Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Renata
Noiva Novata Abril 2015 São Paulo

Casamento religioso (catÓlico) em espaÇos buffets

Renata, dia 22 de Abril de 2015 às 15:19 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 9

Oi meninas, eu consegui um padre católico-romano (Igreja Católica Apostólica Romana) que realizou a celebração de meu casamento, no entanto, é muito difícil conseguir um padre católico-romano que aceite realizar a cerimonia no próprio local da festa, pois é uma norma disciplinas da Igreja Católica. Então, aquelas noivas que são católicas praticantes e fazem questão de seguir as normas, não tem outro jeito, só casando na Igreja e deve ser na paroquia onde vocês participam da Missa. Agora, aquelas que não fazem questão de nomenclatura de igrejas, então é possível conseguir que o padre realize a cerimonia no local escolhido. No meu caso, sou católica, mas não estou presa a essas normas da Igreja, então, conversei com a secretária do padre (citado acima pela Judith, pela Samantha, pela Gabriela, entre outras centenas de noivas) e depois das informações e orientações, preenchemos um cadastro (ficha) e no dia marcado fomos até a igreja conversar com o padre (havia outros casais que buscavam a mesma coisa). O padre é muito legal. É jovem e muito educado. No curso de noivos, falou-se sobre os sacramentos e nos ajudou na compreensão sobre a celebração do sacramento do matrimonio. Depois no dia marcado, ele foi ao espaço buffet (chácara) e fez uma linda celebração religiosa com efeito civil. Aliás, a secretária nos deu todo o suporte sobre documentação e enviou um modelo de roteiro de cerimonia, que montamos juntos com a nossa assessora, e o padre fez a celebração conforme nosso desejo e sonho, de forma personalizada, mas sem perder o requinte de um casamento tradicionalmente católico. Penso que casar em espaço buffet é muito mais prático, além de agradável e elegante. Mas, repito: Nós embora sejamos católicos pelo batismo, mas não somos praticantes e nem estamos presos às normas, pois cremos piamente que a benção de Deus não requer um templo ou um papel, mas sim a oração e imposição das mãos do padre, padrinhos e pais dos noivos. Enfim, realizamos o casamento religioso com efeito civil e fomos alvos de muitos elogios dos convidados e parentes, que amaram e ficaram encantados com a maneira e forma de conduzir a cerimonia que o padre fez, alegre, jovial, interagindo com os padrinhos e convidados, com boa dicção, sem sermão, mas com uma reflexão inteligente e valiosa, além de não ser demorado e sem perder o requinte de uma cerimonia religiosa. Adoramos esse padre, pois de fato é um homem consagrado para esse ministério. E pertence a Igreja Católica Apostólica Romana, por isso requer que os noivos sejam discretos, já que a Igreja (instituição) não autoriza celebrações fora da igreja. O contato dele é: ******.*********@*******.***

MAS, repito, se vocês SÃO NOIVAS CATÓLICAS TRADICIONALISTAS, ENTÃO, NÃO TEM OUTRO JEITO .. DEVEM CASAR NA PAROQUIA ONDE PARTICIPAM DA MISSA … NAO TEM OUTRO JEITO, pois só assim podem cumprir com as referidas normas, já caducas, da igreja. Casamento em espaços buffets é para jovens, que embora sejam católicos pelo Batismo, mas não tem prática religiosa, por isso, não participam ativamente da igreja e nem estão presos ás normas, e claro, acreditam que o sacramento do matrimonio se faz válido pela oração da igreja, imposição das mãos do padre e fé dos noivos, pais e padrinhos e isso independe do lugar onde foi ministrado. Quem pensa ao contrário, deve casar na igreja, preferencialmente onde participa da Missa.

Também existem a opção de outras igrejas, que não tem essas normas disciplinares, por isso, o “padre ou pastor” dessas igrejas celebram validamente, para seus fiéis, em espaços buffets, inclusive para divorciado, homoaetivos, ecumenicos, etc. Deus é o mesmo e somos livres para escolher o ministro da igreja que nos acolhe e celebra nosso casamento, independente de ser católico romano ou não católico.

Por fim, concluindo, penso que para nós Católicas, embora não praticantes, podemos optar pela celebração no espaço buffet e eu indico com muito carinho esse padre católico-romano que fez o meu casamento religioso, cujo contato é esse: ******.*********@*******.***

Em minhas pesquisas constatei o seguinte sobre as taxas:

A Igreja Católica estabelece que quando o casamento é celebrado na paroquia onde os noivos participam ativamente da Missa e estão engajados nas pastorais, preferencialmente no bairro onde moram, cobra-se somente 480,00 referente à documentação, processo de casamento religioso e manutenção de arquivos, pois pressupõe que ambos noivos já colaboram com a manutenção da paroquia, no entanto, quando o casamento for celebrado em paroquia de outro bairro, cobra-se a taxa de transferência (350,00) + a taxa da paroquia onde será a cerimonia (um salário mínimo).

Quando o casamento é celebrado em espaços fora da paróquia, a taxa fica a critério do padre que aceitar ir realizar o Casamento no local escolhido pelos noivos, podendo variar entre 900,00 a 1.600,00. Nesse caso, os noivos devem arcar com o valor, afinal é preço da comodidade de levar o celebrante até o local. Também há a opção de levarem o Juiz - Oficial - do Cartório civil até o espaço Buffet para realizar o ato civil, o qual cobrará o valor de 1.150,00 para ir ao espaço buffet oficializar o ato civil + 377,46 para registrar o contrato no referido cartório = 1.150,00 Juiz + 377,46 Registro no Cartório.

Ass. Renata Coutim Mattarazzo

9 Respostas

Última atividade por Jéssica, dia 21 de Abril de 2021 às 22:28
  • Jéssica
    Noiva Constante Julho 2021 Bahia
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate interessante. Eu achei meio caro o valor cobrado , tem algumas igrejas que não cobram

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Novata Abril 2020 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Renata, você pode por favor me enviar os dados de contato do padre, por favor? Meu e-mail: ********@*****.***.**

• Responder
  • N
    Super Noiva Dezembro 2015 Paraná
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha achei mega caro os valores, na minha paróquia quem é dizimista não paga nada, mas como optei por casar na capela, que é menor, irei pagar 50,00 apenas!! E estou fazendo o curso de noivos em outra paroquia, devido os dias e horarios que se encaixam melhor pra nós, e tbm não paguei nada!! Deve variar de região estes valores... bjsss

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Esperta Março 2017 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Renata, sou católica e frequento a igreja.

Duas observações:

-- NÃO precisa casar na paróquia que você frequenta e nem fazer o curso de noivos na sua paróquia

-- NÃO é esse valor todo, o valor varia de paróquia para paróquia. Exemplo: se vc quiser casar na Igreja da Candelária, que é igreja centenária com um custo de manutenção altissimo (restauração, conservação e etc) vai ser muito mais caro que casar na igreja do bairro

-- Até onde eu sei, não é essa burocracia toda casar fora da igreja, depende muito da diocese, e é necessário uma requisição especial;

-- A igreja NÃO TE OBRIGA, EM NENHUM MOMENTO, a casar na igreja. As regras não são caducas, são apenas regras, fica a seu critério segui-las ou não. A igreja só pede, que se possível, você se apresente na casa de Deus para se casar, mas isso não quer dizer que você não será abençoada ao se casar num salão.

• Responder
  • Renata
    Noiva Novata Abril 2015 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Suziellen, não há diferenças na celebração, pois é o sacramento do matrimonio, ou seja, o rito é o mesmo, embora sendo em espaços buffets, e por ser em espaço buffet, podemos dar uma personalizada nos cortejos, mas o rito do sacramento é o mesmo que celebrado na igreja, talvez a diferença é que quem recebe o sacrametno em espaços buffets, está descumprindo a tal norma que proibe celebrações fora do templo, no entanto, pelo que entendi é apenas uma norma disciplinar, ou seja, uma forma da igreja não deixar banalizar a celebração do casamento, mas isso não implica em nada na validade do casamento, até por que o casamento será registrado no livro proprio da Igreja e expedida a certidão religiosa, porém, sempre pode aparecer alguem e dizer que só tem validade o casamento realizado dentro da igreja. Uma questão de ponto de vista ou de entendimento. Por isso, para quem é católico praticante e faz questão de seguir todas as normas, então, só casando na igreja.

• Responder
  • Barbara
    Noiva VIP Maio 2016 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Geralmente essa taxa incide quando muda de cidade, eu acho.
    • Responder
  • S
    Super Noiva Março 2017 Minas Gerais
    Suziellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Renata, achei o seu debate mais que maravilhoso! Sou católica e quero muito realizar a cerimônia no salão de festas.
    Me explique uma coisa qual a diferença dess tipo de casamento ? O que não tem nesse tipo que tem nos outros ?
    Obrigada!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Constante Janeiro 2016 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao precisa necessariamente casar na sua paroquia nao. Eu, por exemplo, nao me casarei, so que tem que pagar uma taxa, acho (quabndo muda de forania, se nao me engano). Mas, casamento catolico fora da igreja realmente não é permitido...
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Junho 2017 Distrito Federal
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super bacana! Vai esclarecer as dúvidas de muitas noivinhas sobre essa questão! Parabens pelo post Smiley ring
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas