hoje mesmo fui no cartório e seguimos esses passos que você indicou, nossa muito obrigada vocÊ não faz ideia de como ajudou viu? Deus te abençoe Smiley heart

    • Responder
  • Camila
    Noiva Curiosa Agosto 2020 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagina, sem problemas! Eu estou falando da minha experiência, pode ser que mude alguma coisa se vocês forem se casar em outro lugar, mas se for no Brasil funciona assim para basicamente todas as cidades. Podem pedir alguns documentos diferentes (que você pode consultar no cartório de registro civil mais próximo da sua casa), mas um documento que eu sei que o seu noivo precisará apresentar é a certidão de solteiro dele (que ele solicitaria no caso na Holanda ou na Embaixada/Consulados da Holanda no Brasil). Todos os documentos emitidos fora do Brasil precisam ser apostilados (a Holanda é signatária da convenção de Haia que regula a questão do apostilamento) e essa apostila é feita no país de origem do documento por alguns órgãos específicos. Indico seu noivo já pesquisar como funcionaria para tirar essa certidão e onde ele conseguiria apostilar. A certidão do meu noivo tem a validade de 120 dias a partir da data de emissão.

    Também é solicitada uma certidão de nascimento do seu noivo, apostilada e traduzida.

    Depois de todos esses passos de tirar certidões, apostilar e traduzir, você ainda vai precisar ir em um cartório de registro de títulos e documentos e registrar todos esses documentos. No meu caso precisamos registrar a certidão de solteiro e a certidão de nascimento do meu noivo.

    Fazendo um resumo então, acredito que primeiro você deva procurar o cartório na sua cidade e verificar a listagem de documentos necessários para casamento com estrangeiro.

    Com relação ao tradutor juramentado você consegue achar neste link do site oficial da JUCESP segregado por idioma:

    http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/lista_tradutores_e_interpretes.pdf

    Espero que tenha conseguido ajudar um pouquinho Smiley smile

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Raissa!

    Que casal lindo vocês formam! Smiley heart

    Vocês se casarão no Brasil? Indico buscar as informações oficiais sobre a legalização do casamento nos consulados do Brasil e da Holanda porque as regras diferem de país para país.

    Depois conte pra gente!

    Um beijo

    Smiley kiss

    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende de casa país e cada embaixada. Geralmente se casa na própria embaixada do país de origem, então caso seja ele a vir pro Brasil o casamento seria na embaixada da Holanda , se for casar lá , vocês se casam na embaixada do país , ou o visto para casamento.




    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raissa. Creio que a resposta das meninas vão te ajudar muito. Vai dar tudo certo! Smiley heart

    • Responder
  • Raissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Camila, muito obrigada viu? Eu imaginei mesmo que fosse. Você saberia me dizer onde eu tenho que ir primeiro? Onde eu encontro tradutor juramentado? E o documento traduzido só dura 60 a 120 dias é isso? 😲
    • Responder
  • Camila
    Noiva Curiosa Agosto 2020 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Raissa, sei muito bem como é difícil essa situação! O meu noivo é irlandês e mora no Brasil comigo. Vamos nos casar agora em agosto somente no civil e devido a pandemia não iremos poder nem fazer uma comemoração, pois a família dele também não poderá viajar para cá.

    A burocracia é terrível e são muitos documentos necessários. Se vocês forem casar no civil no Brasil, eu indico já verificar as documentações necessárias na sua cidade e pedir para o seu noivo já providenciar as mesmas no país dele, porque elas precisam ser apostiladas e depois traduzidas por um tradutor juramentado no Brasil.

    PS: cuidado com as datas de validade, muitos documentos tem validade entre 60 e 120 dias.

    Se precisar de ajuda em alguma coisa que eu conseguir, será um prazer! Beijos

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Raissa! Onde vocês irão morar? Se for no Brasil, vocês já podem na cerimônia fazer o casamento com efeito civil. Se for fora do Brasil, embora seja possível homologar o casamento realizado em outro país, é um procedimento mais burocrático. O ideal seria você ligar nas embaixadas dos respectivos países e também no próprio cartório da sua cidade para ver se em caso de casamento aqui, o seu noivo vai precisar de algum documento adicional.
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro, vou perguntar sim e te dou um retorno. Smiley winking

    E espero que outras noivas com situação parecida com a sua também possam te ajudar!! Beijos!!

    • Responder
  • Raissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, eu fiz. Na verdade continuo tentando, sabe? Mas o consulado aqui esta fechado e quando mando email eles me direcionam para o site, que também não esclarece muito. Eles informam que quando abrirem poderei comparecer pessoalmente, mas até lá... rs Se vc puder perguntar, eu agradeço muito Smiley heart

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahhh, entendi. Bom, posso ver com minha amiga como foi no caso dela caso te interesse saber. Além disso, você pode ligar na embaixada (tanto da Holanda como do Brasil) e perguntar sobre essa questão. Eles devem conseguir ajudar nisso também. Me avisa se quiser que eu pergunte pra minha amiga, tá? Será um prazer ajudar. Beijos!! Bons preparativos pra vocês!

    • Responder
  • Raissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Débora.

    Então nós vamos comemorar no Brasil e a família dele está vindo para a celebração aqui. Mas quanto ao civil nao sei se o ideal seria fazer lá ou aqui por uma questão de burocracia e tals, sabe? Acho que essa é a minha maior duvida.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Raissa, uma amiga minha fez o seguinte: ela casou no civil lá no Canadá e depois fez uma pequena celebração para os familiares e amigos íntimos (mini wedding) aqui no Brasil. Vocês pretendem morar onde? Talvez valha a pena fazer o civil no país onde pretendem morar. E aí a celebração vocês podem fazer 2 celebrações se for o caso, caso as famílias nao possam estar juntas. Acho que é uma ideia interessante!!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas