Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Cristina
Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo

Casamento religioso com efeito civil

Ana Cristina, dia 1 de Setembro de 2022 às 11:39 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 24
Olá noivos.


Vim fazer um pot de dúvidas/desabafo/indignação.
Eu e meu noivo iremos casar agora em outubro. Optamos por casar no "religioso" com efeito civil para evitar a burocrácia de dois casamentos (um no cartório e outro no lugar da festa). Até ai, beleza. No entanto, faltando poucos dias pro casamento descubro que arrumamos pra nossa cabeça. Contratamos um celebrante que faz o casamento com efeito civil, mas para isso, teremos que fazer algo que é tipo um casamento de cartório. Além de tirar as certidões de nascimento atualizadas, tivemos que pegar um papel com celebrante pra habilitar o casamento. Esse papel teremos que levar no cartório com duas testemunhas. 🤨😒😔🥱🤦‍♀️🤦‍♂️ ficamos indignados quando descobrimos isso. Achamos que esse tipo de celebração facilitaria nossa vida, mas no fim só nos deu mais gastos, pois poderiamos casar no cartório sem precisar contratar um celebrante. Enfim, já era.
Se alguém aqui pretende fazer o que fiz achando que vai facilitar a vida, saiba que não.



24 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 6 de Setembro de 2022 às 18:27
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se liga no prazo para devolução da documentação no pós casamento por conta da validade... O Religioso com efeito civil ainda tem esse detalhe !!

    Mas já deu tudo certo... Outubro ta chegandooooo

    • Responder
  • Ediene
    Noiva Ativa Setembro 2023 São Paulo
    Ediene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela dica.
    Vou ver direitinho sim 💗

    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    dias pra Ai que bacana, mandaram pelo whats a informação. Eu tive que ligar, pedir e-mail, esperar me responder, foi bem difícil a documentação.

    Então, fomo essa semana lá e habilitamos o casamento (eba!), agora depois tem que levar os papeis, aqui ela deu um prazo de 90 dias para fazer a certidão. Mas segunda seguinte ao casamento já vou lá entregar a papelada.

    • Responder
  • Thalita
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ana pela informação ❤️
    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, eu achei que as testemunhas eram só no dia também, mas o cartório me pediu antes. Mas, não precisei levar eles no cartório, descobri que aqui em São Paulo tem um app de cartório que permite reconhecer firma sem precisar ir até lá, chama "e-notariado".


    Verifica direitinho com o padre, porque acho que esses procedimentos são padrão de cartório não? Bem, eu vi aqui no butantã e em cotia, que são locais da nossa residência.

    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na verdade o que me deixou chatiada é essa etapa antes de levar um monte de documento no cartório, que só funciona em horário e dia útil, o que implica perder um dia de trabalho, enfim toda essa burocrácia.

    Achei que ter um clebrante regulamentado pra casar civilmente, rsrs, me facilitária a vida, mas não.

    A dica que posso dar é, quer fazer um casamento religioso com efeito civil, fique atenta a burocrácia do cartório.

    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é verdade! Vai ser um dia lindo!

    Mas aproveitando, descobri que aqui em São Paulo tem um app de cartório que permite reconhecer firma sem precisar ir até lá, chama "e-notariado". O que já ajuda, porque ter que tirar um dia só pra ir lá confirmar a assinatura é dureza. Pelo menos na parte das testemunhas conseguimos adiantar com esse app.

    • Responder
  • Thalita
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ana, pra te confortar tmb vou casar assim kkkk... Minha mãe ficou muito no meu ouvido que eu iria ter gastos após o casamento no civil, e também roupa e bla bla bla rs... Acabei fechando um celebrante e vou casar no mesmo dia, religioso com efeito civil. Um gasto a mais sim, as certidões tem que ser atualizadas até se vc fosse casar lá. Cartório ganha muitaaaa grana, mas pensa que por outro lado vão ser tudo em um local só, uma única data e já deu tudo certo ❤️
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Constante Dezembro 2022 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa eu queria fazer isso mesmo. Mas vejo que é melhor casar no civil depois só seguir com religioso
    • Responder
  • Ediene
    Noiva Ativa Setembro 2023 São Paulo
    Ediene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm vou casar no religioso com efeito civil, mas como caso na igreja católica, eles mesmo já me orientam como funciona...e no meu caso eu não vou precisar ir ao cartório com duas testemunhas.
    Primeiro eu vou pegar um requerimento na igreja e levar ao cartório junto com os documentos para solicitar o efeito civil...no cartório vou pagar as taxas e eles irão fazer a publicação no diário oficial da cidade, após isso, pego o requerimento no cartório e levo para a igreja...e o padre que vai fazer o papel do juiz de paz (ler a ata do civil) e dois dos meus padrinhos assinam a ata do civil na igreja msm e outros dois casais de padrinhos assinam como testemunhas do religioso.
    Depois disso, essa ata q o padre e os padrinhos assinam eu levo ao cartório para pegar a certidão de casamento.
    Eu preferi assim pois não vou precisar me preocupar em data pra casar no civil... roupa...e etc
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas Ana esse procedimento de habilitação para Religioso com efeito civil é normal.

    Na verdade vocês deveriam ter questionado tanto na igreja quanto no cartório, ai já estariam preparados emocionalmente para esse translado de documentações que será necessário.

    Nós escolhemos esse tipo de celebração apenas para ter uma única data e assinar uma única vez, não por comodidade pq eu já havia conversado com a secretária aqui da Igreja e haviam me informado que , fora realizar o curso dos noivo, se fazia necessário que nós comparecemos ao cartório com toda nossa documentação para emitir a certidão de habilitação ( aqui no cartório de Olinda eles entregam uma petição via whatsapp e solicita que você leve preenchida com todos os documentos) depois de o cartório emitir o habilitação, nós levamos para igreja para correr os proclames por 3 semanas.

    No nosso caso ainda tem um adendo... Somos de uma paróquia localizada em Olinda e a cerimônia religioso com efeito civil acontecerá na Ilha de Itamaracá, então após correr os proclames vamos pegar a documentação autorizando o casamento e levar para Itamaracá.

    Ainda tem o tramite do depois, não sei se te passaram. Mas o casamento religioso com efeito civil só gera validade no depois, o cartório fornece um prazo para gente devolver os documentos assinados no dia da celebração para que eles registrem e emitam a certidão de casamento.

    Caso passe o prazo e o caso não de baixa na documentação lá no cartório, o casamento fica sendo apenas religioso e o civil fica nulo, pela falta de registro no prazo.

    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Março 2023 São Paulo Estado
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ana, eu queria muito conseguir fazer um casamento assim também mas não fui verificar os trâmites ainda, quem celebrará a minha cerimônia será o meu irmão que é pastor porém eu não sou cristã, então será uma benção.
    Uma amiga casou na católica e ela disse que quem retirou a autorização foi a proporia igreja, eles assinaram no religioso e 15 dias depois foram retirar a certidão de casamento no cartório.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui no RJ nós demos entrada nos documentos no cartório junto com as duas testemunhas, nesse mês iremos buscar o documento de habilitação que o pastor irá assinar junto com a gente e levar na tesouraria da igreja para carimbar. Depois disso nós levamos de novo no cartório para finalizar.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ana! Eu também quero um casamento religioso com efeito civil. A parte burocrática foi bem chata e deu bastante dor de cabeça, principalmente porque meu noivo nasceu em outro estado então a certidão dele atualizada demorou bastante para chegar… vou me casar na igreja católica, e depois de tirar as certidões, também tive que ir até o cartório com duas testemunhas para solicitar a habilitação do casamento, mas foi super rápido. Em 20 minutos, tudo estava pronto, como meu casamento é em outubro e eu fui no começo de agosto solicitar, pego a habilitação no final de setembro.


    Desejo sorte!!!! No final, tudo valerá a pena ✨♥️
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também vou casar religioso com efeito civil, mas estava consciente que dá mais trabalho.

    Pra mim, a única vantagem é que temos somente 1 data de aniversário de casamento kkkk

    Mas assim, se voce pretende casar no católico, vai ter todo esse trabalho de qualquer forma. Só dá um "plus" de ter que juntar o processo religioso com civil. Como íamos casar no católico de qualquer forma, unimos os dois.

    Se alguém quiser saber sobre, para casamento no católico funciona assim, indico começar o role todo o quanto antes, só precisa ter atenção à validade das documentações que precisa ter (6 meses no máximo).

    Religioso:

    1 - você precisa ir na sua paróquia ou do noivo para ver quais documentos são necessários (a paróquia mais perto da casa de vocês. Sugiro ligar e perguntar se é a sua paróquia, com o CEP eles conseguem saber).

    2 - tirar as certidões de batismo atualizadas: pega a certidão original, liga na igreja onde foram batizamos, passa a data/nome/nome dos pais/etc e solicita o documento atualizado. TEM CUSTO, o meu foi $30 cada certidão. As certidões tem que ter no MAXIMO 6 meses de validade.

    3 - Definir testemunhas do religioso/civil, elas também precisam apresentar umas documentações, que a igreja vai te passar lá no item 1

    4 - Curso dos noivos: em SP pelo menos acontece a cada 2 meses, o certificado tem que ter validade de no máximo 6 meses, então se programem para fazer. Tem custo tb, depende de cada paróquia, e você pode fazer em qualquer uma (eu paguei $50 com refeições inclusa).

    5 - Você leva todas as documentações solicitadas + certificado do curso na igreja, eles rodam os proclamas (dura umas 3 semanas mais ou menos) e depois a igreja chama o casal para conversar com o padre.

    A parte do civil:

    1 - entra em contato com o cartório, ele tem que te passar um formulário para casamento religioso com efeito civil. Você tem que informar a igreja que vai casar e o celebrante. No meu caso, eu só vou passar o celebrante depois do casamento, mas vai de cartório para cartório. O custo é o mesmo que se casar lá.

    2 - Tirar as certidões de nascimento atualizadas (6 meses de validade): eu fiz no próprio cartório onde vamos casar, fiquei com preguiça de entrar em contato com os cartórios onde fomos registrados. Paguei caro nisso, $77 pra cada.

    3 - Ir ao cartório com 2 testemunhas para dar entrada no casamento. Vai ficar uns dias lá e depois vão te chamar novamente para buscar a HABILITAÇÃO de casamento.

    4 - A habilitação é levada na igreja no dia do casamento, todo mundo assina (celebrante, noivos, testemunhas), e depois voces tem até 90 dias após o casamento para levar de volta no cartório com firma reconhecida do celebrante. Aí o cartório vai liberar de fato a certidão de casamento.

    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, o processo não muda muito... a diferença é que vc irá pegar o documento com o celebrante e entregar ao cartório. Nas duas formas vc precisa ir ao cartório tirar certidões atualizadas e levar duas testemunhas.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu contratei celebrante para cerimônia com efeito civil e até agora não me arrependi. A entrada que vc irá fazer no cartório é padrão, certidão de nascimentos novas e duas testemunhas. Achei melhor uma cerimônia única e no cartório que eu tenho que dar entrada, não achei o valor absurdo.
    Meu primeiro casamento foi religioso com efeito civil e foi super de boa também, fui ao cartório com meu ex e levamos meus irmãos e pronto.
    Que pena que o celebrante não te alertou, vcs poderiam casar no cartório... mas mesmo assim pagariam um valor para o juíz realizar a cerimônia.

    • Responder
  • M
    Super Noiva outubro 2023 Santa Catarina
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui vamos tentar organizar com o cartório logo no primeiro horário da manhã e seguir a celebração a noite para facilitar.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Constante Fevereiro 2025 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu aqui pensando que ia facilitar minha vida...já avisei o noivo no whatts aqui, hahaha

    Obrigada pelo alerta Ana!

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana, mas de certa forma é menos burocrático porque você não vai precisar comparecer no dia pro juiz casar vocês.
    Eu também vou casar com efeito civil e o padre já nos orientou que precisa de uma autorização e que ele já está habilitado no cartório próximo da nossa casa, porém, ainda vamos precisar marcar e levar as testemunhas, não tem jeito, moramos em um país muito burocrático.
    • Responder
  • Aline
    Noiva VIP Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Poxa, o celebrante poderia ter alertado vocês sobre isso né?
    Aqui assim que contratamos a celebrante ela já explicou tudo como funcionava!
    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, no fim já contratamos o celebrante, e cancelar agora ficaria o mesmo preço que continuar assim.


    O que me deixou chateada é que o cartório de onde moramos (pq temos q levar esse documento nesse cartório) abre, de seg a sex, das 9h as 15h pra casamento. Então vamos ter que achar alguém disponivel pra testemunhar nesse horário (provávelmente alguém passando pela rua na hora rsrsrs ) e teremo q faltar no trabalho. Se soubesse disso antes teríamos pensado em outra solução.
    Enfim. O celebrante cobrou o preço do juiz de paz, mas casassemos no cartório saíria a metade do preço, e poderíamos ir num sábado qualquer. E deixaríamos a festa de casamento só pra festa mesmo .
    Fomos leigos.
    Espero que o poste ajude quem tem dúvidas sobre esse processo.
    • Responder
  • Virgínia
    Super Noiva Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Virgínia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Ana!!
    Realmente é bem mais burocrático e mais caro o casamento religioso com efeito civil. Era a nossa primeira escolha também. Tudo mudou até irmos no cartório ontem kk faremos “dois” casamentos, o civil e o religioso.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Novembro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana

    pois é, eu queria fazer casamento religioso com efeito civil também, mas quando fui ver os trâmites, eu percebi que era mais burocrático do que ter duas celebrações e optamos por fazer em dias separados mesmo...

    não da mais tempo de mudar para celebração no cartório?

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas