Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariana
Noiva Curiosa Abril 2024 São Paulo Estado

Casamento religioso com efeito civil: escolha do padre

Mariana, dia 30 de Maio de 2023 às 22:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 8
Oiii noivinhas! Quero realizar o meu casamento religioso com efeito civil, será em ambiente aberto, ao ar livre, porém como eu meu noivo e nossa família e católica, fazemos questão do casamento ser celebrado por um padre. Porém; fiquei sabendo que apenas a igreja católica anglicana permite o casamento fora da igreja, sendo que a igreja católica apostólica romana não permite, sabem me dizer se essa informação confere? E como fizeram pra escolher o padre?

8 Respostas

Última atividade por Mayara, dia 31 de Maio de 2023 às 16:22
  • Mayara
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá tudo bem noivinha ?


    Pelo pouco que sei infelizmente sim a igreja serve basicamente como um lugar de proteção, não sei de explicar direito. Porém recomendo consultar em pelo menos 3 igrejas matriz eles conseguiram te responder melhor, geralmente paróquia de comunidade não dá mesmo. Tente por igreja matriz ou diocese. Espero ter ajudado.
    Também sou católica e deixei de casar ao ar livre por esse motivo também. Meu esposo queria um lugar onde tem piscina porém não vi cabimento casar na igreja e ir depois já que igrejas fazem casamentos após as 18:00. Então meio que ficou assim 🤷🏻‍♀️ mas acredito que seja o plano de Deus então seguimos 🙏🏼
    • Responder
  • Jozieli
    Noiva Constante Maio 2025 Minas Gerais
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já ouvi relatos que é possível sim, que vc deve conseguir a autorização na sua arquidiocese, mas que o mais difícil é o padre mesmo, por essa questão de regras, muitos não gostam de celebrar.
    Eu também quero um casamento com padre ao ar livre e estou na esperança de conseguir, é o clássico, o não já tenho, vou correr atrás do sim.
    Este é o vídeo que comentei: https://www.youtube.com/watch?v=1WCY-UrUP-M

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    De fato, aqui também queríamos fazer tudo no mesmo dia, mas a Igreja católica não permite casamentos fora da Igreja. Iremos fazer dois casamentos, um agora para comemorar com todos os nossos amigos e família, e depois vamos fazer o religioso só nós e nossos pais.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mari, são muito raras as chances de um padre da igreja católica romana celebrar casamentos fora da igreja mas a anglicana faz, inclusive nosso casamento foi dessa forma, queríamos casar no mesmo local da festa mas não quisemos abrir mão de uma celebração religiosa e foi muito melhor do que eu esperava, o padre Dom Marcos (ele tá aqui na comunidade) fez uma cerimônia linda, personalizada, descontraida e deu pra sentir Deus ali, foi emocionante, todo mundo chorou.
    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, o sacramento do Matrimonio só é aceito dentro da igreja católica. Bispos só aceitam em casos específicos como enfermidade e etc. A Anglicana permite fora e tem a católica brasileira também.

    • Responder
  • Ana Laura
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo Estado
    Ana Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sobre a pergunta de escolher o padre, a própria paróquia em que você for se casar indica um padre ou diácono pra você, mas você pode convidar algum padre/diácono com quem tenha amizade caso seja autorizado pela paróquia (e geralmente é). Também tem um curso de noivos pra fazer, e um processo com vários documentos!! Dá uma olhadinha pra já ir se organizando

    • Responder
  • Ana Laura
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo Estado
    Ana Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiee noivinha! Sou católica, e a informação procede, a igreja católica apostólica romana não celebra os sacramentos fora do templo religioso, incluindo o do matrimônio! Tem a opção de você celebrar o seu casamento civil ao ar livre, e o religioso na igreja, separando as cerimônias. Em geral, a igreja também não autoriza que você se case dentro do templo e envie o padre para dar uma benção na cerimônia civil não. Outras igrejas às vezes autorizam a celebração fora do tempo, como eu acho que é sim o caso da anglicana, da igreja católica brasileira, as evangélicas, mas não são a igreja católica romana, precisa verificar qual é exatamente a sua fé e a da sua família e qual é a igreja que vocês vão querer realmente se casar.

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, confere. O sacramento do Matrimônio é apenas dentro da igreja, salvo autorização expressa do bispo (em casos BEM específicos). Uma solução, caso vocês façam questão do Sacramento, é casar na igreja antes e contratar um cerimonialista pro dia. Ou se preferir, faz o civil com um celebrante e depois casa na igreja (sem pompa, na sacristia mesmo.) Os trâmites são os mesmos se vocês fossem casar na igreja com pompa, ou seja, tem que apresentar documentação, fazer o curso de noivos e também a entrevista com o padre.



    Esse último é o pároco da paróquia que vocês escolherem, não tem diferença. Agora se vocês não fazem questão do Sacramento, contrate um padre anglicano.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas