Oi meninas, eu consegui um padre católico-romano (Igreja Católica Apostólica Romana) que realizou a celebração de meu casamento, no entanto, é muito difícil conseguir um padre católico-romano que aceite realizar a cerimonia no próprio local da festa, pois é uma norma disciplinas da Igreja Católica. Então, aquelas noivas que são católicas praticantes e fazem questão de seguir as normas, não tem outro jeito, só casando na Igreja e deve ser na paroquia onde vocês participam da Missa. Agora, aquelas que não fazem questão de nomenclatura de igrejas, então é possível conseguir que o padre realize a cerimonia no local escolhido. No meu caso, sou católica, mas não estou presa a essas normas da Igreja, então, conversei com a secretária do padre (citado acima pela Judith, pela Samantha, pela Gabriela, entre outras centenas de noivas) e depois das informações e orientações, preenchemos um cadastro (ficha) e no dia marcado fomos até a igreja conversar com o padre (havia outros casais que buscavam a mesma coisa). O padre é muito legal. É jovem e muito educado. No curso de noivos, falou-se sobre os sacramentos e nos ajudou na compreensão sobre a celebração do sacramento do matrimonio. Depois no dia marcado, ele foi ao espaço buffet (chácara) e fez uma linda celebração religiosa com efeito civil. Aliás, a secretária nos deu todo o suporte sobre documentação e enviou um modelo de roteiro de cerimonia, que montamos juntos com a nossa assessora, e o padre fez a celebração conforme nosso desejo e sonho, de forma personalizada, mas sem perder o requinte de um casamento tradicionalmente católico. Penso que casar em espaço buffet é muito mais prático, além de agradável e elegante. Mas, repito: Nós embora sejamos católicos pelo batismo, mas não somos praticantes e nem estamos presos às normas, pois cremos piamente que a benção de Deus não requer um templo ou um papel, mas sim a oração e imposição das mãos do padre, padrinhos e pais dos noivos. Enfim, realizamos o casamento religioso com efeito civil e fomos alvos de muitos elogios dos convidados e parentes, que amaram e ficaram encantados com a maneira e forma de conduzir a cerimonia que o padre fez, alegre, jovial, interagindo com os padrinhos e convidados, com boa dicção, sem sermão, mas com uma reflexão inteligente e valiosa, além de não ser demorado e sem perder o requinte de uma cerimonia religiosa. Adoramos esse padre, pois de fato é um homem consagrado para esse ministério. E pertence a Igreja Católica Apostólica Romana, por isso requer que os noivos sejam discretos, já que a Igreja (instituição) não autoriza celebrações fora da igreja. O contato dele é: ******.*********@*******.***
MAS, repito, se vocês SÃO NOIVAS CATÓLICAS TRADICIONALISTAS, ENTÃO, NÃO TEM OUTRO JEITO .. DEVEM CASAR NA PAROQUIA ONDE PARTICIPAM DA MISSA … NAO TEM OUTRO JEITO, pois só assim podem cumprir com as referidas normas, já caducas, da igreja. Casamento em espaços buffets é para jovens, que embora sejam católicos pelo Batismo, mas não tem prática religiosa, por isso, não participam ativamente da igreja e nem estão presos ás normas, e claro, acreditam que o sacramento do matrimonio se faz válido pela oração da igreja, imposição das mãos do padre e fé dos noivos, pais e padrinhos e isso independe do lugar onde foi ministrado. Quem pensa ao contrário, deve casar na igreja, preferencialmente onde participa da Missa.
Também existem a opção de outras igrejas, que não tem essas normas disciplinares, por isso, o “padre ou pastor” dessas igrejas celebram validamente, para seus fiéis, em espaços buffets, inclusive para divorciado, homoaetivos, ecumenicos, etc. Deus é o mesmo e somos livres para escolher o ministro da igreja que nos acolhe e celebra nosso casamento, independente de ser católico romano ou não católico.
Por fim, concluindo, penso que para nós Católicas, embora não praticantes, podemos optar pela celebração no espaço buffet e eu indico com muito carinho esse padre católico-romano que fez o meu casamento religioso, cujo contato é esse: ******.*********@*******.***
Em minhas pesquisas constatei o seguinte sobre as taxas:
A Igreja Católica estabelece que quando o casamento é celebrado na paroquia onde os noivos participam ativamente da Missa e estão engajados nas pastorais, preferencialmente no bairro onde moram, cobra-se somente 480,00 referente à documentação, processo de casamento religioso e manutenção de arquivos, pois pressupõe que ambos noivos já colaboram com a manutenção da paroquia, no entanto, quando o casamento for celebrado em paroquia de outro bairro, cobra-se a taxa de transferência (350,00) + a taxa da paroquia onde será a cerimonia (um salário mínimo).
Quando o casamento é celebrado em espaços fora da paróquia, a taxa fica a critério do padre que aceitar ir realizar o Casamento no local escolhido pelos noivos, podendo variar entre 900,00 a 1.600,00. Nesse caso, os noivos devem arcar com o valor, afinal é preço da comodidade de levar o celebrante até o local. Também há a opção de levarem o Juiz - Oficial - do Cartório civil até o espaço Buffet para realizar o ato civil, o qual cobrará o valor de 1.150,00 para ir ao espaço buffet oficializar o ato civil + 377,46 para registrar o contrato no referido cartório = 1.150,00 Juiz + 377,46 Registro no Cartório.
Ass. Renata Coutim Mattarazzo