Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
Noiva Novata Janeiro 2021 São Paulo

Casamento por adesão, ninguém da minha família quer ir

Gabriela, dia 26 de Setembro de 2020 às 19:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 17
Em tempos difíceis vou casar apenas no cartório, com um almoço após, mandei um convite onde dizia 'sua presença será nosso presente' ou seja já que será por adesão não quero que ninguém precise se preocupar com isso, como vai ser em um restaurante também não precisa sair para comprar uma roupa nova glamourosa, use apenas algo de acordo com o ambiente. Pq eu penso que nós mulheres por exemplo gastamos com vestido, vamos ao salão de beleza e as vezes pagamos até maquiagem, dependendo do que você faz gasta até 200 reais ou mais só para ir em um casamento, adesão seria 70... Enfim muita gente já disse que não vai por "N" motivos, isso me fez analisar que quem vai realmente se importa comigo e faz questão de participar desse almoço que vai ser um dia especial para a vida de ambos os noivos certo? Se a pessoa realmente não tem condições eu super entendo, até sei quem são, mas quando a pessoa só aceita pra uma boca livre já vejo que ela não faz questão, então eu não preciso de alguém assim compartilhando um momento tão lindo comigo. O que vcs acham? Sei que muita gente acha deselegante esse tipo de casamento, mas deselegante não é, na verdade é uma ótima saída para quem não tem muitas condições ou gostaria de investir esse dinheirão que é gasto em uma cerimônia cerca de no mínimo 10 mil reais em uma viagem de lua de mel por exemplo

17 Respostas

Última atividade por Renata, dia 23 de Abril de 2021 às 17:31
  • R
    São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sinto muito pelo que está passando. Mas acredito que tratando-se de um casamento por adesão, da mesma forma que entendo a sua chateação, entendo o lado dos convidados que mesmo tendo condições optam por não ir... Na verdade, todos nos temos certas prioridades na vida, e as vezes, ir numa casamento por adesão, não seja, ainda que eles se importem com os noivos...

Da mesma forma que os noivos podem optar por investir na lua de mel e fazer uma recepção por adesão, os convidados podem optar por não irem, ainda que tenham condiçoes....

• Responder
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, noivinha! Infelizmente, algumas pessoas não vão a casamentos independentemente de ser "boca-livre" ou não.
    Sobre a adesão (ou falta dela), penso que você não deveria entender como falta de consideração. Do mesmo modo que os noivos têm o direito de não terem condições ou de preferirem gastar o valor de uma festa com algo que achem mais interessante, os convidados que, aparentemente, teriam mais condições financeiras de participar da comemoração também têm o direito de decidirem suas prioridades. Se formos encarar como falta de consideração, quem escolha gastar com lua de mel é egoísta e não dá valor aos amigos e familiares que sempre apoiaram o relacionamento, uma vez que prefere satisfazer sua vontade de viajar à proporcionar um momento especial, de agradecimento, a todos que fazem parte de sua história.

Curta muito o momento com os que quiserem/puderem/priorizarem fazer parte dele, não se importe com as críticas daqueles que acham deselegante e seja imensamente feliz nesse dia tão único. 😘

• Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendi perfeitamente. O que estou falando é, por mais que A pessoa aparentemente tenha condições (porque ninguém grita a vida financeira por aí. Eu pelo menos sou BEM discreta), pode não ser a prioridade dela no momento. E tá tudo bem. Quando optamos por adesão ( e falo pelo meu caso tbm tá), temos de estar cientes que nem todos veem isso com bons olhos e que estão no direito deles em não querer. Isso acontece com tudo o que é novidade (por mais comum que esteja, pra muitos é sim novidade e não aceitam). Então cabe abstrair entende. Não é, na minha visão, falta de consideração.

Sei de N pessoas (aparentemente com condição) que não irão. Seja pq não concordam, seja porque está aquém do orçamento, seja porque esse tipo de gasto com lazer nao é prioridade financeira. Eu faço aula de educação financeira e aprendi que dinheiro tem vontade.
    Claro, podiam economizar em outras coisas pra prestigiar? Podiam. Mas não é prioridade e nao significa falta de consideração.
    Da mesma forma que você tem o direito absoluto de se chatear (seu sentimento é válido), as pessoas têm o direito de sentirem que estão pagando festa pros outros (não se iluda, mesmo sendo em restaurante muitos (a maioria) pensa assim.
    Então, acalme sei coração. Não vale a pena. Seu dia vai ser especial porque quem importa estará la: você e seu noivo. Isso basta. É sobre vocês. Quem estiver, ótimo. Quem não estiver ok. Pense nisso. Smiley winking
    • Responder
  • Ariela
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Ariela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gabi, casamento por adesão não é nada deselegante. E é nessas horas que vemos quem realmente se importa conosco e faz questão de celebrar o nosso dia. Isso serve de exemplo para nós noivas que faremos casamento bancando a festa: convidado X faria questão de ir se fosse por adesão? Eu pensei isso aqui e já estou cogitando eliminar da minha lista as pessoas que eu tenho CERTEZA que não topariam.
    Seu dia será lindo da forma que for. E como já disseram aqui: invista em vocês. Façam uma viagem linda, compre coisas para vocês.

Beijos!

• Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Gabriela!

O mais importante em um casamento é a celebração do amor, com pessoas que querem realmente estar com vocês. Smiley heart

Isso pode acontecer são várias formas, como essa que você escolheu do casamento por adesão. Vem ler mais aqui sobre esse estilo nesse debate: Casamento por adesão.

Smiley kiss

• Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casamento por adesão, ninguém da minha família quer ir 1
    O meu eu tinha esquecido do horário rs, mas coloquei no final que será as 12:00, mas tem um detalhe esse restaurante escolhido tem diversas opções e opções mais baratas, é um restaurante italiano tradicional aqui na minha cidade, a massa é ótima e dependendo do prato que a pessoa pedir pode dar uns 50 reais isso um prato que serve até 2 pessoas, eu deixei isso claro para quem veio me perguntar, mas o povo mesmo assim não fez questão, então eu aprendi com isso que o bom mesmo é estar com aqueles que realmente nos amam nesse dia
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre sonhei com um casamento glamouroso, mas meu noivo é super minimalista e tímido nesses questões, mesmo sendo por adesão eu ainda vou oferecer bolo aos convidados que estiverem presente, mas isso não deixei no convite pq me entristece o fato das pessoas só quererem ir para comer as coisas de graça, reclamam do casamento ser por adesão como eu disse, mas gastam com vestido, terno, salão, etc... para tecnicamente "comer de graça" nessa acabei descobrindo quem são as pessoas que se importam comigo, inclusive estava procurando alguém para me ajudar a organizar o restaurante, colocando flores a mesa do bolo e as lembrancinhas, eu pagaria para essa pessoa! O casamento vai acontecer só em dezembro o restaurante é por reserva pedi para confirmarem a presença até 1 de novembro e já estou recebendo uma enxurrada de não isso me deixou surpresa, até pq se fosse uma festa as minhas custa quem disse não iria! As pessoas basicamente estão dando desculpas em setembro para algo que vai acontecer em dezembro, assim que mandei o convite já veio diversos questionamentos, isso me deixou chateada
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou chateada não pelo fato financeiro como eu disse eu sei quem são as pessoas que não tem condições e eu entendo, mas sim pelo fato das pessoas que tem condições me falarem que não irão por ser por adesão, eu coloquei no convite que o almoço seria por adesão não falei que bancária o bolo que será a sobremesa e champanhe para o brinde e tenho certeza que se tivesse falado isso no convite essas pessoas só apareceriam para comer de graça e ainda falariam mau. Minha tristeza é com esse tipo de falta de consideração
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabi eu concordo em partes. Eu também vou casar por adesão (depois de muita discussão, pq nem isso eu queria. Por mim seria só a igreja, bombom na porta e tchau. MAS por ele topei). Creio que nem é isso de "quem considera", creio que é mais questão de prioridade. Tem N pessoas que sei que não vão porque não faz o estilo. E nem por isso acho que não gostam de mim, apenas que esse gasto não é uma prioridade financeira e, pelo menos pra mim, tá tudo bem.

Eu tenho em mente que quem for no meu será porque cabia no orçamento. Não vou me chatear com quem não for. Sabe a gente sofre menos quando não cria expectativa. Pense nos que estarão. Os que não estarão, nem se lembre. Eu pelo menos farei assim.

Em tempo, muito provavelmente meu pai não irá (meu pai não fica no mesmo ambiente que a minha mãe, além de ninguém falar com a dita que ele casou) e pra mim tudo bem.
    Enxergue com os olhos de quem está junto. Quem não for não importa. Ah e não guarde recentimento. Vai por mim, faz mau é pra gente..
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2021 Distrito Federal
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por isso que nossa lista é super enxuta, queremos só as pessoas realmente importantes e que nos considerem importantes, ainda assim vai ter uns que são mais por consideração. Poderíamos chamar só umas 40 pessoas, mas vai ficar entre 50 e 60. Consideramos elopement (às vezes ainda dá vontade, na cerimônia pra mim até faz mais sentido, mas festa quero as pessoas, os dois ficaria mais caro, então não faz sentido). Amo a ideia de casamento por adesão, só desisti porque fazendo festa quero uma mais completa e não acho que faria sentido o modelo.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabriela,
    Concordo totalmente com você!
    O primo do meu noivo irá se casar em dezembro, da mesma forma que você. Somente no civil e com a recepção em um restaurante por adesão e o convite dela ficou LINDO DEMAIS, olha só que graça
    Casamento por adesão, ninguém da minha família quer ir 2
    Só a data que está errada, ele me mandou o esboço
    Achei incrível!
    • Responder
  • Rebeka
    Noiva Master Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Rebeka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee!! Acho que você fez bem! Casamento por adesão é uma ótima solução para o casal que não pretende gastar dinheiro com festa, etc!! O preço ficou muuuito em conta, mesmo a pessoa não tendo dinheiro pra ir, falaria anteriormente com vc sobre isso, ou seja, faria questão mesmo!! Por fim, vai ser lindo mesmo com meia dúzia de convidados, pq estarão lá todos que se importam e fazem questão de brindar a sua felicidade 😘
    • Responder
  • P
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabi, eu vou fazer o meu apenas civil, cerimônia beeem simples seguido de um almoço em um restaurante. E como serão apenas para os nossos pais e irmãos vamos pagar tudo. Eu já tinha festa completa contratada e cancelei tudo. E não cancelei foi pelo financeiro não viu, pq já tínhamos dinheiro pra quitar tudo, cancelei justamente por essa questão de querer celebrar apenas com as pessoas que realmente nos amam e torcem pela nossa felicidade de verdade, simples assim. Pra mim, SEMPRE, em todos os meus quase 30 anos de vida sempre gostei das coisas simples, sem me prender ao que os outros acham. E essa forma, pra mim, faz muito mais sentido do que uma festa cheia de pessoas que não dão a mínima pra vocês, só estão ali pra comer e dps falar mal, infelizmente Rsrs salvo raras as exceções, viu.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabriela, você está certíssima. Agora, não pense que o casamento por adesão é a "causa" de muitos não quererem ir, o primordial é a consideração mesmo e te dou meu exemplo: casei e arcamos com um jantar; pagamos para 100 pessoas mas, por "garantia" ou risco mesmo, convidamos quase 130 pessoas. Sabe quantas apareceram no dia? 76 pessoas. Ou seja, pouco mais de 50 pessoas que convidamos pouco se importaram. Faz mais que certo em querer investir em vocês (casal), do que querer gastar com os outros.
    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ate quando é pago as pessoas reclamam então não vale a pena ficar na neura. Casamento por Adesão e uma opção, e importante ter bom senso é escolher um local que seja bom para todos, ja vi noivas querendo fazer em restaurantes que ficava$250 por convidado, então saber escolher um local com um preço que atenda a maioria dos convidados e fundamental
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabriela, acho que quem se importa (tendo condições financeiras, claro) irá. A pessoa deixar de ir pq não quer pagar não faz sentido, afinal, se fosse uma comemoração com vcs pagando ela iria? Vocês tbm estariam tendo gastos com a pessoa. É no mínimo falta de consideração mesmo. Afinal é o que está dentro das condições financeiras de vocês que desejam comemorar mesmo assim 😘
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Gabriela! Casamento por adesão não tem nada de deselegante. Cada casal tem as suas prioridades, seus sonhos e suas condições. Se essa é a forma que vocês encontraram de celebrar o casamento, vai ser lindo! Tente não se prender aos comentários negativos dos outros ou à negativa de algumas pessoas. Algumas pessoas não fazem questão de compartilhar esses momentos conosco e está tudo OK. Não deixe de celebrar a união de vcs por isso, pelo contrário, celebre com quem aceitar participar desse momento contigo e com o seu noivo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas