Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

J
Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro

Casamento no cartório

Jayanna, dia 3 de Abril de 2017 às 15:57 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 32

Ola meninas,tudo bem com vocês ? Espero que sim...

Então hoje quero falar sobre uma coisa muito polêmica e gostaria que isso me ajudasse e pudesse ajudar outras noivinhas também.

Fui ao cartório,e a taxa para casar aqui na minha cidade em Rio das Ostras RJ, é de R$706,83.

iSSO MESMO QUE VC LEU ! achei carissimo,e como temos tantos outro gastos estava procurando na net o que poderia ser feito a respeito,e vi sobre a insenção de taxas de casamento civil,de acordo com o artigo 1.512 do código civil,eu faço uma declaração de hipossuficiência/declaração de pobreza...e posso casar sem tem q pagar...mas tbm vi mt problemas com isso...

Alguém aqui já fez e conseguiu casar assim ? ou alguém ta tentando ? Podem me ajudar ?

32 Respostas

Última atividade por Raquel, dia 6 de Abril de 2019 às 13:13
  • Raquel
    Noiva Novata Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em que região do rj?
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi bom dia também sou de Rio das ostras liguei hoje para saber o valor está saindo a 738 reais também li sobre essa declaração de pobreza porém me informaram que eu tinha que ir na Leão Xlll para pedir isenção..
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Julho 2018 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🙈💋
    • Responder
  • Ana Carollina
    Super Noiva Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Ana Carollina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiiiee...

    Fica na Avenida Santa Cruz... vindo de Realengo, ela fica depois da garagem de Ônibus da Feital... ela é uma igreja de esquina.. bem grande e tem tipo uma Torre. é a Assembleia de Deus de Bangu ve se vc acha no site um telefone deles pra saber os dias de funcionamento da parte de cartório... ela fica de frente pra rua da estação de Guilherme da Silveira.. dependendo de onde vc mora, é até melhor ir de trem.
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Julho 2018 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá pode me passar o endereço? Soube que tem um na matriz de Bangu mais não conheço. Se souber me passa
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    . -. Aqui no Guarujá já é 300
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2017 Minas Gerais
    Rayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou tentar a declaração, aqui em minas é 390 e já achei um absurdo. Assustei com seu valor.

    • Responder
  • Ana Carollina
    Super Noiva Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Ana Carollina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já tentou em alguma igreja que faça casamentos civis??
    Moro no RJ. E em Bangu (bairro) tem uma igreja (assembleia de Deus em Bangu) que faz casamento de graça. Só que eh casamento comunitário, ou seja, várias pessoas casamento junto com vc na sala. Mas entre casar de graça e pagar esse absurdo, prefiro casar junto com outros casais heehe
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    nossa que legal,na minha igreja tambem é assim,sou da congragaçao crista,mas vou casar antes no cartorio por causa do preço,e uma tia minha vai fzr a cerimonia

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Abril 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah, assiste clipes de casamento. Esse videos curtinhos que os cinegrafistas fazem, porque aparece de forma muito romantica o que os juizes/pastores/padres falam. Aí você mesma pode escrever seu texto, monta do seu jeito, pra ficar com a cara de vcs. Não precisa ser muito longo, não e vai ficar muito bacana. Se você for religiosa, sei que pastores ou padres podem fazer uma leitura tbm, mas aí já nao sei se tem custo.

    Na igreja que frequento é comum os juizes fazerem o casamento e depois um membro da igreja faz uma oração. Mas como nao quis pagar o juiz eu deixei pra cerimonialista fazer essa leitura.

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    entendi,eu to querendo por minha tia p fzr a parte da cerimonia,mas eu n sei o q ponho p ela falar e tal kk

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Abril 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não, de graça só a opção do cartorio mesmo de 400 reais não paguei nada. Pra ele ir a festa tem que pagar. Minha opção foi falar pra cerimonialista incluir a parte de mestre de cerimonia. Me caso dia 27/04/17 e a cerimonia vai ser dia 30/04/17, então a cerimonialista elaborou um texto que vai ler na cerimonia e ainda conversei com ela e vamos fazer aquele ritual de juntar areias coloridas e tals. Melhor que qualquer juiz, kkkkkkk

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    entendi meu amor,muito obrigado,aqui em Rio das Ostras ,o preço ta um absurdo..bjs

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    entendi,mas vc conseguiu de graça q o juiz va a festa ?

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Abril 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não se preocupa não, sempre tem um papo nos cartórios que isenção é só pra pobre tipo miserável e tals. Mas, a verdade é que eles não vão atrás de ngm pra saber se a declaração era verdadeira ou não.Aqui custa 400 reais por casar no cartório e 1400 pra o juiz ir até a festa. Declarei pobreza e não paguei nada. A declaração vc assina no cartório mesmo, tem um modelo lá. A única coisa é que você casa no dia da semana que eles disponibilizam para casamentos gratuitos, vou casar numa quinta feira. Beijos
    • Responder
  • Elizabete
    Noiva Constante Abril 2017 Rio de Janeiro
    Elizabete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu, sou do RJ também amiga é isso mesmo um absurdo o valor, mais vou contar como conseguiu casar sem pagar a taxa do cartório, vai no cartorio ai pega o número na defensoria pública e tem que ligar encisti bastante ate atenderem, dai rles ti dão toda informação que vai precisar. Olha eles demoram atende, vc anda pra caramba pra autenticar os papéis, mais e válido melhor que pagar esse absurdo e em fim me caso no cartorio no dia 27/04 agora, numa felicidade que ñ cabe no peito,Boa sorte.
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    acho q sim,aqui nem tem os formularios

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Esperta Abril 2017 São Paulo
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartório que eu fui, só assinalei e assinei a veracidade da informação que sou pobre. Será que cartório difere um do outro?
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    vc tem algum modelo de declaraçao pra eu fazer ? q possa me ajudar

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Esperta Abril 2017 São Paulo
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que não terá problemas, declara no hora.
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    vou declarar,mas tenho medo de atrasar mais as coisas

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado pela dica,so to com medo de eles ficarem questionando e me atrasarem

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Esperta Abril 2017 São Paulo
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartório so compareci para solicitar habilitação para o cerimonialista realizar na chácara a cerimonia religiosa com efeito civil e cobram um absurdo, mas declarei pobreza e ainda sim tem a taxa de R$ 11,00. Dica declare pobreza...sempre..pobreza neles. Absurdo pagar esses valores exorbitantes.
    • Responder
  • Ivanaira
    Noiva Esperta Setembro 2017 São Paulo
    Ivanaira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, é um direito seu! Se não puder pagar e conseguir comprovar, faça isso. Os cartórios recebem isenção de impostos em troca de isenção de casamento
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    eu comecei a ver agora :q

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    nao flor,aqui so no cartorio ta esse valor,ai se eu quiser q o juiz va fora da sede,ou seja no casamento...seria esse valor + 700 e pouco,dando uns 1500 e pouco

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    eu vou tentar por aqui...vai q da,pq realmente n tem como pagar isso tudo

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Jayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    muito caro,isso é...so no cartorio...seria mais 700 e pouco p juiz ir la

    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2017 São Paulo
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda nao procurei saber nao

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Setembro 2019 Distrito Federal
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha o que eu vi em Brasília foi 150 a taxa para casar no cartório e se vc quiser que o juiz de paz vá até o local da sua cerimonia ew mais 700 Será que não é isso que vc viu?Bjuss
    • Responder
  • Dan  =*
    Noiva VIP Novembro 2017 Goiás
    Dan =* ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já vi muitas noivinhas principalmente do Rio dizendo que casaram gratuitamente fazendo isso . Porém tem que realmente ser uma pessoa que não possa custear esses valores.Me casei na sexta-feira o valor foi de 160,25.😊
    • Responder
  • Vívian
    Noiva Master Setembro 2017 Rio Grande do Sul
    Vívian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa noivinha! que caro, ainda não vi os valores por aqui.. Smiley amazing

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas