Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marcelle
Noiva Curiosa outubro 2025 Rio de Janeiro

Casamento sem cerimônia

Marcelle, dia 9 de Abril de 2023 às 18:40 Publicado em Fórum Festa 0 9
Olá meninas! Gostaria de uma luz, estou completamente perdida!
Estamos pagando nosso casamento desde novembro do ano passado, já com o salão. Porém as coisas apertaram muito e estamos pensando em cancelar e fazer algo mais simples. Com esse salão, até conseguiríamos fazer uma festa bem legal mas nossa lua de mel não seria a dos sonhos.
Então estamos estudando a possibilidade de cancelar o salão e fazer algo mais simples. Fazer somente uma recepção em algum sítio bonito, sem a cerimônia. Estava animada pra me vestir de noiva, mas não morreria se não acontecesse. Até porque, se fizermos algo menor iremos conseguir a lua de mel dos nossos sonhos. Alguma noivinha fez ou vai fazer somente a recepção? Estou sem saber o que sentir, medo de não ser uma boa ideia e no final trocar seis por meia dúzia. Minha ideia seria um almoço para recepcionar as pessoas, o local estaria decorado com algumas flores mas acho que se colocar bolo e mesa fica muito cara de casamento. O que vocês fariam? Adiar até ter o dinheiro não é uma possibilidade.
Obs.: Iremos pagar multa no cancelamento com o salão, mas o valor é pouco.

9 Respostas

Última atividade por Deise, dia 14 de Dezembro de 2023 às 11:38
  • D
    Noiva Novata Maio 2024 São Paulo
    Deise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Marcelle! Tbm fiquei desanimada com os valores e precisei adaptar. Tudo depende do que vocês querem, de quanto podem pagar e do que estão dispostos a abrir mão. No meu caso, nunca fizemos questão de cerimônia, não temos religião, a ideia sempre foi só comemorar com familiares e amigos próximos. Minha dica é: primeiro defina as suas prioridades, o que vc não abre mão? Defina o orçamento máximo. Definia a lista de convidados e não altere mais. Sobre lua de mel, eu considero o seguinte: casamento é uma vez só na vida, viagem vcs vão poder fazer muitas outras vezes, então pra mim, lua de mel não é prioridade (mas eu e meu noivo já moramos juntos e isso faz diferença).

Como vou fazer:

1 - Cerimônia: Não terá. Casamento no cartório próximo do local da festa e no mesmo dia pra que eu precise me arrumar apenas uma vez.

2 - Buffet: Alugamos um restaurante que faz casamentos e cobra por pessoa um preço bacana (112,00 por pessoa). No restaurante será servido almoço, já fechamos o pacote com almoço, bebidas, decoração da mesa, bolo e docinhos). Esse formato foi o mais em conta que achei.

3 - Convidados: 60 no máximo, apenas familiares e amigos próximos. (primo distante, tio que vc não vê há 10 anos, amigo de trabalho, aquele "amigo" que vc não sabe o sobrenome, não entram).

4 - Fotógrafo: vou chamar um amigo que faz fotos amadoras e vai ser isso mesmo, sem filmagem.

5 - Músicos/Banda: Estou pensando em contratar um violinista pra tocar quando chegarmos (pq é meu sonho e coloquei como prioridade, se não for pra vc, não precisa). Músico é luxo.

6 - DJ/pista de dança: Ainda estamos pensando em contratar se sobrar grana, mas precisa avaliar, os seus convidados dançam? vcs vão dançar? vale a pena? Pq ter o DJ só por ter é um custo desnecessário. Vcs podem só fazer uma playlist e deixar tocando de fundo.

7 - Lembrancinhas: Ainda não sei o que vou fazer, provavelmente bem-casados mesmo ou algo DIY. Um custo que acho que não vale a pena investir tanto. Acho que lembrancinha tem que ser útil, pra comer ou pra usar, fazer algo pra ficar pegando pó não faz muito sentido.

8 - Roupas: Vou comprar um vestido simples que dê pra usar em outras ocasiões, meu noivo vai alugar terno e usaremos tênis! (pq é a nossa cara). Ainda estou procurando salão de beleza pra fazer maquiagem e cabelo no dia.

9 - Lua de mel: na nossa casa mesmo ><

Resumindo: Definia as suas prioridades, defina o valor total, defina a lista de convidados. No orçamento considere outros possíveis gastos, como: convites, lembrancinhas, buquê, aluguel de carro/uber, a taxa do casamento civil, maquiagem, cabelo, manicure, alianças, roupas da noiva/noiva.

Espero ter ajudado! Um beijo e não desista!

• Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Marcelle, se a sua prioridade é viajar, coloque dinheiro nisso e faça algo menor...

Por aqui a prioridade eram os 2, a lua de mel e a cerimonia/festa, então fizemos nosso orçamento de acordo com isso...

No seu lugar eu tbm faria a cerimônia no mesmo local da recepção e pediria pra algum amigo/parente falar... decoração faria DIY e ai comemoraria seu casamento, seja num sitio ou nesse salão que vc ja alugou Smiley smile

• Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho bem tranquilo fazer uma festa sem a cerimônia, penso que é uma questão de priorizar o mais importante para vocês mesmo. Por aqui a cerimônia e a festa em si eram muuuito mais importante para mim do que a lua de mel. Optei por passar uma semana em umas praias muito boas perto daqui, que possamos ir de carro mesmo, e gastar mais dinheiro no casamento em si. Ao meu ver, vamos ter a vida toda pra viajar, mas o casamento só vai acontecer uma vez. Mas repito, vocês tem que colocar o dinheiro de vocês no que fizer mais sentido pros dois, a opinião da gente é nossa, e não deve afetar a escolha de vocês 😅
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou na mesma linha de pensamento da Deborah. Inclusive, no nosso casamento quem fez a cerimônia foi um amigo, sem custo. Nós casamos no civil três dias antes e fizemos uma cerimônia afetiva que deixou todo mundo emocionado. Eu realmente acho que a cerimônia da um toque muito bonito, mesmo que seja algo pequeno (nós tivemos 68 convidados só). Talvez fosse baratear mais vocês reduzirem o tamanho da festa ou mesmo cancelar o salão e montar um cantinho simples no sítio, mas que tivesse esse momento
    • Responder
  • V
    Noiva VIP Dezembro 2023 São Paulo
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha sinceramente, me colocando em seu lugar eu faria uma festa menor e mais simples (tentaria até reduzir a quantidade de convidados e convidaria apenas os mais próximos) e faria a minha lua de mel dos sonhos, até porque, o povo sempre vai sair reclamando ou falando alguma coisa da festa que for, nada nunca vai agradar a todos… então eu faria isso é gastaria dinheiro com a minha lua de mel dos sonhos pois é algo para mim!!!!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ops, saiu errado e não consigo editar pelo app no celular.

No seu caso, eu faria uma lua de mel *MENOR*.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marcelle, se o casamento com cerimonia, vestido branco, véu e grinalda não é seu sonho, faça algo menor apenas para celebrar.

No meu caso: eu espero só casar uma vez, rs! Então, eu no seu caso, faria uma lua de mel melhor, porque viajar, da pra viajar como “lua de mel” em diversos momentos da vida.
    Mas se não é seu sonho, casamento no cartório e uma recepção com as pessoas que importam na vida de vocês é o suficiente e será inesquecível tambem.
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com a Deborah, acho que já que vai fazer o almoço poderia chamar um celebrante para dizer umas palavras, trocar as alianças e fazer umas fotos (não precisaria ter cortejo, madrinhas, nem nada disso). Acho que ficaria lindo também se vc usasse um vestido branco midi.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu faria a cerimônia no local da recepção porque isso não precisa de muito. Basta colocar uma mesa e um ou dois arranjos, ou mesmo uma decoração simbólica para vocês, pedir a alguém muito importante dizer algumas palavras, trocam os votos, as alianças e fim, em meia hora partiu recepção. Faz algo simples, veste-se de noiva, os convodados participam da celebração e comemoram com mais "sentido". Depois só desfrutar da lua-de-mel dos sonhos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas