Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Camila
Noiva Ativa Dezembro 2022 Rio Grande do Sul

Casamento na igreja

Camila, dia 9 de Dezembro de 2021 às 17:31 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24

Meninas, alguém sabe se existe a possibilidade de fazer a crisma em um dia só ou com aula online, sem aquelas catequeses longas para poder casar na igreja? Smiley amazing As que encontrei duram meses com encontros semanais...

24 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 16 de Dezembro de 2021 às 19:08
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Camila, pelo que entendi o seu noivo que precisa fazer e ele nem segue a religião católica, não sei se dar esse "jeitinho brasileiro" é a melhor opção, ainda mais sabendo que ele não quer se converter ou praticar a religião, seria apenas para vocês poderem casar na igreja que você quer. Eu solicitaria um casamento misto, ou casaria em algum lugar em que ambos fossem aceitos sem deméritos

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaah, muito obrigada! Vou fazer isso Smiley heart

    • Responder
  • Thaix
    Noiva Esperta Agosto 2022 Minas Gerais
    Thaix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa não faço ideia
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha on line acho dificil. Mas entrqa em contato com sua paróquia que eles vão saber direitinho te orientar em como proceder.

    • Responder
  • Alyne
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Alyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que não é possível... Mas por aqui é necessário apenas o batismo dos noivos.
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, isso depende muito de paróquia eu te aconselho falar com a sua paróquia que eles vão te informar tudo certinho.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Camila, nesse caso você deve solicitar o casamento misto, já que o não é católico. É preciso uma licença especial do seu bispo, mas isso costuma ser mera burocracia (o processo vai pra curia). Você de qualquer forma vai ter que abrir o processo na sua paroquia (consulte a qual paroquia sua rua pertence), fazer a habilitação e depois pedir transferência (se for o caso).


    Só procurar a paroquia com essa informação.
    A cerimônia segue o rito do matrimônio normalmente
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, me deu uma esperança kkk Falta só a crisma mesmo, batismo e 1º comunhão foram feitos. Muito obrigada!

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa... mas se ele fizer fora do país não vale aqui também? Achei que pudesse ser meio "universal".

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu entendo perfeitamente. Vi que outras noivinhas também comentaram que pode nem ser exigido, desde que um dos dois seja ao menos batizado na Igreja Católica. Vale a pena confirmar!

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, seria perfeito. Na igreja da minha região precisa, e pelo que vi, mesmo casando em outra igreja a liberação documentação teria que ser feita na igreja do nosso bairro.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, o problema é que meu noivo não frequenta a igreja, ele faria exclusivamente por mim, mas além de não ter muito tempo livre não faria sentido para ele por ser de outra religião. Depois que fiz o post algumas pessoas comentaram comigo sobre casamento ecumênico tbm, mas eu queria casar na igreja mesmo, acho lindo. De qualquer forma, obrigada Smiley heart

    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Camila!
    A Crisma é um sacramento importante e por isso não deve ser feito de um dia para o outro. São, no mínimo, 2 anos para que possamos compreender a real importância e necessidade de vivermos esse momento, já que é confirmação da fé e do Batismo.
    Reveja seus conceitos e vai dar tudo certo. Felicidades!!
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha. Vc já procurou saber se precisa disso pra se casar na igreja que vc escolheu? Na igreja que vou casar exigiu apenas a certidão de batismo de um dos noivos.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Junho 2024 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Batizado ele foi, so nao fez comunhão e crisma. Ainda bem, ja me facilita a vida. Muuuuito obrigada nn
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada. Lembrando que em caso de batizado é não batizado é preciso autorização do bispo pro casamento, mas em facto não impede
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Junho 2024 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela informação! 😍
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Crisma não é exigido pelo código do direito canônico. Aliás, só um dos noivos ser batizado já basta
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exigência da crisma não está no código do direito canônico então não há obrigatoriedade via de regra, mas cada diocese pode exigir.


    O crisma é a confirmação do batismo, então não vale a pena fazer só pra casar, não faz sentido entende? Porque você precisa estar consciente de querer confirmar o seu batismo, não estar querendo só uma certidão.
    No caso eu tentaria entender esse tipo de exigência e argumentaria que o CIC (código do direito canônico) não exige.
    Não há como fazer sem tempo.
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Camila, pelo que eu sei não tem como, pelo menos a minha paroquia não da essa opção.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Junho 2024 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu primo nao era crismado e fez um intensivo de 2 meses aos sabados, mas vai de cada paróquia ajustar. Estou com essa dúvida também, mas nao estou conseguindo achar quem faça online nas paróquias, moramos fora do país e meu noivo nao é crismado.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, noivinha! Tudo bem?

    Nenhum dos noivos é Crismado? Posso estar enganada, mas já vi casamentos em que um dos noivos foi Crismado depois. Converse com o pároco, acho que se vocês assumirem o compromisso de Crismarem depois ele pode aceitar.

    Mas recomendo fortemente que você(s) passe(m) pela preparação tradicional para o Crisma, ainda que seja depois do casamento; lembro com carinho dos encontros de quando eu era adolescente e do quanto aprendi a respeito da Igreja e dos demais sacramentos, inclusive do Matrimônio. É por meio do Crisma que você confirma o seu Batismo e recebe os dons do Espírito Santo, por isso é tão importante uma boa preparação.

    • Responder
  • Aline Vasconcelos
    Noiva Constante Dezembro 2022 Minas Gerais
    Aline Vasconcelos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei Camila,
    Acredito que realmente seja necessária essa preparação, para só então receber o sacramento da Crisma.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Setembro 2022 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha até onde eu sei não existe não, tenta falar em alguma paróquia
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas