Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber

Taiana, dia 23 de Novembro de 2020 às 14:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 19 31

Durante a Pandemia do Covid muitas mega festas precisaram ser reduzidas a mini weddings ou até mesmo a micro wedding como já vi por ai. E quando pensamos em comemoração, um dos primeiros passos é cuidar do cardápio. Afinal, o menu deve agradar o paladar, refletir a personalidade dos noivos e de todos os convidados, e, acima de tudo, andar em conjunto com a proposta do casamento.

Hoje quero bater um papo sobre um estilo de casamento super leve e muito charmoso, o casamento tipo brunch, que possui um cardápio muito peculiar e altamente saboroso. O meu casamento, que aconteceu no dia 05/11 fo neste estilo e eu só tenho pontos positivos a falar desta proposta. Vem comigo e veja o que você precisa saber sobre este estilo.

1. O que é Brunch?

Brunch é o termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço. O termo brunch foi criado na Grã Bretanha e tanto na Europa como nos Estados Unidos ele é bastante utilizado em datas comemorativas e em grandes encontros familiares.


Aqui no Brasil este estilo de evento é muito utilizado em comemorações corporativas, mas por conta da Pandemia muitos casais se viram dispostos a oferecê-lo como um "pós" do casamento civil (quando realizado pela manhã, obviamente) que, anteriormente, era visto só como "um dia qualquer". Muito devido a impossibilidade de realizar grandes festas, o brunch ganhou espaço e tem feito cada vez mais adeptos.

Minha experiência: Meu casamento estava seria realizado com todas as honras e pompas em julho. Entretanto, por conta da Pandemia tivemos que adiar para 2021 e pensamos numa forma de reunir nossos familiares no casamento civil. O brunch foi a solução.

2. Horário

A grande característica do brunch é o horário. Um horário perfeito para um casamento estilo brunch é marcar a cerimônia para às 10:00/10:30h no convite ou no máximo 11:00h, pois ela termina no final da manhã. É muito importante que a cerimônia termine até meio dia – lembre-se que o real significado do brunch está relacionado a uma refeição que começa de manhã e pega o horário do almoço.

Minha experiência: Meu casamento estava agendando no cartório para às 9h35, de uma quinta-feira. Informamos às pessoas que um café seria serviço das 10h ao meio dia, em um espaço.

3. Convite

Muitas pessoas sentem a necessidade de fazer um convite escrito, mais formal. Isso depende de cada um. É muito pessoal.

Minha experiência: Não fizemos um convite até mesmo para não caracterizar festa. Informamos as pessoas da nossa família verbalmente e achamos que isso funcionou bem. Quem não foi convidado não ficou chateado, afinal, não era uma festa. Foi um evento bem familiar.

4. O Cardápio

O cardápio deve misturar itens do café da manhã como café, chás, sucos e também alguns itens mais encorpados que pode ter em almoços como tortas variadas e no caso de casamentos até uma massa leve servida.


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 1


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 2


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 3


Minha experiência: Fizemos um café da manhã repleto de guloseimas típicas de café da manhã (tortas, salgadinhos, pães, bolo, salada de frutas, panqueca) e por volta da hora do almoço serviços uma massa recheada. De sobremesa, oferecemos bombons, bem casados e bolo.

5. Mas um café não é simples demais?

Alguns dizem que sim, mas estou com quem acha que não. Qualquer cerimônia que se faça, seja ela enorme ou bem pequena, tem seu charme e eu iria além ao afirmar que o charme está no detalhe. Em um brunch acho que vale apostar em uma mesa bem feita e bonita, em toalhas mais sofisticadas, em acessórios. Tudo isso deixa o simples com o ar de sofisticado.


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 4


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 5


Minha experiência: Já falei aqui que minha tia tem um buffet então ficou fácil. Ela cuidou da parte da gastronomia e eu, minha mãe e minha irmã cuidamos da decoração e arrumação das mesas. O gasto que tivemos foi com a locação de taças e pratos, mas as vasilhas das guloseimas já tinhamos em casa, então custo 0!

6. Economia, economia, economia

Bom, isso vai diferir totalmente de região para região do país. Outros atenuantes são: A quantidade de convidados e a época do ano em que vai se servir e até mesmo o que vai ser servido. Mas a ideia do brunch é muito mais econômica, sem dúvida, porque aqui, justamente porque são poucas pessoas, você pode ousar fazer os comes da recepção. Além disso, a economia também se demonstra nas bebidas. Em um brunch não é usual ter bebida alcoólica (afinal não é comum que as pessoas se embebedem de manhã, né?), então aqui vale suco, água e refrigerante.


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 6


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 7


Minha experiência: Como minha tia tem um buffet ficou mais fácil de novo. Algumas coisas ela fez e o que ela não fez, ela comprou em uma padaria super legal. Lembrando que no meu caso, eram só 15 pessoas, então investimos muito em variedade o que gerou quantidade. Quanto as bebidas, investimos em água saborizada, água normal, refri (somente guaraná) e suco. Ah! Compramos três garrafas de espumante para o brinde, mas efetivamente usamos uma e meia.

7. Self-service

Não há a necessidade de servir os convidados, já que a mesa fica pronta. Se estiver preparando tudo sozinha, você evita de perder tempo repondo a comida. Utilize esse tempo para dar atenção a todos.


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 8


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 9

Minha experiência: Montamos uma mesa enorme com a comida e outra com as bebidas. As pessoas se serviram e nem foi necessário reposição dos itens pois colocamos tudo com bastante fartura e como a ideia é de uma cerimônia mais curta, isso não foi preciso.

8. Convidados mais a vontade

Como é um evento mais informal não existe aquela preocupação com salão e maquiagem e nem mesmo com a roupa. As pessoas visivelmente ficam mais confortáveis.

Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 10


Casamento tipo Brunch – o que você precisa saber 11

Minha experiência: Algumas pessoas nos perguntaram o que deveriam vestir e fui muito feliz em dizer: vista o que você se sentir melhor. E logo vi o sorriso das pessoas. Muita gente estava agendando horário no salão quase que de madrugada...kkk. Isso não é necessário. Esta noiva que vos fala sequer foi para o salão e casou de cara limpa Smiley xd , para a crítica de alguns.

Bem, depois dessas dicas espero que vocês tenham se identificado com este estilo de casamento e aproveite este debate para pensar no seu. Tenho certeza que será incrível como o meu foi inesquecível, como tem que ser.


beijos



:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

31 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 16 de Setembro de 2021 às 22:39
  • Fernanda
    Noiva Novata Janeiro 2022 Distrito Federal
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa amei a dica. Estava achando que estava louca em querer fazer dessa forma kkk
    Amei
    • Responder
  • Pamella
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei, ficou perfeito! Estava difícil achar referências. Uma dúvida, você colocou mesa e cadeiras?
    • Responder
  • Samara
    Noiva Esperta outubro 2022 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OIII .

    estou completamente apaixonada pela sua ideia, ficou tudo muito lindo Smiley love

    • Responder
  • Samira
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendi kkkkk, provavelmente eu também não de as lembrancinhas e sim o bem casado como lembrancinha.
    • Responder
  • Samira
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah claro kkkkk
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahhaha óbvio que não fico falando essas coisas ao ventos e para os convidados. Mas que eu penso tudo isso, isso eu penso kkk
    • Responder
  • Samira
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkk verdade, noiva super sincera você em kkkkkk
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah que isso! Eu nunca nem cogitei dar lembrancinha. A gente já gasta 50...70 mil numa festa e ainda tem que dar alguma coisa? As pessoas que tinham que dar lembrancinhas para os noivos pra justificar o gasto kkkkkk
    • Responder
  • Samira
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Taiana amei seu comentário eu achei que seria a única noiva que pensava assim, eu só ia dar lembrancinha pra não ser a única que não daria.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei Samira,
    Obrigada. Não demos lembrancinha não. Coloquei os bens casados na mesa e as pessoas foram se servindo. Quem quis levar, levou...quem quis comer lá na hora, comeu.
    Te confesso que eu acho desnecessário dar lembrancinha em casamento. Você já vai fazer uma festa (seja ela grande ou pequena) e as pessoas ainda tem que levar alguma coisa como lembrança? Realmente acho que não precisa, mas é minha opinião, viu? Já fui em casamentos que deram lembrancinhas, outras noivas que, como eu, acham que a festa é a melhor lembrança...
    • Responder
  • Samira
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde noivinha,



    Vou roubar sua ideia kkkkk, achei lindo cada coisa que foi feita as fotos ficou show🥰...
    Só uma pergunta, você deu algum tipo de lembrancinha ?
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva VIP Setembro 2021 Utah
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que delícia, deu água na boca!!! Ficou um capricho viu noivinha? Parabéns!!!!! 😍
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente dá pra ver o amor nos detalhes!! E pode me chamar de Dé! hahaha...

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Débora. Foi tudo feito com muito carinho e amor. Obrigada pelo carinho 😘
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tai, acho o brunch uma excelente opção de cardápio e fica lindo e leve para casamentos diurnos. Acho uma opção muito charmosa também!! Adorei ler seu relato, as fotos das comidinhas me deixaram com água na boca e foi tudo cuidadosamente pensado, parabéns!! As mesas ficaram lindas e vocês estavam lindos também!! Parabéns novamente, felicidades e obrigada por compartilhar esse momento tão lindo com a gente!! Smiley heart

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada a vc pelo carinho 😙
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah acho que é a genética!
    • Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate, Tai. Parabéns!!!
    Acho super chique e intimista o casamento tipo brunch e você trouxe dicas valiosas para quem decidir optar por esse tipo de recepção. Mulher, que pele é essa que nem precisou de maquiagem? Arrasou! 😍
    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiiii que delícia de debate... o brunch é uma opção realmente maravilhosa...
    Obrigada por dividir isso conosco!


    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amo brunch!!! Acho que é muito versátil e fácil de agradar aos convidados. Já salvei o debate para enviar para as novinhas quando eu ver alguma dúvida sobre o assunto aqui na comú.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tai,
    Adorei o debate! Amo brunch e acho um dos melhores cardápios ☺️
    Adorei as guloseimas que você serviu! 😍
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Taiane...

    adorei as dicas!!

    Adoro esse tipo de evento...

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!!

    Entendo sim Smiley laugh

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahah

    Obrigada!!! Mas tento não ser refém de maquiagem, sabe? Claro que uso, mas não torno isso essencial para sair na rua.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahhaha tentei disfarçar...acho que funcionou né 😝
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que pena Tai, mas olhando suas fotos ninguém fala isso, beijos Smiley kiss

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é verdade!

    Gente, queria! kkkk

    Você nem precisa de maquiagem então, Tai! Fica bélissima de cara limpa!

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pior que eu estava, menina! Como disse pra Keyte eu estava passando muito mal no dia do meu casamento, sem força até pra passar um rímel.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Keyte!
    Também sou fã dos casamentos diurnos. Acho que tem uma elegância implícita que deixa tudo mais charmoso.

    E sim, eu estava de cara limpa até porque no dia eu estava passando tanto mal (fui acometida por uma infecção urinária as vésperas do casamento) que nao estava disposta nem pra passar só um rimel.
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate, com certeza vai ajudar muitas noivas que pensam em fazer um brunch!!

    Parabéns pelo debate, e me recuso a acreditar que você estava de cara lavada kkk

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tai, eu amo brunch e coquetel, sou defensora total desses dois tipos de buffet e isso tudo se deve ao fato de amar casamentos diurnos e as comidinhas deliciosas que são servidas kkkk

    Parabéns pelo debate! Ficou ótimo.

    Ps: Não acredito que você estava de cara lavada, parecia maquiagem bem natural. Ficou lindo!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas