Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Noiva Principiante Maio 2022 São Paulo

Casamento interdenominacional

Tatiane, dia 28 de Agosto de 2020 às 01:25 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 29
Boa noite, noivinhas!

Meu namorado e eu estamos começando a planejar nosso casamento. Ele faz questão do religioso, para a benção. Porém, eu sou evangélica (Batista) e ele é católico. Alguma de vcs consegue me dar uma luz acerca do que fazer? Funciona celebração ecumênica? Podem me ajudar? Obrigada desde já!!

29 Respostas

Última atividade por Anna, dia 31 de Agosto de 2020 às 16:17
  • A
    Super Noiva Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico feliz de poder ter ajudado!! Depois me conta qual foi a decisão e o que decidiram!! Boa Sorte ai Smiley heart Smiley heart

• Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, amei a ideia!!! Seu relato foi como uma luz pra mim haha com certeza vou apresentar essa opção pra ele. Os dois acabam abrindo mão de algo, mas relacionamento é assim mesmo... Obrigada e obrigada!!
    • Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Tatiane! Smiley smile

Trouxe um artigo aqui do portal que pode te interessar:

Casamento ecumênico e inter-religioso

Ahh aproveita e vem participar também do joguinho que tá rolando aqui na Comu:

Duelo de vestidos: escolha o seu!

Beijos, linda Smiley heart

• Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii noivinha, no meu caso eu sou católica e meu namorado é evangélico (ele é da congregação), a história nossa pra decidir como seria o casamento é longa, foram muitas discussões... Mas no final acabamos decidindo em: Como o importante pra mim, que sou católica, é receber a benção e poder voltar a comungar, decidimos que vamos nos casar no civil com uma cerimônia grande, com festa e tudo, e um celebrante... E antes de viajarmos para lua de mel, vamos nos casar no religioso, na minha igreja, mas apenas no sacrário, só eu, ele e o padre mesmo... Você pode dar essa ideia pra ele! Se pra ele o importante for a benção, creio que ele vai acabar aceitando...
    Mas eu tive que abrir mão da cerimônia na igreja que eu tanto queria, pra poder fazer a vontade dele, pq o casamento é para os dois, maaas ele também teve que abrir mão de umas coisas, pq eu disse que mesmo que não vai ser na igreja eu gostaria de colocar umas imagens de Nossa Senhora e da Sagra família, então e uma via de mão dupla, eu abri mão e ele também!

• Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poxa que bacana!! Gostei da ideia do celebrante, acho válido dar uma pesquisada e ver o que se enquadre pra nós dois
    • Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente não é uma situação muito fácil rsrs mas gostei da sugestão e acredito que talvez seja a melhor opção!
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho algo muito delicado, mas é possível convidar um padre e um pastor. Vcs podem dividir os momentos, colocar os dois para darem uma palavra (como em uma celebração inter-religiosa) Ou então, convidar um celebrante que não celebre com cunho religioso.
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, eu ameeei ...
    O celebrante ele meio que substitui um padre, um pastor ... ele sai mais em conta do que um juiz de paz, o celebrante ele tem autorização para realizar casamentos ...
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Esperta Setembro 2024 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muito triste isso realmente. Infelizmente a intolerância religiosa acaba prejudicando muito nesse momento tão especial.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Março 2022 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaah entendi! Uma última opção caso ele faça questão do religioso é vcs casarem na igreja católica em uma cerimônia só para vcs e os pais dele, antes da festa. Depois, no dia da celebração, já casados na igreja, vocês podem receber a benção do pastor. Esse casamento na igreja quando os noivos são de religiões diferentes, mas ambos cristãos, é chamado “misto”. Disparidade de culto é quando um noivo é cristão e o outro não. Ambos são possíveis, mas precisam da autorização da autoridade católica.
    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Clicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meus pais também disseram que não iriam caso fosse feito no terreiro por isso optei por uma celebração ecumenica mas teremos sim uma cerimonia na nossa religiao, disso não abro mão de forma alguma. Eu amo minha religião, é onde me encontrei e estou muito bem. Da minha familia nunca recebi apoio algum então são pessoas que não faria questão de estar comigo lá mas meus pais eu queria muito. Faremos somente com os filhos da minha casa e da casa dele.

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você pode fazer duas cerimônias, uma no dia da recepção, com o pastor; e outro dia na igreja católica.

Muitas pessoas tem feito assim, aí não abrem mão do casamento religioso e nem da cerimônia ao ar livre.

😘
    • Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso é o contrário haha, eu sou evangélica e ele católico! Eu particularmente acho essa opção muito interessante, porem ele e a família são muuuuito católicos e tenho medo disso ser algo que não o deixe feliz... Mas é uma opção que vou apresentar a ele, visto que padre não celebra fora da igreja...
    • Responder
  • C
    Clicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda não me casei, estamos nos preparativos mas a cerimonia será feita por um celebrante.

• Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Março 2022 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Tatiane! Você faz questão do padre? Porque os padres não fazem cerimônia fora da igreja, como seu noivo é evangélico ficaria inviável. Vocês poderiam contratar um celebrante não religioso para a cerimônia e pedir para que o pastor da igreja dele faça uma benção, o que acha?
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Esperta Setembro 2024 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa eu tenho um casal de amigos que vai celebrar o casamento no terreiro deles, e a mãe do noivo disse que não irá (católica intolerante). Isso é muito triste porque eles querem muito celebrar na religião deles e infelizmente não podem contar com a compreensão de todos. Eu sou católica e serei madrinha deles com muito orgulho e estarei lá com meu coração aberto para a religião deles, porque isso não interfere na minha fé nem na deles. No seu caso, eu entendo que você quer deixar tudo mais confortável. Mas acho justo vocês receberem a benção na religião de vocês se for importante, nem que seja mais intimista, só vocês dois.

• Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal!! É que no caso, embora ele faça questão do religioso, eu preferiria fazer em algum local ao ar livre, e não na igreja propriamente dita. Porém tem isso de que o padre não celebra fora da igreja. Então estamos a procura de algo que satisfaça a nós dois!
    • Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seu casamento já aconteceu? Como foi a experiência? Acho que a celebração ecumênica seria o mais viável no meu caso tb! Porém nunca conheci alguém que tivesse feito e que possa me dar um norte sobre isso,sabe?
    • Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como funciona a questão do celebrante? Foi boa a experiência?
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso, o padre da igreja católica romana não faz fora da igreja mesmo, somente o padre da católica anglicana! Aqui na comunidade na parte dos fornecedores você consegue encontrar, caso seja do seu interesse! Boa sorte! 😘😘
    • Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou dar uma olhadinha sim! Eu particularmente pensei na celebração ecumênica, mas dizem que padre não faz fora da igreja. O pastor faria e não gastariamos com isso, mas acho que ele faz questão da presença do líder religioso dele... Mas vamos olhar todas as possibilidades Smiley smile
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Tatiane! Aqui sou católica e o noivo não, faremos uma cerimônia ecumênica no dia festa (no mesmo local) e estamos pensando em pedir a benção do padre depois!

Como vi que o orçamento de vocês está apertado, existe a opção de casar na igreja católica no casamento comunitário, sem gastar nada!

Dá uma olhadinha nesse debate da Danny, espero que possa te ajudar!

Casei mais uma vez! – Casamento comunitário católico #vemver

Beijos e boa sorte!

• Responder
  • C
    Clicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui ambos somos do candomblé mas minha familia TODA é evangelica e não aceita bem, escolhemos fazer a cerimonia ecumenica. Acho que fica confortavel pra todo mundo.

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Tatiane,
    Na Igreja Católica o nome é Casamento com Disparidade de Culto.
    Você deve explicar ao padre da igreja onde quer casar a situação, e ele vai te explicar direitinho o procedimento. É preciso uma dispensa especial, e a celebração deve ser feita na igreja católica, pois padres católicos não celebram casamentos fora da igreja. 😘
    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha nesse caso a melhor opção é uma cerimônia ecumênica, vc pode fazer no dia da festa mesmo é essa fica como a oficial para os convidados, depois de uma maneira mais discreta vcs podem fazer o Casamento religioso dentro de cada religião se for da vontade de vcs
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu marido somos evangélicos, mas não optamos por um pastor para fazer e sim um celebrante, claro que nosso pastor foi para nos abençoar mas quem, comandou a cerimônia foi o celebrante
    • Responder
  • Tathyana
    Noiva VIP Novembro 2020 Alagoas
    Tathyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas n precisa ser duas grandes celebrações! Pode fazer uma menor na religião dele se ele fizer muita questão...
    • Responder
  • T
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um grande dilema! Não cogitamos pelo orçamento apertadinho Smiley sad
    • Responder
  • Tathyana
    Noiva VIP Novembro 2020 Alagoas
    Tathyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ihhh que dilema viu... já pensaram em fazer duas celebrações??
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas