Oiii lindonas!
Já vi alguns debates aqui perguntando opiniões sobre casamento por adesão, então resolvi fazer um compilado de "dicas" e "sugestões", já que é um tema bem polêmico e fonte de muita discórdia e pitacos entre familiares e amigos ... kkkk
Espero que ajude!
1 - DEVE SER JUSTO PARA AMBOS OS LADOS
Se você vai fazer um casamento por adesão, não deve ter lista de presentes.
Nada de lista na lojinha mais barata do seu bairro… nada de lista no seu site de casamento… nada de cotas pra lua de mel, nem de comentários espontâneos sobre o assunto. Se alguém perguntar “Não tem lista de presentes?”, você explica que não receberão presentes pois os convidados já vão pagar pelo que comerão. Alguns mais próximos podem insistir, e você pode aceitar presentes das pessoas que insistirem em dar presentes, mas faça isso no privado, sem alarde, e sem propaganda.
2 - DEVE SER ACESSÍVEL A TODOS
Pode ser o restaurante mais incrível, a decoração mais linda, as mesas e louças mais maravilhosas… mas se o preço não estiver dentro das condições dos seus convidados, a única coisa que eles vão pensar ao chegar no seu casamento é que você abusou do bolso dos outros. Esse detalhes devem ser condizentes com a proposta da festa.
3 - DEVE SER GOSTOSO PARA TODOS
Tenha em mente que as pessoas tem gostos, alergias, crenças e estilos de vida diferentes. Ao escolher seu menu, pense nos alérgicos, nos diabéticos, nas religiões que proíbem alguns alimentos, e nas pessoas com restrições alimentícias diversas que estão na sua lista de convidados.
4 - TEM QUE SER CLARO PARA TODOS
O convite de casamento deve explicar, de forma bem clara, objetiva e transparente, que o casamento de vocês será por adesão.
Não deixe os convidados com dúvidas de forma alguma! Explique, dê exemplos, simplifique, desenhe… faça o possível pra deixar muito claro que são ELES quem vão pagar pela comida e bebida. Se puder, já deixe no convite o valor que eles pagarão (no caso de valor fechado com open bar-buffet) e de que forma poderão pagar por isso (cartões, dinheiro, transferência).
5 - CASAMENTO POR ADESÃO = ÍNTIMO
Casamento por adesão é sinônimo de casamento pequeno, com no máximo 40 a 50 pessoas, as mais chegadas, íntimas e próximas que você puder pensar. Tem que ser quase uma reunião familiar, uma coisa pessoal e chegada.
Não é legal fazer um casamento grandioso e populoso sem condições financeiras pra tal.
6 - CONFORTÁVEL PARA TODOS
Escolha um restaurante que acomode o tamanho da sua lista com certa folga, porque podem aparecer convidados de ultima hora, principalmente porque são as pessoas que estão pagando pelo que vão comer, então elas se sentirão mais a vontade de chegar em você e pedir: “Posso levar meu namorado?”
Se for possível, escolha um local que fecha exclusivamente para o seu evento.
7 - TEM QUE SER PARA TODO MUNDO!
Todo mundo que for na igreja ou templo assistir a sua cerimônia, ou estiver no cartório com você, deverá ser convidado também para o casamento com adesão no restaurante. Se a pessoa não puder ir por questões financeiras, é uma escolha dela, mas ela deve ser educadamente convidada, assim como todos os outros convidados.
Acho que é isso meninas !!!