Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karla
Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro

Casamento religioso com efeito civil x casamento civil

Karla, dia 25 de Janeiro de 2022 às 09:37 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 8

Bom dia, noivinhas!!! Smiley laugh Esse tema está me preocupando um pouco. Vamos casar na igreja, porém meu noivo, embora more no Brasil, é estrangeiro e estamos pensando seriamente em deixar o Brasil após o casamento. Eu nunca quis casar no cartório, queria o casamento religioso com efeito civil, acho mais romântico, enfim. Ocorre que, se formos mesmo mudar do país, eu devo começar um curso lá fora no mês seguinte ao nosso casamento. Ou seja, eu não terei tempo para resolver questões da minha documentação, etc. Por isso eu pensei em nos casarmos no cartório alguns meses antes da cerimônia religiosa. Para quem já fez isso, duas dúvidas:

1) a igreja implica com o fato de já serem casados no civil? Porque a secretária da igreja que liguei ficou querendo saber nosso estado civil, achei estranho.

2) o que muda na hora da cerimônia religiosa? Não vou assinar nenhum livro porque já terei assinado no cartório? (quero a foto assinando rs)

8 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 25 de Janeiro de 2022 às 14:44
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos la: ela quis saber apenas pra saber se já estavam casados no civil ou se iam casar mais próximo. Se você está falando da igreja católica, (que é a que eu sei) . Pra casar na igreja católica o civil já tem que ou estar feito ou encaminhado (e não é todo padre que faz com efeito civil).

No dia você assina os documentos da igreja que não tem nada a ver com o civil. Para casar na igreja você terá que dar entrada no processo da igreja que é completamente diferente do civil.

• Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom saber, querida Patricia! Quanto aos nomes, sabe dizer se na hora o padre fala os nomes de solteiro, ou porque já fez o civil, caso troque ele fala os nomes já de casados?

• Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Karla, aqui na minha igreja só pode casar no religioso depois de casar no civil, caso o casamento no civil seja próximo a data do religioso, temos de levar o papel da entrada no cartório comprovando... e levar a certidão depois na igreja. Ou é assim, ou a cerimônia religiosa com efeito civil.

E sim, vc vai assinar no livro na igreja sim.. vcs e um casal de padrinhos. Então sua foto tá garantida. Smiley heart

• Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi, Bárbara! Obrigada! Smiley laugh

• Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não, Karla....eu casei no civil em 11/09 e no religioso no dia 18/09, mas até onde sei mesmo se eu casasse em outro mês isso não interfere. Seria bom você perguntar na igreja que você quer casar, como funciona também.

• Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karla, eu não casei na igreja mas casei com um padre no local da minha cerimônia, não sei se funciona da mesma forma…
    1 - eles não implicam que você seja casada no civil, eles perguntam sobre isso pra saber se o seu casamento será religioso com efeito civil ou somente religioso.
    2 - se você faz o casamento religioso COM efeito civil, na hora o padre lê a certidão de casamento e vocês assinam os documentos lá na igreja - quando você opta pelo casamento civil no cartório essa parte já é feita no cartório e então é “cortada” no religioso
    • Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, bacana, Bárbara... Só para eu entender, então você casou no civil um tempo antes do casamento religioso, certo?

• Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiii, noivinha!!

A igreja não implica com o fato de casar no civil, pois precisa dos documentos do cartório para que ocorra o casamento na igreja, senão eles não autorizam.

Nos casamos na igreja em setembro e o civil foi separado, mas assinamos um documentos lá no altar também e nos entregaram um documentos de casados.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas