Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Natália
Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo

Casamento Religioso com Efeito Civil - Passo a Passo

Natália, dia 9 de Novembro de 2018 às 09:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 4 18

Bom dia, comunidade!

Acredito que muitos noivinhos e noivinhas aqui pretendem se casar na igreja e no civil ao mesmo tempo e, por isso, vim aqui contar o passo a passo de como funciona o processo. Mas, antes de começar, é importantíssimo esclarecer algumas coisas:

- por mais que o básico seja o mesmo pra todo mundo, as regras variam de cartório pra cartório, de igreja pra igreja, ok? Então, antes de tudo, liguem no cartório de vocês!

- tudo que eu informo aqui é referente ao 42º Cartório de Registro Civil do Jabaquara (próximo ao metrô São Judas). Novamente, confiram as regras do cartório de vocês!

- eu cheguei a conferir as regras de outros 2 cartórios (perto da casa dos meus pais e da casa da mãe do meu noivo), portanto algumas coisas eu tenho certeza que variam e vou avisar quais são.

Passo n° 1: Requerimento da Igreja

Depois de escolher a igreja de vocês, marcar a data e levar a documentação pedida, vocês precisam pedir um Requerimento de Casamento Religioso com Efeito Civil. Infelizmente eu esqueci de tirar foto do meu, mas é algo bem simples e a igreja provavelmente já tem um modelo desse documento. Nada mais é que um papel no qual o padre requer a autorização para realizar a cerimônia civil junto com a religiosa. Deve ter a assinatura do padre e dos noivos e a minha tinha um carimbo da igreja também, mas não sei dizer se é necessário (é bom perguntar no cartório).

Passo n° 2: Dar Entrada no Cartório

Esse passo é basicamente igual ao procedimento que todo mundo faz para casar no civil. Em dois dos cartórios que visitei, o prazo para dar entrada é de 60 a 30 dias antes da data do casamento, mas no cartório do Jabaquara o prazo é de 90 a 30 dias. É preciso levar duas testemunhas (que não precisam ser padrinhos, podem ser pessoas diferentes!).

Dica: cheguem cedo! Principalmente aos sábados, a fila é enoooorme!

IMPORTANTE: um dos cartórios especificava que essas testemunhas não podiam ser mãe/pai, irmãos, filhos, madrasta/padrasto ou enteados. No cartório do Jabaquara não existe essa restrição. Portanto, verifiquem antes!

O noivo, eu, minha prima e minha sogra, na fila do cartórioCasamento Religioso com Efeito Civil - Passo a Passo 1

Passo n° 3: Buscar os documentos, preenchê-los e levá-los na igreja

Quando vocês derem entrada, receberão uma data para ir buscar os documentos, que são a Certidão de Habilitação e o Termo de Casamento Religioso para Efeito Civil. Neste último, há espaço para vocês preencherem os dados (nome completo, RG, CPF, profissão etc) das suas testemunhas (que devem ser padrinhos, porque precisarão assinar durante o casamento). No espaço das assinaturas, há local para 4 pessoas assinarem, mas segundo a moça do cartório isso é só pra ficar bonitinho, um casal de cada lado, porque as testemunhas "de verdade", cujos dados vocês preencherão, são apenas duas. Esses documentos devem ser levados à igreja, para que estejam lá na hora do casamento.

Termo de Casamento Religioso para Efeito CivilCasamento Religioso com Efeito Civil - Passo a Passo 2Certidão de HabilitaçãoCasamento Religioso com Efeito Civil - Passo a Passo 3

Passo n° 4: Levar os Documentos ao Cartório

Depois do casamento, o casal tem até 20 dias para levar os documentos preenchidos e assinados, com a firma do padre reconhecida, ao cartório. Se passarem os 20 dias, o casamento não terá validade perante a lei! Ou seja, vão sair em lua de mel e ficarão mais de 20 dias fora? Verifiquem se outra pessoa pode levar por vocês!

Pergunta frequente:

O preço do Religioso com Efeito Civil é diferente?

Não. Pelo menos o meu não foi. O único gasto a mais que teremos é para reconhecer a firma do padre. Esse valor varia, mas não passa de 20 reais.

18 Respostas

Última atividade por Lívia, dia 6 de Junho de 2023 às 14:14
  • L
    Noiva Novata Agosto 2023 Minas Gerais
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois de levar o Termo do Religioso com efeito civil para o cartório, a certidão de casamento oficial sai com algum tipo de referência de que o casamento foi religioso com efeito civil?
    • Responder
  • Gaby
    São Paulo
    Gaby ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii as tes testemunhas do cartório é a mesma da celebração com o padre??
    • Responder
  • Viviane
    Noiva VIP Agosto 2019 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas informações. Eu estava super confusa com isso.

• Responder
  • Lilian
    Noiva Ativa Setembro 2019 Minas Gerais
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bacana as informações. Pretendo casar assim,mas em sítio com um celebrante espírita,a regra seria a mesma?
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Naty!!! Sim, aqui está R$280,00 pra casar no religioso com efeito civil, e só no civil (cartório) está R$370,00.
    • Responder
  • Natália
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Carina! 😘
    • Responder
  • Natália
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Tamara!
    Eu senti falta de um passo a passo como esse quando decidi fazer o religioso com efeito civil, então quis ajudar outras noivinhas 😘
    • Responder
  • Natália
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super importante já se preparar pra quando chegar a hora, Leilah, está certinha 😁
    • Responder
  • Natália
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ooi Danny!
    Aí é mais barato? Melhor ainda então haha
    • Responder
  • Carina
    Noiva Master Março 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei suas dicas, foi um ótimo debate noivinha!!!

• Responder
  • Jussara
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah sim, obrigada Na.

Vou da uma olhadinha sim Smiley kiss

• Responder
  • Natália
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha!
    Que bom que pude ajudar 😘
    • Responder
  • Natália
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Jussara, que bom que ajudei!

Não precisei fazer a transferência, mas sei que outras noivinhas aqui fizeram, dá uma olhada nos debates e talvez você encontre ajuda. 😘
    • Responder
  • Tamara
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate. Ano que vem teremos que fazer tudo isso, mas pelo menos agora tenho noção de como funciona.
    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate, Nat! Ainda estou longe dessa etapa, mas como faremos o religioso com efeito civil, já salvei seu debate aqui para referências futuras, hehe Smiley heart

• Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Naty, aqui não muda muito de tudo o que você mencionou no debate, só o valor aqui é diferenciado, dá mais ou menos R$100,00 mais barato casar no religioso com efeito civil do que no cartório.

• Responder
  • Acsa Karen
    Noiva VIP Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Acsa Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu debate foi essencial pois creio que muitas noivinhas assim como eu tem dúvidas sobre isso. Obrigada por dividir com a gente ❤️
    • Responder
  • Jussara
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Noivinha, tava precisando de um debate desse.

O meu preciso ainda fazer transferência de igreja para a outra, porque a que escolhemos para casar a gente não pertencemos a ela.

Você fez transferência de igreja ?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe