Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Super Noiva Abril 2018 São Paulo

Casamento Religioso com Efeito Civíl

Amanda, dia 22 de Fevereiro de 2018 às 14:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 20

Oi, gente!

Esta é minha primeira postagem no grupo, apesar de sempre ler as discussões e faltar apenas 2 meses para meu casamento, gostaria de compartilhar um assunto que venho esbarrando nos últimos meses. É estréia com direito a textão!

Sou umbandista. O sonho do meu noivo e eu é de nos casarmos na nossa querida religião. Fazemos parte parte de uma casa, na qual trabalhamos ativamente e teremos a oportunidade do nosso pai de santo celebrar o casamento. Portanto, optamos pelo casamento religioso com efeito civil pelos motivos:

1. Vamos nos casar em um domingo de manhã e não gostaríamos de ter duas datas de casamento.
2. O mais importante para nós é a benção dos orixás e caboclos.
3 Teoricamente é mais simples e fácil.

Até então, sem problemas. Eles surgem quando buscamos informações sobre esta modalidade de casamento e como diria o meu noivo: “existem formas de constranger uma religião”. E completo, existem formas de excluir uma religião.

Não digo isto apenas como umbandista. Digo isto pensando em diversas religiões.

O primeiro empecilho que nos deparamos foi a falta de informação. No telefone do cartório, a moça nos diz que não é preciso requerimento religioso para darmos a entrada no casamento. Questionamos sobre tudo, afim de facilitar os trâmites para o nosso pai de santo e otimizar a logística de todos os lados. Fomos retrucados com grosseria. O argumento era: “se o seu dirigente espiritual possuí este fundamento, ele sabe como fazer”.

Pesquisamos na internet, lemos bastante e conversamos com diversas pessoas, além do nosso dirigente. Então, decidimos dar entrada com nossas testemunhas, cientes da variação de informações de cartório para cartório. Chegando lá, não deu outra, era necessário o requerimento do religioso. Ficamos devendo, mas conseguimos iniciar o processo.

O que pega aqui, apesar da falta de informação, é o tratamento padrão assumindo que todas as pessoas são católicas. Não existe sequer o questionamento da nossa religião. Quando esclarecemos que não será na religião católica, a resposta sempre vem acompanhada de uma cara esquisita com o questionamento “mas ele é habilitado? Tem certeza?”.

Mas veja bem, o estado não é laico? Todos os modelos de documentos fornecidos pelos cartórios e padrão de tratamento não condizem. Isso é triste.

O mesmo vale para vestido, aluguel do local, roupa do noivo (impossível encontrar, posso até escrever outro post sobre isso) e outros.

Apesar do desconforto, está tudo dando certo e encorajo aqui todas as noivas e noivos que querem usufruir desta forma de casamento.

Não liguem para o preconceito. Aproveitem esta oportunidade para ensinar as pessoas e mostrar que existem outros pontos de vista. Smiley heart

Contando um pouco nossa experiência com o cartório, o primeiro passo é dar entrada na habilitação de casamento. Os noivos devem ir ao cartório mais próximo de suas casas com duas testemunhas, documentos, requerimento religioso e certidão de nascimento original.

O seu templo religioso deve ter CNPJ, estar em conformidades com a lei e o celebrante também habilitado para esta finalidade.

Após a validação de habilitação, é emitido um certificado para o celebrante elaborar o termo de casamento religioso, que posteriormente será trocado pela certidão.

Boa sorte a tod@s.

20 Respostas

Última atividade por Talita Claro, dia 25 de Novembro de 2020 às 09:11
  • Talita Claro
    Noiva Novata Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Talita Claro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah sim... Muitíssimo obrigada. Smiley heart

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós pegamos da internet mesmo. Por ser efeito civil, em uma religião que não estão acostumados a lidar no dia a dia, o cartório não nos ajudou com muitas orientações rs...

• Responder
  • Talita Claro
    Talita Claro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh... q maravilha! Este requerimento vcs pegaram lá antes ou foi algum modelo disponível na Internet?

Muito obrigada pelos esclarecimentos.

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Talita! Tudo bem?

O processo para o nosso casamento foi:

Requerimento de casamento religioso com efeito civil, Termo e Petição para registro. Foi bem simples, o cartório não levantou nenhuma informação sobre a habilitação do dirigente.

Nós fomos ao cartório, levamos duas testemunhas, o requerimento e pagamos a taxa. Depois disso, foi liberada a habilitação para o casamento e para efetuar o registro civil, enviamos o termo e petição.

Quanto a taxa, se não me engano foi R$ 300,00.

Pode ser que o cartório solicite alguma comprovação de filiação do dirigente a alguma federação. No nosso caso, não foi necessário nenhuma comprovação.

• Responder
  • Talita Claro
    Talita Claro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá... q bom q deu tudo certo... Smiley heart

Gostaria de tirar uma dúvida... como é feita a habilitação de um líder espiritual para realização do casamento? Digo o procedimento, pagamento de taxas, cartório...

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que absurdo, Nathalia! Mas que bom que deu tudo certo! Levar comprovante de renda já é muito para a cabeça.
    Já ouvi falar sobre a certidão de nascimento precisar ter no máximo de 6 meses! Graças a Deus deu tudo certo quanto a isso, pois hoje moro em outra cidade e perderia mais tempo para solicitar uma nova e ir buscar.

Deveria ser padronizado nacionalmente e neutro quanto a religião. Proporcionam experiência zero para um momento tão especial.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Julho 2019 Maranhão
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Faça sim! Boa Sorte, espero que saia tudo do jeito que desejas!

bjs

• Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que situação chata, mas ainda bem que tá dando tudo certo!

Casamento civil é um saco, porque cada cartório exige uma coisa. Alguns pedem certidão com no máximo 6 meses, outros pedem comprovante de residência, outros, holerite/carteira de trabalho... Já vi um caso em que os noivos não tinham condições de pagar, mas o cartório pediu comprovante de renda de todo mundo que morava nas casas deles (pais e irmãos) e deu uma renda legal, então recusaram a gratuidade, alegando que a família tinha condições de pagar.

Eu tbm fiz religioso com efeito civil, e deu um super rolo.

Meu pastor é de uma cidade e eu casei em outra. Na cidade dele o cartório já entrega um papel pronto, é só assinar na hora do casamento. Na minha, entregaram só a habilitação, o pastor tinha que fazer o termo do religioso. Guardamos o papel, achando que tava tudo certo, aí fomos entregar a habilitação um dia antes do casamento, e ele não sabia o que fazer. No sábado de manhã meu marido foi ao cartório perguntar onde era pra assinar, aí a moça deu um modelo de como tinha que ser o termo religioso. Faltando menos de 10 horas pro casamento, é óbvio que ninguém tinha tempo de digitar aquilo tudo, então assinamos aquele papel mesmo, sem nenhum dado nosso e refizemos depois pra levar no cartório. Graças a Deus, tudo certo, depois de 40 dias, sou oficialmente casada rsrsrs

Não precisei provar nada sobre a habilitação do pastor, só coloquei os dados dele e da igreja e reconheci firma da assinatura.

Não sei qual a dificuldade em padronizar os procedimentos. É um saco ter que ficar indo em cartório só pedir infirmação. Mas é aquilo, como cartórios são particulares o governo não se preocupa em como eles estão trabalhando, o importante é funcionar e os impostos serem pagos.

• Responder
  • L
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ótimo seu testemunho. Muitas felicidades e bençãos pra vcs, beijos...

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Letícia! Pretendo fazer mais posts sim! Quero contar minhas experiências e como as coisas funcionam na prática!

Bjs
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você, falou bem. Ao invés de laico é católico. Que bom que ela está te ajudando, Karine! Felicidades para vocês também!

• Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Julho 2019 Maranhão
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom esse seu post, tem muita gente que deixa de celebrar o seu casamento em sua religião por medo de sofrer pré conceito e por falta de informação de como fazer. Seria muito bom você fazer mais post sobre esse tema aqui na pagina, até mesmo sobre o processo de habilitação do dirigente, afinal somos um país laico porém ainda sem educação e informação necessária para lhe dar com isso em vários âmbitos da vida! Parabéns pelo seu post, de utilidade pública mesmo.

• Responder
  • K
    Noiva Esperta Junho 2024 Rio de Janeiro
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É noivinha a burocracia no nosso pais é bem complicada e se tratando de cartório então nem se fala. Quando se vai dar entrada no cartório parece que ao invés de laico o estado é católico.

Também farei minha cerimonia com efeito civil, pois igual a você não quero ter duas datas de casamento. Sou evangélica e mesmo assim, por não ser católica tenho encontrado informações desencontradas por parte do cartório, quem tem me auxiliado mesmo é a secretária da igreja que já vez isso algumas outras vezes.

Não importa em que religião será o casamento, o importante é celebrar este amor que une as pessoas.

Desejo-lhe muitas felicidades!

• Responder
  • T
    São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Amanda!

Seja bem-vinda na comunidade!

Te deixo dois debates que vão te ajudar na organização dos preparativos e como usar o site:

Perguntas frequentes sobre casamentos.com.br

Por onde começar? - Saiba como organizar cada etapa do seu casamento!

E este abaixo são inspirações de outras noivas que podem te trazer ideias. Aproveite!

Especial - noivas unidas!

Pode contar comigo sempre que precisar!

Smiley heart

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Amanda q bom q deu certo... É um absurdo qlqr tipo de preconceito... Depois volte para nós mostrar fotos! Nunca fui em um casamento umbandista e gostaria de ver como é rs
    Infelizmente em alguns casos não foi preconceito foi só falta de profissionalismo msm, povo de cartório parece q são obrigados a trabalhar pela má vontade q fazem as coisas... No meu caso qm me ajudou foi mais o padre q iria celebrar, cartório não explicou nada... Tbm casei com efeito civil e fiz um debate contando todos os detalhes, depois da uma olhada =)
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não deveríamos evitar de falar, né? Mas infelizmente nessas situações as pessoas perguntam detalhes e somos obrigados, já que o ritual é diferente e precisa de algumas adaptações.

• Responder
  • Geovanna
    Noiva Constante Julho 2020 São Paulo
    Geovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que rolo em noivinhan mas vai dar tudo certo 😊
    • Responder
  • Yanahê
    Noiva Curiosa outubro 2019 São Paulo
    Yanahê ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    é uma pena as pessoas pré-julgarem as situaçoes e as escolhas dos demais e sem ao menos se darem a chance de conhecer, afinal, só podemos falar de algo, seja positivo ou não, depois que temos o conhecimento básico para tal. Sou espírita, mas até evito de comentar pois gera um desgaste muito grande ter que debater com pessoas desinformadas e preconceituosas!!
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é, Carolina! Infelizmente. Mas seguimos felizes Smiley smile

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também farei cerimônia religiosa com efeitos civis, mas somos católicos!

É uma pena que seja tão burocrático e algo que fazemos pra facilitar acabe dando ainda mais trabalho, né?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas