Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanessa
Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo

Casamento simbólico - ateu

Vanessa, dia 30 de Setembro de 2017 às 12:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13

Sei que é um debate delicado, mas quem sabe não encontro outras noivinhas que passam pelo mesmo.

Eu e meu noivo, apesar de termos crescido em meio à religião (espíritas e católicos do meu lado, espíritas e evangélicos do dele), não temos o mínimo pingo de religiosidade. Concomitantemente, não temos intenção de nos casar no civil pelas experiências que vivenciamos de nossos pais e parentes.

Planejamos um casamento totalmente simbólico. Uma festa para expressarmos o nosso amor um pelo outro e para celebrarmos esse começo de vida juntos.

Alguém mais passa por situação parecida?

13 Respostas

Última atividade por Carolina, dia 27 de outubro de 2017 às 09:54
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho linda aquela cerimônia das areias! Vi uma em que os padrinhos colocavam as areais coloridas no vidro, cada casal de padrinhos tinha uma cor (a areia de cada casal era da mesma cor da gravata e do buquê das madrinhas que estavam todas de preto).

    Você pode contratar um celebrante, fazer votos, e fazer uma dessas cerimônias "alternativas"!

    Sou católica e farei cerimônia religiosa com efeitos civis, ou seja, exatamente o contrário do seu! hahaha. Mas o mais importante em qualquer casamento é o AMOR e ele está em qualquer lugar, em todas as cerimônias!

    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tem aquelas cerimonias que fazem da água, da areia, entre outras que são bem bonitas, vale a pena um MC para realizar o casamento.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    “Sem deus e sem estado” define bem!Pensamos em chamar um celebrante mesmo mais por não termos coragem de escolher entre nossos amigos (se dependesse de nós, todos eles estariam lá celebrando pra gente! Hahahah).Pesquisamos bastante e nos interessamos pela cerimônia pagã do Handfasting! Achamos lindo o efeito visual da cerimônia!
    • Responder
  • Christie
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Christie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Vanessa, eu e o Pedro tb somos ateus e fizemos uma cerimônia exatamente assim, uma celebração do amor.Chamamos uma amiga pra realizar a cerimônia, fizemos a troca dos votos e a cerimônia simbólica das areias. Optamos por não casar no civil pq queríamos um casamento sem deus e sem estado (posição política mesmo) e deu super certo.As pessoas choraram, se emocionaram e foi lindo! Tenho certeza que conseguirá celebrar da melhor maneira possível Smiley smile
    • Responder
  • Kassandra
    Noiva Esperta Abril 2019 Rio de Janeiro
    Kassandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vanessa, sobre o rito religioso é mto pessoal, no meu caso como tb não seguimos nenhuma religião iríamos contratar um celebrante, minha sogra então se ofereceu para celebrar o casamento e fiquei tão, tão feliz q obviamente aceitamos, o noivo inclusive tá nervoso q já tem certeza q vai chorar hehe, ele conhece a mãe q tem e sabe q oq ela escrever vai ser lindíssimo e do fundo da alma, no entanto no civil vamos oficializar a união, mas isso é opcional.
    • Responder
  • Naninha
    Super Noiva Junho 2019 Minas Gerais
    Naninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar no civil e depois farei uma cerimônial sem função religiosa mas falando sobre o casamento e seu fundamento, troca devotos
    • Responder
  • Doninha
    Noiva Ativa Agosto 2018 São Paulo
    Doninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também não temos religião, Vanessa. Um amigo vai celebrar. Será uma espécie de "rito de passagem" pra nós e pras nossas famílias (e uma desculpa pra comemorar rs). Acho que hoje em dia muita gente se casa assim, com ou sem civil. Fica tranquila, vai ser lindo.
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vanessa, postei um clipe de como foi aqui: https://www.casamentos.com.br/forum
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A diferença do meu casamento pro seu foi que casei no civil. De resto, teve cerimônia ateia, focada na nossa história, gente chorando, festa animada, tudo o que tem direito!

    No começo, tivemos um pouco de atrito com a minha sogra, que queria um casamento na igreja com jantar tradicional. Ligamos o f***-se e fizemos do nosso jeito. No fim, até ela amou.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Vanessa!!! Não deveria ser um debate delicado, todos temos o direito de seguir a fé que quiser ou fé nenhuma não é mesmo? Smiley smile Eu sou espírita e o espiritismo não realiza casamentos, portanto eu tive uma cerimônia simbólica. Um amigo da família foi o celebrante e ele leu um texto que eu escrevi falando de amor. E fizemos a troca de votos. Eu falei ao meu amor e ele a mim, só isso e foi numa chácara, pra mim foi perfeito, pq foi exatamente do nosso jeito, eu montei a cerimônia, diferente da igreja que tem protocolo e tem que fazer o que o padre manda, respeito claro, acho que se faz sentido pra casal ok o casal fazer isso, pra mim fez sentido a cerimonia do meu jeito. Vc estando em chácara, salão, e não num templo religioso, pode fazer como bem sentir vontade ❤️
    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2019 Rio Grande do Sul
    Ana..... ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que um celebrante ficaria bem legal no seu caso, ele só fala o que vcs quer, sem ficar puxando para uma religião ou outra..
    • Responder
  • Luíza
    Noiva Curiosa Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Luíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha, eu e meu noivo tbm não temos religião! Optamos por casar no civil no cartório p legalizar nossos bens, e nossa cerimônia será no local das festa. Espero ter ajudado 😘
    • Responder
  • L
    Espírito Santo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vanessa, não passo pela mesma situação, mas penso que um casamento, muito mais do que uma formalidade religiosa e civil, é exatamente isso que você falou: a expressão do amor entre o casal e o compartilhamento disso com as pessoas que são realmente importantes pros noivos! É o começo de uma nova jornada e que deve ser celebrada. Como você disse que suas famílias são religiosas, pode ser que vocês encontrem resistências... Pra esses momentos, te desejo força! Que você e seu amor sejam muito felizes nessa empreitada de vida ❤
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas