Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Samara
Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais

Casamento no civil: direito de gratuidade? corram, para não perder o prazo!

Samara, dia 3 de Março de 2016 às 13:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 35

Bem meninas e meninos, apesar das leis, favorecerem quem irá casar, onde á o direito de gratuidade do casamento civil.

Eu não consegui, hoje fui ao cartório Civil de minha cidade, e comuniquei que queria colocar o nome na lista, para casamento isento, porém só á vaga na lista para Dezembro. Isso mesmo, Dezembro/2016, isso para dar entrada nos papéis, casando então no mês de Janeiro/2017. É um direito e o cartório não pode exigir nada dos noivos, porém utilizam de prazos longos para que o povo dê jeito de arrumar o dinheiro. Não pude aceitar, pois o meu casamento na igreja é em Outubro e em Julho ou Agosto, já devo ter entrado com os papéis na igreja.

O valor inicial na minha cidade é de cerca de R$390,00, o casamento civil.

Fora a documentação atualizada que iram pedir, que varia a unidade de 35,00 á 39,00.

Então, muito triste, com a situação. Terei de "Xiar" pra pagar... Fazer oque né.!

Abaixo um artigo, sobre o direito do casamento gratuito.

bjuuuu!

O código civil prevê isenção de selos, emolumentos e custas, para noivos que declararem pobreza Quando não têm condição de arcar com os custos do cartório, os noivos podem requerer um casamento civil gratuito. Para isso, segundo o Código Civil, basta apresentar uma declaração de pobreza

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Documentos necessários para Casar no Civil

De um modo geral, os documentos necessários para dar entrada na papelada para o civil são: certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência, de ambos os noivos (veja aqui a lista completa de documentos). Alguns dias depois, os noivos e mais duas testemunhas deverão retornar ao cartório para assinar a entrada. Depois disso, é só esperar pelo Grande Dia!

Vale a pena lembrar que é sempre bom planejar-se com antecedência, procurar o cartório mais próximo da sua residência para obter maiores informações e também para reservar o dia mais apropriado.

35 Respostas

Última atividade por Julio, dia 10 de Dezembro de 2017 às 18:08
  • J
    Noivo Novato Março 2018 Espírito Santo
    Julio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Divorciado com atestado de pobreza tem direito ao casamento de graça

    • Responder
  • I
    Noiva Novata Junho 2017 Rio de Janeiro
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Poxa, faltam apenas 2 meses para o meu e também não há mais tempo para a gratuidade. Porém, no cartório de Itaipu (Niterói - RJ), contando com as custas de abrir firma e essas burocracias, fica em torno de mil reais. Um absurdo Smiley sad

    • Responder
  • Isabella
    Noiva VIP Junho 2017 Rio de Janeiro
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade e 781 reais Smiley sad
    • Responder
  • Mylla
    Noiva Ativa Abril 2017 São Paulo
    Mylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa estou tão revoltada com isso vou ter quer pagar R$392,00 que odio não conseguir gratuito e sou obrigada a pagar esse absurdo sem conta que pra atualizar a certidão 32,00 cada ou seja 64,00 ja roubado nosso brasil realmente uma bosta um lixo de pais

    • Responder
  • Jhenifer
    Noiva Novata Abril 2017 Paraná
    Jhenifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinhas eu sou de Londrina/PR hoje liguei no cartório pra sber da gratuidade do casamento me informaram que somente é possível no casamento comunitario que acontece uma vez no ano na cidade... alguem sabe se realmente é desta forma ou se o cartório esta errado em me passar essa informação?

    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Julho 2016 São Paulo
    Giselaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu casamento o juiz terá o deslocamento, alguém sabe me dizer se mesmo assim é possível conseguir a gratuidade?

    • Responder
  • S
    Noiva Novata Maio 2017 Rio de Janeiro
    Silvana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas é por isso msm,pouca gente casando e eles não querem perder um centavo!!Smiley angry
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Dezembro 2016 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Liguei agora no cartório para saber.

    Eles dizem que você preenche um pedido (declaração de pobreza) que será analisado e se for aprovado tudo bem, mas, caso contrário o casal deve pagar.

    Prazo maximo é de 100 dias á data que deseja se casar para dar entrada neste processo.

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Smiley kiss

    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Abril 2016 Minas Gerais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Sim. Gostei de mais, não estou nas condições e no que puder economizar.. vou economizar kk não vou ter festa. Somente civil e religioso, então mantive meu foco no religioso que já sai caro né!?

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Smiley kiss

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Que sorte a sua noivinha!

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Direito de gratuidade... Para quem não pode pagar!

    O cartório é obrigado a fazer. Meu caso não haverá festa de casamento! Somente o religioso e civil.

    Pra quem está casando, sabe o quanto gastos, mesmo que tudo seja simples... Desde a compra da casa, mobília, Taxas das igrejas, toda uma burocracia de gastos e mais gastos.

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Fazem de tudo pra desistirmos do casamento gratuito. Só quando eles quiserem... Até parece que tanta gente ta casando assim na minha cidade... kkkkk

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Como no meu caso. Me caso em Outubro/2016. Achei que tava cedo para colocar meu nome na lista, para casamento isento. Cheguei lá... Vagas só p dar entrada em Dezembro... Infelizmente não teve mais jeito, não adio meu casamento. É pagar mesmo!Smiley cry :Smiley heart

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Bem caro mesmo...

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, que pra sair não é tão caro. Varia de cidade para cidade

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Não há de que. Estamos aqui pra isso ! :Smiley heart

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela dica Noivinhaa

    • Responder
  • Mitsa
    Noiva Ativa Julho 2016 Goiás
    Mitsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui em Goias é R$ 233,98 no cartorio.
    Fora do cartorio R$ 579,65

    • Responder
  • Evellyn
    Noiva Constante Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Evellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa na minha cidade o casamento civil está R$625,00 ta aburdo de caro
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Abril 2016 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tentei o casamento gratuito , demos entrada em guarulhos e pagamos R$ 377,00 só que eu tinha que levar a cartinha (proclamas) para o cartório mais próximo da minha casa e ainda tinha uma taxa para colocar ela no cartório daqui de R$ 117,00 mas como eu não tinha esse dinheiro da taxa só vou poder ir lá amanhã... Ou seja, os 15 dias já podiam estar correndo, mas por causa dessa taxa, só a partir de amanhã!! Achei o cúmulo essa taxa.. Casar no civíl acabou me saindo quase R$ 500,00. Me arrependimento de não ter tentado, sério mesmo.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Maio 2017 Rio de Janeiro
    Silvana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um absurdo, são mais e mais formas de arrumar dinheiro!!Aki na minha cidade está R$733,00 pra dar entrada nos papéis .....E pra eles não perderem essa grana é capaz de eu conseguir dar entrada com a gratuidade só ano que vem!!!!Smiley angry
    • Responder
  • Mitsa
    Noiva Ativa Julho 2016 Goiás
    Mitsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A não gente declarar pobreza e fazer festa de casamento? Smiley surprise
    • Responder
  • Danielle
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, sério? que absurdo!

    Eles podem estipular prazos dessa maneira?

    Smiley sad

    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Abril 2016 Minas Gerais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei noivinhas! Eu consegui o casamento gratuito, graças a Deus! E ainda emiti os documentos atualizados também de graça! Fiz uma "declaração de pobreza" em meu nome e no nome do meu bem e conseguimos emitir a certidão de nascimento atualizada sem ter que pagar as taxas. A respeito do casamento no civil, meu namorado é autonomo, então declarei somente a minha renda e com isso consegui a gratuidade. Pagamos somente uma taxa de 40,00 e poucos reais.

    • Responder
  • Luana
    Noiva Constante Fevereiro 2017 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obg Noivinha ,eu não sabia disso eu só de Salvador não sei como e o procedimento por aqui...vou ver.
    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Maio 2017 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanta burocracia..eles nao pensam q se fosse mais barato tds pagavam sem reclamar..mas querem fazer cada vez mais caro e cd vez menos pessoas aceitam pagar..!!
    • Responder
  • Greicieli
    Noiva Ativa Novembro 2016 Mato Grosso do Sul
    Greicieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui na minha cidade sai em torno de 500 reais, se tiver o deslocamento para a igreja aumenta de 80 a 100 reais...

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    :Smiley heart ... Com certeza!

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é, mas vale cada sacrificio! Afinal é o nosso sonho:Smiley heart

    • Responder
  • Samara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Smiley surprise ... è ... Não tem jeito, falou casamento pra todos os lados enfiam a faca.

    Tudo muito caro, fora os gastos que começam por estabelecido um teto, e vai subindo, subindo até dobrar...

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas