Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jaqueline
Super Noiva Março 2015 São Paulo

Casamento religioso em sitio: Como funciona?

Jaqueline, dia 9 de Maio de 2014 às 08:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Olá noivinhas, ainda não encontrei nenhum esclarecimento sobre como funciona o casamento religioso em um sitio, poderiam me ajudar?

Sou católica, mas não frequento uma paróquia específica, então não tenho um padre específico também, mas minha madrinha disse que o da paróquia dela é muito bom cerimonialista... resta saber se ele se desloca até o local... esse é um ponto...

Agora, sabem se há necessidade de fazermos um curso para noivos, já que não é na igreja?

Outra, há necessidade de documento específico para realização da cerimonia no local?

E, por ultimo, sabem se temos que pagar ou quanto (mais ou menos) fica?

Me dêem uma luz, ou se puderem me digam onde eu poderia esclarecer tudo isso?..

Beijinhos

14 Respostas

Última atividade por Maira, dia 20 de Junho de 2018 às 11:48
  • Maira
    Noiva Novata outubro 2020 Paraná
    Maira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se alguma outra noiva tiver duvida, vou dar uma esclarecida.

- É obrigatório ter batismo e crisma, faz parte da fé católica
    - É preciso fazer curso de noivos
    - Nenhum Padre é autorizado a fazer cerimonia em capela que não esteja ligada a uma paróquia, ou seja se você encontrar uma chácara ou sitio que tenha uma capela vinculada a uma paróquia sera totalmente possível fazer o casamento, do contrário infelizmente não é válido pelo vaticano. Existe uma chácara em Brasília por exemplo que tem uma capela vinculada a uma paróquia, sendo assim possível fazer o casamento religioso e a festa no mesmo lugar.
    - Padres e Diáconos realizam casamentos, os padres independente da ordem, ex. Franciscanos, capuchinho..
    - Geralemente tem uma taxa de deslocamento do Padre, o preço pode variar.

Qualquer outra dúvida fico a disposição, espero ter ajudado.

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hehehehe

Tranquilo, nessas horas que é bom a comunidade! A gente vai trocando informações e fica bem mais fácil!

Se vc e o seu noivo não são crismados é bom ver uma catequese de adultos relâmpago! Sem o documento da Crisma eles não fazem o casamento, mesmo que faça o curso de noivos e tal ( vc pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo: crisma e curso de noivos...)

O bom é que o curso de noivos pode ser feito em qualquer Paróquia, não precisa ser no lugar onde vc vai se casar. Vc pode fazer na sua cidade e pedir que eles façam a transferência da documentação para a paróquia responsável pela capela onde vcs vão se casar!

E se informe se vai ser preciso pagar uma taxa por usar a Capela. Eu não precisei pagar pelo celebrante, mas pelo uso da Capela... (luz, limpeza do lugar...essas coisas...)

Enfim, é um mooonte de detalhezinho!

• Responder
  • M
    Super Noiva Novembro 2017 Espírito Santo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seria bom voce fazer o curso pra noivos, é boom..

E o padre cobra sim...

• Responder
  • Jaqueline
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Carooool!! Muuito obrigada! Você foi simplesmente linda! Me ajudou muito, pois eu realmente não fazia a menor idéia de como funcionava... ainda tenho 10 meses pela frente, mas vou seguir seu conselho e colocar isso como minha prioridade... Não vou casar na mesma cidade que moro, lá no sitio onde será realizada a cerimonia tem uma capela...

Uma madrinha minha conhece um diácono que realiza casamentos, vou procurá-lo e ver quais os procedimentos, prazos e possíveis valores... Eu e meu noivo já somos batizados, mas não crismados... vou ver isso e o curso de noivos..

Uffa! nem sem como te agradecer, deveria receber uma estrelinha!!! Smiley star

Obrigada de novo.... Smiley kiss

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meninas, um diácono celebrando o casamento tem validade sim! Não sei se um ministro tem a mesma validade, mas um diácono tem!

Mesmo assim, o curso de noivos é exigência para fazer o casamento.

Como um batismo, é preciso fazer o curso de batizado tb.

O que vcs podem ver é curso de noivos que seja mais "rápido". Aqui na minha cidade é apenas um dia de curso. Em outros lugares, chega a ser alguns meses de curso, varia conforme a cidade/paróquia...

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então, o que me passaram é o seguinte:

O casamento é feito na Igreja por todo um simbolismo sobre a Igreja - Casa de Deus - onde Deus está..... é como se fosse algo do tipo " como Deus está sempre presente na Igreja, é lá que os noivos devem ir para pedir a Sua benção"..

É possível fazer em outro lugar? Sim. Contudo, acredito ser necessário ter uma licença especial. Não sei exatamente onde vc teria que obter esse tipo de licença, vc precisaria se informar na secretaria de uma Igreja ou direto com um padre.

Tá, tenho essa licença. E agora?

Precisaria ter um padre que aceitasse fazer a cerimônia de vcs lá. ISSO é um pouco complicado dependendo do horário, especialmente se vc não tem um padre definido já. As agendas dos padres são super lotadas (eu convidei com 8 meses e o padre que eu queria já não tinha mais a data... Smiley sad ), e dependendo do horário entra em conflito com horário de missas... é bom ver isso o quanto antes!

E as demais coisas?

Precisa fazer curso de noivos sim. Precisa que ambos sejam crismados, sim. Depedendo do lugar, é preciso que sejam dizimistas também.

O meu conselho? Veja se na sua região não tem uma Capelinha no campo....seria bem mais fácil. Nesse caso, um padre ou um diácono poderia fazer a cerimônia tranquilamente. Veja o quanto antes a documentação necessária aí na sua cidade e um padre pra fazer a cerimônia.

Smiley smile

• Responder
  • S
    Noiva Esperta Dezembro 2014 São Paulo
    Samiry ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flor...a informaçao que eu tive esses dias é que o casamento no sitio não é considerado igual casamento na igreja...apesar de saber que existem padres que realizam sim a cerimonia fora e cobram uma fortuna por isso...o que eu.vou fazer e chamar um cerimonialista...ele realiza a bençao e fala sobre o momento de familia
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Agosto 2015 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso ainda não descobri ainda Jaqueline. Se eu conseguir essa informação eu te aviso!

• Responder
  • Jaqueline
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas você sabe me dizer se um diácono celebrando, por exemplo, tem validade para a igreja? E se tem que fazer o cursinho para noivos?

• Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Agosto 2015 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou na mesma situaçao que vc! Os padres não celebram fora da igreja! Estou procurando algum ministro ou diacono pra realizar o casamento!

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O padre nao pode ir, somente erante autorização do vaticano....

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então amor, pode tentar ver com eles, mas que eu saiba padre padre, não pode celebrar fora. Mas capela, não custa tentar né

D

• Responder
  • Jaqueline
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Poxa, mas mesmo se tiver uma capela no local da cerimonia?

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amor os padres não celebram casamento fora da igreja

O que você pode fazer para ter a benção catolica é tentar achar um Frei Capuchinho ou um Diacono

Smiley laugh

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas