Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Dé Leão
Noiva Principiante Maio 2022 São Paulo

Casamento na Igreja Católica

Dé Leão, dia 13 de Julho de 2021 às 11:43 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Noivinhas e Casadinhas! Alguma de vocês saberiam dar dicas de casamento em igreja católica (SP). Pelo que sei os padres não celebram fora da igreja, como funciona decoração? É a mesma para todas as cerimônias do dia? Fico muito confusa ...

11 Respostas

Última atividade por Dé Leão, dia 17 de Julho de 2021 às 12:21
  • Dé Leão
    Dé Leão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bárbara obrigada! É mesmo um padrão, nos informaram que o sacramento não é permitido fora da igreja( entendo) e alguns padres podem ira a cerimônia para dar um bênção, estamos vendo isso agora! Obrigada mesmo
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, noivinha!!
    Depende de cada igreja, mas a decoração geralmente e dividido o valor para todas as noivas que vão casar no mesmo dia e entram em um acordo para a escolha da decoração.
    Sobre a celebração fora da igreja, eu não sei, melhor se informar na sua igreja mesmo, como é o procedimento.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Siim, são muitos detalhes! kkkkk. Muito sucesso e felicidade pra vc tbm!

Acabei aproveitando pra criar um post sobre isso e deixei um exemplo das regras de uma igreja lá. Se quiser dar um olhada, segue o link Casamento na igreja católica - Dicas

• Responder
  • Dé Leão
    Dé Leão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, super ajudou! Onde estou pensando em fechar a recepção é bem longe da igreja que frequento, na verdade já é em outro município. Tem bastante coisa para ver, vou pesquisar la na cidade e penso em um local pequeno mesmo, seriam poucas pessoas. Muito obrigada sucesso e felicidades em seu casamento.

• Responder
  • Dé Leão
    Dé Leão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mayara, muito muito obrigada! Super ajudou. Realmente ouvi falar da taxa de transferência da paróquia. De tudo isso fácil para mim está só batismo ahaha! Ajudou muito. Desejo sucesso e felicidades em seu casamento.

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha. Sobre a decoração é uma só pra todos os casamentos do dia. Ai depende da igreja, cada uma tem um modo de trabalhar.

Em algumas as noivas do dia precisam entrar em comum acordo e decidir qual a decoração e dividir o valor entre todos os noivos. Ai vc precisa verificar se precisa ser um fornecedor indicado pela igreja ou não tem restrição.

Na igreja que irei casar a decoração é padrão com flores brancas. Muda só o tapete entre vermelho, azul e verde (o voto da maioria vence) e já incluso no valor da igreja.

E dicas importantes são:

-Verifique se a igreja permite vc escolher qualquer fornecedor ou tem q ser indicado deles. E taxas adicionais

- Tempo de cerimônia: Como são vários casamentos no mesmo dia, não pode haver atrasos. Verifique oq acontece caso haja um imprevisto (na igreja que vou casar conforme os atrasos, eles vão retirando as entradas de daminha, florista e etc)

- Permissões em geral: Minha igreja não permite jogar flores na igreja, jogar arroz ou qualquer outra coisa na saída dos noivos. Então é importante vc pensar sobre isso se estiver nos seus planos.

- Taxa: Existe uma regra na igreja católica que você deve se casar na paróquia mais próxima da sua casa. Caso vc escolha outra, tem uma taxa de "transferência de paróquia". Como ainda está mto longe da minha data, não me preocupei com isso e não sei os detalhes. Mas sei que existe.

- Batismo: Algumas exigem que os noivos sejam batizados. Na igreja que vou casar não exigirão batismo dos dois mas perguntaram se somos batizados. Eu sou, então eu preciso solicitar uma certidão de batismo atualizada na igreja que fui batizada e levar na igreja do casamento (essa certidão tem 6 meses de validade, então não pode ser tirada antes)

-Casamento civil: Algumas igrejas oferecem o casamento religioso com efeito civil, para este vc paga uma taxa a mais na própria igreja. Se optar por casar no cartório mesmo, vc deve casar antes e levar a certidão de casamento na igreja, senão a cerimônia não pode ser realizada.

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha,

A questão da decoração depende muito da igreja que voce escolher. Por exemplo, as igrejas mais antigas e tradicionais costumam ter uma procura grande para casamento e ter fornecedores específicos cadastrados, ou seja, voce não consegue fechar com quem não seja já cadastrado naquela igreja. E também normalmente é uma unica decoração para todas as noivas daquele dia (que precisam chegar em um acordo quanto ao tipo de flor, tapete e tudo mais).

Já nas igrejas pequenas e mais comuns raramente ocorre mais de um casamento na mesma data (embora seja possível).

Casamento na igreja católica normalmente tem o custo da taxa da igreja, a decoração, a banda ou coral, gasto com o curso de noivos e outras taxas de transferências.

Eu optei por me casar na paroquia próximo a minha casa mesmo, que é onde eu cresci, pois os valores também são proporcionais ao tamanho da igreja e numero de convidados.

Eu te aconselho pesquisar bastante, visitar as igrejas e fazer orçamentos. Também acho muito bom conversar com o padre responsável pela paroquia que voce quiser casar.

• Responder
  • Dé Leão
    Dé Leão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi, é complexo rs... vou procurar uma igreja próxima da região!

Meu receio é justamente super encarecer os custos em razão de decoração, fotos etc... Obrigada pela ajuda!

• Responder
  • Dé Leão
    Dé Leão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vanessa muito obrigada!
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dé Leão vai depender do regimento de cada paróquia a questão de decoração. Geralmente a decoração é preferêncial de quem fechou a data primeiro. Realmente padre da igreja católica não faz cerimônia fora, os únicos que fazem são da igreja anglicana.
    Ideal é a igreja que você frequenta ou algo que seja próximo de onde realizará a festa ( se houver).
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Normalmente é a mesma decoração para todos os casamentos do dia. A secretaria da igreja disponibiliza o contato dos casais e vocês agendam uma reunião para discutir essa parte.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas