Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo

Casamento na igreja católica

Ana Laura, dia 28 de Janeiro de 2020 às 13:17 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 12

Oi gente, sou católica e estou preparando as músicas pra cerimônia. Minha dúvida é, todos os casamentos tem as leituras e o evangelho? Neste caso, preciso ter pessoas pra irem lá na frente ler? Não lembro se nos casamentos que já fui tiveram essas leituras. Preciso escolher uma música pra colocar antes do evangelho? Pra casais que querem comungar, a comunhão é em que momento, antes da bênção das alianças?

Quem souber me responder, me falar como fizeram, obrigada!!

12 Respostas

Última atividade por Marina, dia 28 de Janeiro de 2020 às 15:54
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, as musicas vão ser na hora das entradas, trocas das alianças, comprimento no altar e saída,
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo
    Ana Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah, legal, ficaria assim então (1 música pra cada):






    Bênção das alianças / Troca das alianças/Comunhão/Assinaturas e fotografias/Saída dos noivos?
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo
    Ana Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Consegui falar lá e parece que é assim: ou o padre faz a leitura ou o Evangelho. Caso eu queria outra leitura, tem que levar pro padre aprovar. Aclamação ao Evangelho só se tiver o coral ao vivo. Mas agora lembrei de uma coisa que nao perguntei: tem entrada do padre com música ou ele já aguarda lá na frente? Como é na sua paróquia?

    Obrigada!

    • Responder
  • Ketlin
    Noiva Ativa Novembro 2019 Paraná
    Ketlin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Em nosso casamento escolhemos uma pessoa para realizar a primeira leitura, o salmo e as preces. Você precisa conversar com quem irá celebrar o matrimonio (no nosso caso foi um diácono, que nós mesmos escolhemos e convidamos), para acertar todos os detalhes.

    Na minha comunidade tem as pessoas da pastoral dos noivos que dão um suporte e tiram qualquer dúvida das pessoas que irão casar. Tente ver se na sua comunidade tem.

    Normalmente as pessoas que dão o curso de noivos conseguem te ajudar em relação a isso. Smiley smile

    • Responder
  • Ketlin
    Noiva Ativa Novembro 2019 Paraná
    Ketlin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, se chama aclamação do evangelho..

    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo
    Ana Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É que estou tendo dificuldades pra falar lá..o tel muitas vezes não atende. Mas é bom saber a opinião de outras pra ver como foi..em todo caso vou tentar ligar mais lá.

    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode tá indo na secretaria da sua igreja pra tirar essas dúvidas. Pode variar de igreja pra igreja
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo
    Ana Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E tem música antes do Evangelho que vc teve que colocar?

    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha na Igreja que eu vou casar apenas o Padre faz as leituras, a não ser que vc queira uma missa + cerimonia de casamento, porem apenas a cerimonia ela é bem rápida em torno de 30 a 40 min
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim. Tem q ter leitura e consequentemente leitores. Pode ser da sua escolha. Mas caso as pessoas q vc escolha não tenha nenhuma base litúrgica, aconselho a buscar pela equipe da própria igreja (pois há regras de liturgia q devem ser seguidas: o respeito no altar e liturgia com nomes pronunciados corretamente).


    Eu escolhi uma música para o momento antes do evangelho sim. Mas nao é obrigado.
    A comunhão é depois da bênção das alianças.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, a regra de liturgia é: acolhida, 1 leitura, salmo (pode ser lido ou cantado), evangelho, homilia, consentimento (não existe votos pra igreja catolica) , eucaristia (caso queiram), benção nupcial, assinatura, saída.


    Sim, vc precisa de alguém pra ler. Caso não tenha pode pedir a equipe de liturgia da paróquia que eles destacam alguém
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana,

    Você pode montar esse roteiro junto com o Padre.

    Nos casamentos que ja fui lembro das seguintes situações

    Uma pessoa vai fazer a 1º leitura

    Tem o Salmo

    E musica para leitura do Evangelho

    A comunhão foi feita após a benção das alianças.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas