Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanessa
Noiva Principiante Dezembro 2023 Pará

Casamento religioso com efeito civil

Vanessa, dia 16 de Fevereiro de 2021 às 17:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16
Alguém já casou no religioso e depois casou no religioso com efeito civil? Estava pensando em fazer desse jeito para termos o sacramento e anos depois ter uma festa de casamento( que é o nosso nosso)

16 Respostas

Última atividade por Giovana, dia 17 de Fevereiro de 2021 às 20:54
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pra ver como muda, né? De tanto ver aqui na Comunidade as meninas falando tbm achei que não podia depois, aí adiantamos tudo do civil pq o casamento é em uma segunda diocese e depois fomos descobrir que nem precisava correr seja na diocese daqui ou na de lá kkk
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Gi. Realmente as dioceses tem esse poder. Aqui em MG pelo menos só em caso extremo. Tipo, meu primo foi casar e a esposa dele é filha de militar. Pra não perder a pensão ela não queria casar no civil. Chegou a solicitar a permissão, mas foi negado pois segundo o bispo ela poderia muito bem trabalhar. Em outro caso que conheço, a esposa era viúva e se casasse perderia a aposentadoria do marido falecido. Como ela já era mais velha e aposentada, o bispo entendeu que ela precisava da pensão, então deu a dispensa.

Acho que tem um pouco a ver com cada realidade pro ordinário tomar essa decisão. Mas via de regra não pode rsrsrs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não vejo problema algum casar no religioso primeiro. Acho até mais interessante, porque Deus vem antes dos homens.

• Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Nati! Na vdd depende muito da diocese, aqui no Amapá por exemplo a gente até achou que precisava do civil antes, mas eles nem pedem. Alguns são casados a vida toda só no religioso 😅. Não vamos casar aqui, mas demos entrada por aqui. E alguns amigos que vão casar não precisaram tbm... Até estranhamos.
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obg pela ajuda!
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei que não receberia o sacramento de novo, minha dúvida era se poderia fazer a benção na igreja católica. Obg pela ajuda❤️
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adendo: você é de Belém. Ainda mais o bispo daí acho BEM difícil ele liberar. Mas é aquela coisa, o não você já tem. Tenta a dispensa.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, pra casar na igreja católica antes do civil só com autorização expressa do bispo e precisa um motivo bem justo (adianto, dificilmente o bispo vai aceitar o argumento " pra fazer a festa depois") O que vocês podem fazer é: casar no civil e no religioso e quando forem fazer a festa Com vestido, etc , vocês fazem uma renovação do sacramento (existe um rito proprio).

Para o religioso é exigido civil (entre outros motivos pra coibir bigamia)
    • Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Vanessa. Não pode pq não faz o menor sentido 😅. Pensa comigo: vocês receberão o Sacramento do matrimônio que é único e indissolúvel (tanto que não há divórcio, é pra sempre). Então como receberiam l Sacramento de novo?? Uma sugestão é você fazer uma renovação de votos bem linda! Aí vc chama o sacerdote pra dar uma benção mesmo. Não será o Sacramento em si, pq vcs já o terão, mas sim uma cerimônia com a benção. E fica lindo!
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nesse artigo do iCasei tem tudo explicadinho!

https://revista.icasei.com.br/renovacao-de-votos-de-casamento/

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como seria essa renovação? Seria na igreja? Não entendi. Poderia me explicar?
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, você pode casar no religioso primeiro e quando for casar no civil fazer uma renovação de votos. Também quero casar no religioso primeiro pelos mesmos motivos e acho que farei isso.

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, não sabia que não podia... que triste😢
    • Responder
  • J
    Noiva Master outubro 2021 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tb não moramos juntos, estamos esperando o religioso. Olha se for na igreja católica ela não permite casar no religioso e depois novamente sendo religioso com efeito civil, o que vc pode fazer é casar primeiro só no religioso e depois oficializar apenas no cartório.

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, mas não queremos morar juntos antes de casar no religioso... por isso, tive essa ideia. Acha interessante?
    • Responder
  • J
    Noiva Master outubro 2021 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu casamento seria religioso com efeito civil, porém tive que mudar tudo por causa da pandemia e devido a ja ter dado entrada nos documentos acabamos casando primeiro no civil, e estamos agora esperando chegar o dia do religioso!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas