Meninas e meninos do meu Brasil,
já contei pra vcs sobre o Encontro de Noivos que eu e meu noivinho participamos:
https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/encontro-de-noivos--t71923
Neste encontro ficamos sabendo a diferença do casamento e do Matrimônio. Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas a muita diferença.
O casamento é o "vinculo estabelecido entre duas pessoas", já o matrimônio é um dos Sacramentos da Igreja. É a união de um Hmem e sua Mulher com a benção de Deus.
Pra enter melhor encontrei um artigo na net super legal. vale a pena ler:
Diferença entre Casamento e Matrimônio Todos dizem que um dos grandes problemas atuais é a criação de crianças e jovens em famílias não estruturadas. A eles faltam as referências de virtudes e valores transmitidos, ensinados e praticados no relacionamento sadio entre pai, mãe e filhos.Uma boa maneira de iniciar uma família bem estruturada é com o matrimônio, não o casamento. Muitos casais hoje “se juntam”, casam com a perspectiva consciente ou inconsciente do “se não der certo, separo”. Estão casando-se com seu projeto de vida, com seu egocentrismo, com a busca egoista da sua felicidade. E isto ocorre, inclusive, na maioria dos casamentos celebrados na Igreja, que não são válidos como matrimônio diante de Deus, pois não existe o “sacramento do casamento”.
Cristo nos oferece o sacramento do matrimônio, onde “o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Mt 19,5; Mc 10,7; Ef 5,31; Gn 2,24). Ser uma só carne significa doação integral, projeto de vida comum, geração, criação e educação dos filhos e conquista da felicidade na busca da felicidade do outro. E mais: no sacramento convidamos Cristo a fazer parte do nosso matrimônio, que passa, na verdade, a ser a três: marido, esposa e Deus.
Convocamos os casados a assumirem seu matrimônio. Os que se juntaram, venham à Igreja e procurem o Sacramento do Matrimônio. A Pastoral Familiar pode orientar e ajudar vocês. Os que se “casaram na igreja”, renovem seu compromisso matrimonial. Mesmo um matrimônio inválido no momento de sua celebração pode ser convalidado por uma vida de testemunho e dedicação de um cônjuge para o outro e para os filhos.
Aos jovens, já a partir da adolescência, convidamos a conhecer o sacramento do matrimônio e refletir sobre a família e temas ligados, tais como castidade pré-matrimonial, procriação e bioética, criação dos filhos, planejamento familiar, contracepção e outros. Fiquem atentos, pois a Pastoral Familiar, em conjunto com outras pastorais da nossa paróquia, vai oferecer palestras, cursos e outros meios para ajudá-los nesta empreitada.