Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Noiva Novata Junho 2024 Paraná

Casamento marcado e dúvidas

Liz, dia 4 de Abril de 2024 às 13:52 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 15

Oi, meninas! Estou namorando há 8 anos, com casamento marcado. Famílias sabendo e felizes, testemunhas convidadas e aguardando ansiosas. Seria um choque pra todos se recuasse agora. Ele mora fora da minha cidade e o que nos manteve unidos até agora foi o amor, a cumplicidade e fidelidade. Nossa conexão sempre foi muito especial, um encaixe perfeito em tudo, desde gostos até postura perante situações, mesmo com todos problemas pelo caminho (especialmente com a família problemática que tem e gera problemas pra ele), sempre contornamos muito bem. Deu pra conhecê-lo bem nesses anos. Mas estou dividida, tem horas que estou decidida a continuar, outras horas não, porque descobri a pouco que tenho que morar de aluguel, sendo que tenho casa própria (moro com meus pais) e tenho todo conforto. Ele tem até possibilidades, mas não está com uma boa reserva financeira pra comprar imóvel. E penso também que vou precisar deixar minha família, até pessoas que precisam um pouco mais de mim e me sinto culpada, como se pecasse com minha família, como se estivesse trocando algo valioso pelo duvidoso. Sim, sabia disso tudo desde o início. Mas, a família vai envelhecendo. Nessas horas, vocês podem me fazer julgamento errado, mas quem se transfere de lugar precisa de segurança em relação a imóvel. Me sinto insegura de não dar certo. Eu tenho tudo aqui! Nenhum móvel será meu lá dentro. Nada. Não vou poder ter nada. E dependeremos de um pagamento mensal pra morar. Ele jura que é provisório, que é uma fase. E o detalhe que só resolveu procurar aluguel quando cortei a possibilidade de morar com a sogra, já que recebemos um convite (quase uma súplica) dela. Ele conhece bem a mãe que tem, que é uma pessoa complicada e nunca deixa que entre no nosso meio pra não dar problemas. Meninas, ninguém merece morar com sogra! Não dá. Exceto algumas raras. Ainda mais porque é possessiva e ciumenta. Só mantenho uma boa relação por pura necessidade, aturo seu show histriônico que às vezes dá, até de assuntos nada a ver comigo, pois estaria sendo burra se fizesse o contrário. Até serve de conselho a vocês, nunca se indisponham com a mãe de seus namorados ou maridos, por mais certa que vocês estejam... fechem seus ouvidos, tapem a boca porque no final vocês vão sair vitoriosas. Qualquer palavra mal dita, errada, no lugar errado pode fazer estrago. É isso. Esse namoro foi cheio de paciência, investimentos altos, anos a fio de relação, lidamos com a falta um do outro e com muito mais coisas. Ele tem sentimento, apego por mim, pois foi uma relação construída e sempre estive do lado dele nos piores momentos. E tenho sentimento por ele, foi meu primeiro amor inclusive. Então, ao mesmo tempo, não queria perder o que temos, pois tudo foi feito com muito suor até aqui. Nós passamos por coisas que muitos outros casais não passam e nos fortaleceu. Só que não estou aturando muito essa condição de incerteza. Talvez preconceito idiota? Não sei. Talvez medo de me dar mal num local longe? Sim, é o mais certo. Assinar o papel é muito sério pra rasgar, o enxoval é caro pra investir e dar errado. Minha amiga diz que é preconceito meu, que as coisas não vão ser tão ruins como penso. Antes que me peçam pra conversar com ele pra resolver, já conversamos, tanto que ele me falou as coisas acima. Então, queria conselhos sensatos de quem já passou por uma dessas situações e sabe do que estou falando ou quem tem uma boa cabeça pra aconselhar. Obrigada. Smiley heart

15 Respostas

Última atividade por Liz, dia 5 de Abril de 2024 às 11:08
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mariana! Você tem razão. É um passo gigante uma transferência, isso dá um pouco de medo na questão estabilidade. Mas com o conselho e os puxões de orelha, vou fazer tudo que posso pra dar certo. ❤️
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gabriele! Você tem razão. ❤️
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Liz, se você não está disposta a sair do conforto da casa dos seus pais e não confia no homem com quem vai se casar, desculpe mas você não está pronta pra isso. Casamento tem vários desafios e só da certo se os dois souberem resolver dificuldades juntos porque enquanto está tudo bem é muito fácil. Tenham sonhos juntos, vivam a vida juntos que as coisas se ajeitam e vão pra frente mas enquanto não estiver 100% com seu futuro marido e deixar a dependência com a sua família de origem pra trás o casamento não vai pra frente.. mudar e amadurecer dói mas é necessário.

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É perfeitamente normal começar a vida do casal nessas condições que podem não ser 100%, mas é o que dá pra fazer no momento. De fato, a casa e os móveis não são seus e o curso natural da vida é você sair da casa dos seus pais e construir a sua família e o seu patrimônio. Não há mal nenhum em morar de aluguel enquanto vocês constroem a vida de vocês, vão juntando dinheiro pra poder comprar a casa própria através do suor de vocês
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Lana! Seus conselhos foram valiosos. É muito bom trocar experiências, ter opiniões de noivas também pra que não me sinta como se entrando num caminho ruim. Vi que é algo normal e que problematizei por ignorância.

    • Responder
  • Lana
    Noiva Ativa outubro 2024 Pará
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Liz!
    É normal essas preocupações, e é ate importante ter elas, para não achar que o casamento é um mar de rosas, porque existem muitas batalhas, dentre elas a financeira.
    Mas se posso te dar um conselho é que você construa o que é seu. Como as meninas disseram a casa é dos teus pais e não tua. É excelente morar com os pais, sem preocupações com contas de casa, mas o que percebo é que a maioria das pessoas enquanto não saem da casa dos pais, não conseguem construir seu próprio patrimônio. Você pode ganhar o melhor salário, mas enquanto mora com os pais você não consegue ver nada concretamente seu. Sei que é difícil, eu e meu noivo moramos juntos há dois anos, e incialmente moramos de aluguel, e não é fácil pagar um valor mensal por algo que nunca vai ser teu, mas ao mesmo tempo isso te dá forças para batalhar pelo que queres. Gracas a Deus no fim do ano passado conseguimos financiar nosso apartamento (algo que eu pensei ser extremamente difícil), mas juntos, nos organizando, conseguimos essa benção, já compramos nossos móveis, estamos realizando o casamento, e queremos conquistar muito mais coisas juntos. E casamento é isso, construção. Dissestes que já passaram por muitas coisas juntos e a tendência é passar por muitas mais, mas juntos o casal é mais forte. Quanto à família, eu sempre pensei muito sobre eles. E quer saber de uma coisa? Hoje consigo auxilia-los muito mais que antes, porque agora somos dois. Por incrível que pareça, as pessoas conseguem viver sem a nossa presença (ainda que seja difícil). O mais importante é você se sentir bem com a pessoa que você escolheu pra casar, todo o resto dá pra resolver, Deus consegue nos abençoar de formas que nem imaginamos. E aconselho também a se consultar com um psicólogo, isso é algo extremamente importante e que me ajudou em vários aspectos da minha vida.


    • Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Anne! Vocês estão me dando todos conselhos e puxões de orelha necessários. Não importa, mesmo vindo chumbo grosso, era tudo que precisava ouvir. Eu estava pedindo uma luz, uma direção fazia 15 dias. E vocês me ajudaram! Gratidão! Smiley heart

    • Responder
  • Anne
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Liz entendo sua insegurança, saiba que é completamente normal pensar essas coisas. Concordo com o que as meninas falaram aqui, tudo que você tem hoje não são bens seus e sim dos seus pais, você não morará de aluguel pra sempre, você só precisa se organizar com seu noivo pra juntos vocês terem um planejamento financeiro e irem conquistando as coisas aos poucos. Acho que você precisa abrir mais a mente e amadurecer as suas ideias sobre o casamento em si, a partir do momento que você se casa seu marido será seu núcleo familiar principal e vocês vão começar a escrever a história de vocês juntos, não é pq você vai sair da casa dos seus pais que você vai abandoná-los, esse é o ciclo natural das coisas, não se culpe por isso. Se puder invista numa terapia ou algo do tipo, acho que pode lhe ajudar a melhorar a mentalidade sobre esse assunto em questão.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amém!
    qualquer coisa que precisar pode chamar!

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Deus te abençoe ainda mais, Priscila! Smiley heart

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O nervosismo da mudança é normal!

    Eu trabalho sim, agora moro em outro estado a 6 anos. O que fiz quando me mudei para SP foi nos primeiros 3 meses me organizar com o mudança, me adaptar. fui organizando a casa, o mudança de tudo meu de endereço. Ai no quarto mês comecei a colocar curriculo, com 6 meses já estava trabalhando, e foi a melhor coisa.

    Agora a 6 anos aqui trabalhando, conseguimos comprar o apartamento, comprar nossa moto. E ganhamos no inicio bastante coisa no nosso chá de panela.
    Ai casamento no papel e fizemos festa ano passado, ganhamos bastante coisa também para o apartamento, cooktop, forno, uma parte do dinheiro para os móveis planejados, cama.

    aos poucos Deus vai provendo as coisas

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Ludmila! Acho que estou sendo criança mesmo. Smiley sad

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que sua insegurança é normal. Tb sinto mta insegurança de deixar minha família e ter que me virar sozinha, mas é nossa vez de construir nosso futuro. Por mais q vc tenha conforto na casa dos seus pais os bens deles não são seus. A casa própria é dos seus pais e não sua. Vc vai ter q construir o seu próprio patrimônio. Realmente morar de aluguel não é a situação ideal, mas tb n é o fim do mundo. Vcs tem q sentar e alinhar um plano financeiro. Às vezes comprar um imóvel financiado ou guardar uma quantia por mês p comprar um imóvel no futuro. Conversando e alinhando as expectativas td se resolve.
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2024 Paraná
    Liz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Priscila! Você tem muita luz! Posso te fazer uma pergunta? Se trabalha, como conseguiu arrumar emprego em outra cidade? De início, vou depender de economias.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Liz querida você não tem casa própria, a casa é do seus pais. Lembre-se disso!

    Você agora está criando a sua família, é super normal começar sem ter casa própria, meu marido e eu moramos por 5 anos de aluguel até conseguir dar entrada no nosso apartamento próprio.

    Você não está deixando sua família de lado, mesmo que more longe. Minha família mora no RJ e vim morar em SP, sempre que posso vou lá vista-los. Agora você cria a sua família com seu esposo.

    Não vá morar com sua sogra, mesmo que seja a melhor sogra do mundo! vá pra casa de vocês, mesmo que alugada, comprem o básico (geladeira, cama, TV, maquina de lavar e fogão) e restante vai comprando com o tempo, quando fui morar não tinha um monte de coisas, fomos conquistando aos poucos juntos.

    O certo era vocês começarem a juntar dinheiro, para comprar as coisinhas de casa de vocês. Vocês dois juntos na casa alugada, abram uma conta e junte dinheiro para comprar a casa de vocês.

    Seria maravilhoso já casar com casa própria, todos os móveis e eletros novos e pagos, enxoval todo certinho, carro 0. Festa linda paga, lua de mel num paraiso, Mas muita das vezes num é assim, e temos que trabalhar com a realidade, e você juntos vão conseguir muitas coisas juntos!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas